Bom dia, tenho ovários micropolicisticos, posso tomar Metformina e o Clomid? Sim eu sei que tenho que

3 respostas
Bom dia, tenho ovários micropolicisticos, posso tomar Metformina e o Clomid? Sim eu sei que tenho que passar pelo G.O, por isso quero saber.. no período menstrual pode continuar tomando ou para?
Obrigada
Olá. A síndrome do ovário policístico é uma síndrome endocrino-metabólica de caráter genético e hereditário que não tem cura mas tem controle. Para o diagnóstico é necessário 2 dos 4 critérios: 1)irregularidade menstrual, 2)cistos nos ovários, 3)acne, oleosidade na pele, excesso de pêlos, 4)aumentos dos hormonios androgênicos. O tratamento passa por mudança dos estilo de vida, atividades físicas, controle e perda de peso, dieta pobre em gordura.
As mulheres com essa síndrome podem ter dificuldade para engravidar. Isso acontece porque a mulher não ovula. Não ovulando não engravida.
O principal sinal que você não ovula e a menstruação irregular com intervalos entre os ciclos maior que 36 dias.
Nas mulheres com SOP, a indução de ovulação poderá ser necessária. Uma das medicações que pode ser usada é o clomifeno. A associação com a metformina demonstrou benefício escasso.
Qual o seu peso? IMC > 35? A indução não poderá ser realizada.
Outras medicações podem ser usadas para indução.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Padrão micropolicísticos dos ovários na Ultrassonografia e Síndrome dos Ovários Policísticos são dois conceitos separados e um não significa a presença ou ausência do outro. O uso de metformina e do Clomid é individualizado de acordo com cada caso considerando: presença ou não de resistência insulínica, história de infertilidade, presença de anovulação, entre diversos outros fatores. Toda a orientação de como e quando tomar, assim como dose deve ser feita em consulta médica.
Existem outras formas de tratamento para pacientes com Síndrome dos ovários policísticos com desejo de engravidar, Talvez alguma destas seja mais adequada para o teu caso. Alguns exemplos: medicações alternativas para a resistência insulínica, como o mio-inositol, ou para a estimulação ovariana em sí, como o Letrosol ( diferença para o clomifeno é que este não reduz o endométrio , e talvez por isso tenha melhores resultados em algumas pacientes) ou mesmo procedimento cirúrgico para "esvaziar os cistos" - o Drilling ovariano). Não se auto-medique . Procure um ginecologista especializado em fertilidade.

Especialistas

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 596 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.