Bom dia. Tenho 30 anos e estou com 45 graus de desvio. Segundo o diagnóstico do médico, temos que fazer

7 respostas
Bom dia. Tenho 30 anos e estou com 45 graus de desvio. Segundo o diagnóstico do médico, temos que fazer a cirurgia... Mas estou insegura, preciso mesmo? Quais são os riscos?
Outra coisa: Nesse contexto, me enquadro na isenção de impostos para compra de carro?
Desde já agradeço.
Se você não tem sintomatologia acho perigoso partir diretamente para a cirurgia. Já vi caso de paciente que fez a artrodese (fixação da coluna) e não muito tempo depois evoluiu com impactação de quadril, já que a tensão muscular corrigida "na marra" vai migrar para outro local ( princípio das cadeias musculares). Tente algo paliativo como RPG, pilates, alongamentos. Agora se apresenta formigamento, adormecimento das pernas ou dor excessiva é importante conversar com seu médico sobre o custo-benefício da cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia,

Pela sua idade você provavelmente apresenta uma escoliose idiopática tardia, aquela que apareceu no estirão do crescimento e por algum motivo não foi tratada. Curvas dessa magnitude em geral precisam de tratamento cirúrgico pelo alto risco de progressão. Entretanto, esse não é um indicador absoluto de cirurgia como seriam dor intratável ou compressão neural. Optar por não realizar cirurgia exige um seguimento de perto com exames de controle e tratamentos conservadores, estando ciente que em caso de progressão da curva será necessária uma cirurgia ainda maior com osteotomias e extensão longa da artrodese.
A indicação para tratamento cirúrgico de escoliose do adulto não é apenas a angulação da curva e sim à sintomatologia, uma vez que trata-se de curva já rígida e estruturada. A principal indicação para a correção da deformidade é a claudicação neurogênica se houver comprometimento da função medular e/ou radicular. Tal sintoma geralmente cursa com dor intensa e perda de força nos membros inferiores ou perna/coxa ou ambos unilateral dependendo do tipo de escoliose. Portanto com as informações que me descreveu não tenho como afirmar que seu caso é cirurgia, mas espero ter ajudado.
O interessante seria esgotar as possibilidades menos invasivas antes de procurar alguma cirurgia. Tipo Osteoptia, RPG, fisioterapia, levando em consideração a questão da sintomatologia mesmo... estamos a disposição para qualquer esclarecimento.
Curvas torácicas já têm indicação formal a partir de 40 graus, porém existem parâmetros que determinam ou não a necessidade. Por exemplo, pacientes imaturos e com grande potencial de crescimento (adolescentes e pré adolescentes). No seu caso, com 30 anos e já maduro, a opção cirúrgica em curvas de 40 a 50 é individualizada de acordo com seu quadro clínico (dor ou degeneração), o tratamento conservador tem bons resultados em relação dor. As curvas lombares são menos tolerantes as deformidades acima de 35 graus, normalmente evoluem com degeneração e quadro doloroso, a gravidade da curva determina a indicação cirúrgica. Caso a sua curva seja lombar imagino que com seus 45 graus já apresente um quadro doloroso importante e um desbalanço coronal o que dificulta a função. Tenho a tendência de oferecer a correção cirúrgica.
Você tem direito a redução ou insencao de imposto na compra de veículo. Abs
Pela sua idade você provavelmente apresenta uma escoliose idiopática tardia, aquela que apareceu no estirão do crescimento e por algum motivo não foi tratada.

Especialistas

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

Aurélio Santos

Aurélio Santos

Fisioterapeuta

Juazeiro Do Norte

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 608 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.