Bom dia , tenho uma preocupaçao enorme com meus filhos , qualquer atraso na chegada do colégio , ou

30 respostas
Bom dia , tenho uma preocupaçao enorme com meus filhos , qualquer atraso na chegada do colégio , ou se pedirem pra ir a uma festa , ja fico muito preocupado , ja vem varios pensamentos ruins , isto afeta até meu dia dia , no trabalho etc..
A escola é o principal ambiente de socialização das crianças/filhos, lá elas aprendem além dos conteúdos a conviver com outras crianças, com figuras de autoridade (professores, coordenadores, diretores, auxiliares, etc), desenvolver empatia, compartilhar jogos e atividades, etc. A socialização é importante para desenvolver vários recursos cognitivos. Os cuidados com os filhos são importantes mas pela sua fala "afeta até meu dia" está em excesso, causando um sofrimento psíquico. Veja a possibilidade de iniciar uma terapia e cuidar da forma como lida com essa questão e outras que possam gerar ansiedade. Cuide-se, um abraço.

Olá! Provavelmente você está num quadro de ansiedade, o que é muito comum entre pais/cuidadores por conta da responsabilidade, afeto e preocupação que o cuidado envolve. Em contrapartida, é importante que crianças e adolescentes tenham espaço para desenvolver sua autonomia aos poucos, encontrando segurança em si mesmos para a realização de atividades cotidianas. Se você está ansioso(a), pode acabar sofrendo e não conseguindo proporcionar este espaço e esta confiança, tão necessários. Busque ajuda de um psicólogo, procure compreender de onde vem estas inseguranças. Isso certamente vai te ajudar nesta missão tão importante que é cuidar de alguém. Abraço
Boa tarde, como a colega Isadora bem disse, o quadro parece mesmo ser de ansiedade (caracterizado aqui pela preocupação e pelos pensamentos ruins). Se você percebe que já está afetando o seu dia-a-dia, busque auxilio. A psicoterapia costuma apresentar bons resultados nessas situações. Fique bem.
Olá! Preocupar-se com os filhos é algo natural e compreensível. Afinal, estamos falando do amor dos pais com seus filhos. Mas se essa é uma situação que tem lhe causado sofrimento, a ponto de afetar o seu dia a dia e provocar prejuízos no trabalho, considero importante discutir esses aspectos na psicoterapia. A preocupação excessiva pode ser um sintoma de ansiedade. É algo que precisa ser investigado. Caso se sinta à vontade, busque um psicólogo para facilitar o entendimento dessas questões e aprender a lidar com suas emoções de uma maneira mais equilibrada. Cuide-se bem!
Olá, parece que sua preocupação com seus filhos, os pensamentos ruins e esse impacto na sua rotina diária são pontos importantes para você se escutar. Essas sensações desagradáveis e difíceis para você apontam para um sofrimento psíquico, relacionado ao seu modo particular de se organizar na vida e em suas relações. Importante então refletir sobre o que está na base dessas dificuldades, assim isso que está "desarranjado" no momento pode ser trabalhado e sua angústia amenizada.
Olá! Cuidar de crianças ou jovens de maneira adequada requer muitos cuidados e é natural que os responsáveis sintam-se sobrecarregados e estressados diante de várias situações. Fica muito claro que estes assuntos que estão te causando perturbação, podem ser trabalhados na psicoterapia. Faça este investimento em você para que consiga desenvolver habilidades para lidar com as questões dos seus filhos e outras que podem aparecer. Abs
Olá !Ter preocupação com os filhos é normal, mas quando se torna excessiva , traz sofrimento e isso precisa ser cuidado . Sem conhecer a sua história, fica difícil identificar o que está trazendo esses sentimentos, que controlam sua vida. Procure uma ajuda, vai poder dividir com alguém e entender qual é a função desses pensamentos e sentimentos na sua vida. Abraço
Olá! As preocupações fazem parte do nosso dia a dia, mas, como há um relato de sofrimento em relação a isso, é necessária uma consulta psicoterapêutica para avaliar essa situação. Em um processo psicoterapêutico, é possível identificar os gatilhos da ansiedade e entender a função deles no seu contexto. Além disso, com procedimentos adequados dentro do setting terapêutico, é possível ter uma vida mais valorosa e significativa. Cuide-se bem!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Boa tarde! Compreendo a sua preocupação com os filhos. Mas você precisa entender se é normal ou está muito acima do normal. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Procure ajuda de um profissional da Psicologia.
Olá! As preocupações fazem parte da rotina, ainda mais quando se trata dos filhos que se encontram em processo de desenvolvimento. O problema existe quando o nível de preocupação e ansiedade está muito elevado e trazendo prejuízos na sua rotina ou no dia a dia dos seus filhos. Oriento que busque ajuda psicológica para lhe ajudar a entender melhor os seus pensamentos e comportamentos, bem como a encontrar formas saudáveis para lidar com as situações. Diante da ansiedade, a Terapia Cognitiva e Comportamental pode trazer bons resultados, porém é importante que você se identifique com o/a profissional e se sinta a vontade para falar sobre as dificuldades que vem vivenciando.
Tendemos a acreditar que nossas preocupações são normais, porém, se vem com muita intensidade e com muita frequência, pode ser um sintoma de ansiedade. Na dúvida, que tal procurar um profissional de Saúde Mental para te ajudar neste processo? Entenda que quanto mais precocemente você fizer isso, menos transtornos esses seus medos poderão te causar. Avalie essa possiblidade.
Boa noite, vivemos numa sociedade onde existem vários atos de violência, principalmente com os menores. Ter um certo nível de atenção é natural, porém se o nível os pensamentos negativos estão muito elevados é importante avaliar: Esses pensamentos só começaram agora? Ou eles existem desde que seus filhos eram pequenos? Os pensamentos de preocupação são direcionados somente aos seus filhos ou a outras pessoas e situações também? É importante analisar sobre vários pontos de vista para entender melhor a situações e assim os pensamentos e emoções estarem em conformidade.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Um dos sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é a preocupação excessiva. Essa preocupação é difícil de controlar e e é acompanhada de ansiedade. Outros sintomas presentes no TAG são: inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele; fatigabilidade; dificuldade de concentrar ou sensações de "branco na mente; irritabilidade; tensão muscular; perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).
Como você apresenta sintomas que causam incômodo, recomendo que procure o auxílio de um psicólogo e avalie com este profissional se seria indicado o tratamento medicamentoso feito com um psiquiatra.
Olá! É muito comum que pacientes ansiosos tenham pensamentos catastróficos, exagerados ou errôneos. Importante dizer que a procura por um psicólogo é essencial pra entender mais afundo do assunto, mas se nesse tópico posso auxiliar de alguma forma, posso te dizer que pensamentos não são fatos, é possível filtrar! Busque sempre o pensamento concreto e um profissional da saúde mental pra se aprofundar nesse assunto.
Essas informações não são suficientes para designar qualquer diagnóstico, uma vez que diversos quadros psicológicos, sejam de ansiedade ou não, podem implicar nessa preocupação que você menciona.
Busque pela ajuda de um profissional qualificado para te auxiliar nessa jornada. Ninguém deveria precisar passar por tanto sofrimento sozinho e a psicoterapia realmente é um excelente recurso.
Sua preocupação é válida nos dias atuais, mas é necessário avaliar a questão do seu sofrimento. É preciso trabalhar algumas questões que estão ligadas a ansiedade e a maternidade/paternidade por exemplo. Você pode se sentir apreensiva(o) em determinados momentos, mas sem deixar com que isso afete de forma dolorosa seu dia-a-dia. Há vários recursos para que isso aconteça. A ajuda psicológica pode ajudar muito seu processo. Deixo de presente uma frase: Apaixone-se pelo caminho.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Boa tarde! como alguns colegas colocaram, a preocupação com relação a algumas pessoas especialmente com as quais possuímos vinculo é compreensível, entretanto quando essas situações geram sofrimento as pessoas é importante realizar uma avaliação da situação. É importante realizar a avaliação e atendimento com um profissional qualificado que poderá lhe auxiliar, visando a superação do sofrimento. Espero ter lhe auxiliado.
Olá, espero que esteja indo bem!
O ambiente escolar de fato é importante para a independência e criação de uma identidade para o adolescente, que nessa fase está tentando descobrir quem é, quais são seus gostos e que tipo de grupos sociais se sente mais confortável em estar, porém, me parece interessante os afetos que você traz dos pensamentos ruins, a preocupação. O ambiente de terapia é justamente o tempo para trabalharmos de maneira simbólica e efetiva essas preocupações, as imagens, sonhos que vem a partir daí, entender o que todas essas preocupações podem querer falar para nós, por vezes, o que devemos nos preocupar mais com nós mesmos também? Fico disponível para uma sessão, caso queira.
Olá, ter preocupações com seus filhos é normal, porem a partir do momento que essas preocupações estão afetando o seu dia-a-dia e te causando sintomas maiores como a ansiedade. Aconselho que busque ajuda psicológica, para lidar melhor com essa insegurança e esses sentimentos e pensamentos ruins. Qualquer duvida estou a disposição.
Os filhos são muito importantes e grande fonte de preocupação. Pense bem: quantas vezes esses pensamentos se concretizaram? Concorda que é mais coisa da sua cabeça do que da realidade em si? Volte sua atenção para o que você precisa fazer em cada momento.
Olá,
você pode estar com a ansiedade exarcerbada e isso pode trazer pensamentos catastróficos, juntamente com a tendência que costuma-se se ter de tentar estar no controle de questões externas que fogem do nosso alcance.
Recomendo terapia para trabalhar suas crenças e fantasias que podem estar potencializando seus sintomas.
Espero ter ajudado!
O fato de se preocupar com seus filhos é compreensivo. As preocupações fazem parte do cotidiano. Porém, quando se torna excessivo, traz sofrimento e prejuízos na sua rotina e na relação com seus filhos. É importante entender melhor qual o seu contexto, como se vê nessa função da maternidade e também como tem sido para você acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos. Explorar essas questões com um psicólogo pode elucidar melhor o que está acontecendo e te ajudar a encontrar formas de exercer o cuidado dos filhos que sejam mais saudáveis e menos propensas a causar sofrimento.
Olá. Como alguns profissionais acima mencionaram a preocupação com os filhos realmente é algo normal e esperado, porém, a partir do momento que entende que isso está lhe causando sofrimento e interferindo na sua rotina é necessário buscar ajuda para entender o que é normal e patológico, aprender estratégias para enfrentar essas situações e ter qualidade de vida.
Olá! A preocupação com os filhos é algo natural de acontecer. No entanto se você percebe que esses pensamentos estão afetando o seu dia a dia e gerando um grande sofrimento, seria interessante você buscar pelo auxilio de um profissional. Fico a disposição caso precise de alguma coisa!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia individual - R$ 100
Ola, sim, preocupar-se com os filhos no mundo atual tem sido um fator de constante desequilibrio psiquico para pais, maes e familiares. E importante notar o quanto isso tem afetado e impossibilitado seu dia-a-dia em uma escala de 0 a 10. Se estiver como 10, seria interessante procurar um (a) psicologo (a) para compreender melhor outros fatores que possam estar relacionados. Boa sorte, Dra Monica
Se está afetando e trazendo prejuízos ou sofrimento, é importante dar atenção e lidar com a preocupação enorme. Psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e encontrar ferramentas para lidar. Abraço
Boa tarde minha querida! Recomendo que faça psicoterapia para trabalhar o Autoconhecimento e entender o porque dessa preocupação em demasia. Qualquer duvida estou a disposição!
É compreensível que a preocupação com seus filhos seja uma parte importante da sua maternidade/paternidade. No entanto, quando essa preocupação começa a afetar negativamente o seu dia a dia e gerar pensamentos ruins, pode ser útil abordá-la de maneira saudável, e isso é possível no processo terapêutico. Lembrando que a preocupação com os filhos é natural, mas quando se torna excessiva e prejudicial, é importante procurar maneiras saudáveis de lidar com ela. O apoio de um profissional de saúde mental pode ser valioso para ajudá-lo a encontrar um equilíbrio saudável entre o cuidado e a preocupação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Tudo bem? Entendo que essa preocupação com seus filhos está causando um impacto significativo em sua vida cotidiana e até mesmo no trabalho. É natural que os pais se preocupem com o bem-estar de seus filhos, mas quando essa preocupação se torna excessiva e, como você colocou, que interfere nas atividades diárias, pode ser útil explorar maneiras de lidar com esses pensamentos e emoções.
Durante as sessões de psicoterapia é possível entender melhor as origens dessa preocupação intensa e explorar estratégias para lidar de maneira mais saudável. Isso pode envolver aprender a reconhecer e desafiar as "distorções cognitivas" de pensamentos negativos e catastróficos, desenvolver habilidades de autocontrole e relaxamento, e encontrar maneiras de ficar bem.
Além da indicação para a psicoterapia, não deixe de avaliar com um médico se algo físico pode estar interferindo e gerando ainda mais ansiedade, como questões hormonais ou algum efeito medicamentoso que possa potencializar uma possível ansiedade e preocupação, por exemplo.
Havendo interesse em aprofundar mais e encontrar maneiras de aliviar essa preocupação excessiva, ficarei feliz em lhe ajudar através da psicoterapia. Sou psicóloga há mais de 25 anos, e estou aqui para oferecer apoio e orientação. Entre em contato comigo para agendar uma consulta. Aguardo por você! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, psicóloga Adriana de Araújo.
Bom dia! Sua preocupação com seus filhos é compreensível, mas quando esses pensamentos afetam seu dia a dia, pode ser um sinal de ansiedade. É importante buscar maneiras de gerenciar essa ansiedade, como técnicas de relaxamento ou mindfulness. Conversar com um profissional de saúde mental também pode ajudar a encontrar estratégias específicas para lidar com esses sentimentos e melhorar sua qualidade de vida.
Espero te ajudado!!