Bom dia, Tenho tendinite no tendão de Aquiles, andar de bicicleta pode dar uma melhorada fortalecend

16 respostas
Bom dia, Tenho tendinite no tendão de Aquiles, andar de bicicleta pode dar uma melhorada fortalecendo a panturrilha ?
A tendinite se Aquiles é uma inflamação do tendão e Aquiles que mantém a funcionalidade do músculo gastrocnemio. O ato de andar de bicicleta dependendo da distancia pode até agravar seu quadro. O ideal é ser avaliado e tratado por fisioterapia que irá prescrever atividades específicas e personalizadas para sua melhora.

Olá! Tudo bem? A tendinite de Aquiles melhora e deve ser tratada com exercícios. A grande questão é saber qual o grau e estágio da sua lesão. Andar de bicicleta, com certeza irá fortalecer a panturrilha e estimular o tendão, porém se você ultrapassar da capacidade que o tendão pode suportar, a dor e incapacidade podem aumentar.
Concordo com a colega Dra Viviane que o melhor é ser avaliado de forma individualizada para receber o cuidado mais específico para seu caso.
Espero ter conseguido esclarecer sua dúvida.
Bom dia.
Sugiro que passe por uma avaliação com fisioterapeuta onde o profissional irá te orientar melhor já que essa inflamação pode aumentar sem prescrição de exercícios adequados. Com relação a bicicleta é liberado respeitando a intensidade para não sobrecarregar o tendão.
Fortalecer ou alongar determinado seguimento não traduz em tratamento para tendinite do calcâneo. O importante é descobrir quais os pontos de compressão que possam estar causando essa tendinite, quais são as disfunções que podem estar presentes e aí tratar. Procure um fisioterapeuta.
Bom dia! É importante primeiramente saber o tempo e a causa do que gerou essa lesão para poder lhe informar se o exercício da bicicleta irá melhorar. Sem dúvida andar bicicleta ajuda a fortalecer a panturrilha, porém não podemos descartar a importância de uma avaliação com um fisioterapeuta.

Olá
Tendinete é um processo inflamatório no tendão.
Se você tem dor é necessário primeiro melhorar o quadro de dor.
Com fisioterapia e se necessário acompanhamento medicamentoso. Dependendo do quadro.
O primeiro objetivo é relaxar a musculatura que deve estar com alteração do tônus em resposta à lesão.
Depois gradativamente reestruturar o sinergismo e movimento do tornozelo e joelhos.
Então começar um trabalho de fortalecimento de panturrilha e quadriceps.
Mas se vc está com vontade de andar de bicicleta e não tem dor. Até pode mas, saiba que não tem objetivo de melhorar e pode até aparecer dor em outros locais.
Digo isso pois tudo que é proibido parece que é bom.
Mas bom mesmo e conhecer os limites que o corpo impoe e entender a dor como uma solicitação de autocuidado.
Se precisar de mais orientações pode entrar em contato terei prazer em orienta lá. Mas neste tempo de pandemia #fiqueemcasa.
Pacientes com tendinite retomam às atividades físicas conforme orientação do fisioterapeuta. Você deve procurar tratamento, existe a possibilidade do agravamento da lesão.
Lembro também a possibilidade do atendimento à distância. O distanciamento social é de extrema importância atualmente. Coloco-me à disposição.
A tendinite do Aquiles é uma inflamação! E necessário entender quais desequilíbrios musculares ou mecanismo biomecânicos (alterações diversas no equilíbrio das estruturas articulares) que estão provocando sobrecarga no tendão! Lembrando que a normalidade das estruturas e não ter inflamação! Um Fisioterapeuta através de avaliação pode identificar o que está levando seu corpo a sobrecarregar este tendão! Entendendo que o tratamento não depende só de alongar e fortalecer, depende reestruturar as fibras já alteradas do tendão com recursos físicos (laser, ultra-som por exemplo), equilibrar o eixo do quadril ao tornozelo com exercícios que variam de caso a caso, por isso a avaliação consegue direcionar quais exercícios! Exames de imagem ajudam a entender a extensão da lesão! Ideal procurar um ortopedista fazer exame para confirmar a tendinite, se já tiver exames procurar fisioterapeuta para tratamento! Quanto a andar de bicicleta, realizar percurso, intensidade e tempo tolerável sem dor, lembrando que não será tratamento!! Estou a disposição!
Andar de bicicleta poderia aumentar o seu desconforto, pois estimularia o tendão que já esta sensibilizado e ainda seria agravada caso tivesse restrição na articulação do tornozelo, o que levaria a uma sobrecarga, ainda, maior no tendao!

Exercícios podem ser o caminho, mas o ato de andar de bicicleta tvz nao seja o mais indicado no momento!
Olá! Depende da fase em que se encontra sua tendinite! Respeite o seu limite doloroso!
Olá, se você está em um quadro de dor aguda por exemplo, não seria indicado. Porém se está controlada a sua dor você poderia andar sem exageros. Seria interessante usar o gelo no local em média 15 minutos para ajudar no controle da inflamação. Nesse meio tempo você procuraria um fisioterapeuta para tratar-lhe da melhor maneira possível, visto que o tratamento lhe ajudaria a ter uma vida sem dor novamente.
Bom dia!
Apesar de que o ato de pedalar é muito benéfico para a saúde, neste momento poderia agravar o quadro dependendo do grau da inflamação.
O ideal seria uma consulta presencial com um fisioterapeuta especialista em Ortopedia e Terapia Manual, iniciar um tratamento para alívio dos sintomas álgicos e avaliar quais disfunções estão causando esta tendinopatia, e então praticar a ativididade física recomendada por ele.
Espero ter ajudado.
Depende do grau de lesão que esteja essa tendinite, para evitar agravamento da mesma, aconselho você a procurar um Fisioterapeuta primeiro para lhe avaliar e lhe orientar quanto a prática de exercícios físicos.
Boa tarde! Primeiro voce tem que passar por uma avaliação Baropodológica, (saber se precisa de uma palmilha para corrigir deformidade angular), tratar o problema, o alongamento e fortalecimento da musculatura que envolve a articulação, fazem parte do processo de recuperação funcional...primeiro a gente Observa, Identifica, depois trata.
Atualmente acredita-se que o termo correto seja TENDINOPATIA e não tendinite, isso ocorre devido a estar mais que comprovado que não se trata da um processo inflamatório e sim envolvendo características degenerativas.
O ideal seria procurar um fisioterapeuta para verificar a causa do seu problema e não tratarmos somente a sua sintomatologia que provavelmente seja DOR.
Porem, se andar de bicicleta não gerar nenhum desconforto, nada te impede de realizar tal tarefa, essas tendinopatias geralmente são beneficiadas com utilização de carga para auxiliar na recuperação.
Acredito que movimento sempre é bom, se não aumentar a dor siga firme. Só não acho que deva ser usado como a única forma de tratamento, procure um fisioterapeuta qualificado.