Bom dia! Tenho dermatite e me deu uma crise inicial na boca em fevereiro desse ano, fui em uma derma

2 respostas
Bom dia! Tenho dermatite e me deu uma crise inicial na boca em fevereiro desse ano, fui em uma dermatologista, ela me recomendou a pomada aquaphor de começo, mas só ela não estava ajudando, depois ela me passou a cicalfate, mas estou até hoje lutando com essa vermelhidão, coceira e ardência, as pomadas não estão resolvendo, e nessas ultimas noites, comecei a acordar de tanta coceira e dor, parece que começou a pegar meus nervos ao redor da boca também. Queria saber o que eu faço para melhorar, já estou a quase 8 meses e essas pomadas não resolveram nada
Você provavelmente tem Dermatite Perioral, sendo assim, essas pomadas oleosas só vão piorar o quadro. Peça uma segunda opinião a respeito, pois o tratamento é completamente diferente do que te passaram

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A situação que você descreve sugere uma dermatite perioral persistente ou uma dermatite de contato, que pode estar sendo agravada por fatores externos, como produtos cosméticos, dentifrícios, ou até pelo clima. Considerando que os tratamentos tópicos com Aquaphor e Cicalfate não trouxeram alívio e que a dor e coceira estão se intensificando, sugiro:

1. Avaliação com dermatoscopia ou biópsia: Para confirmar se há outra condição coexistente, como uma infecção fúngica ou bacteriana que poderia estar complicando o quadro.


2. Interromper produtos irritantes: Suspenda temporariamente todos os produtos cosméticos e dentifrícios com agentes irritantes (flúor, lauril sulfato de sódio), que podem estar exacerbando a dermatite.


3. Corticoides tópicos ou inibidores de calcineurina: Dependendo do tipo de dermatite, pode ser necessário o uso de uma medicação tópica mais potente como um corticoide de baixa potência ou inibidores de calcineurina, como tacrolimo ou pimecrolimo, para reduzir a inflamação.


4. Antibióticos orais ou tópicos: Se houver suspeita de dermatite perioral, o uso de antibióticos como doxiciclina ou metronidazol pode ajudar a controlar a inflamação.


5. Exame de alergias: Caso ainda não tenha sido feito, pode ser importante realizar testes de contato para identificar possíveis alérgenos.



Se os sintomas continuarem se agravando, uma consulta com seu dermatologista para reavaliar o tratamento seria essencial, principalmente pela possibilidade de uma condição subjacente ou de complicações.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta dermatologia - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.