Bom dia, Tem alguma lista de alimentos para pacientes com controle INR possa comer com segurança?

4 respostas
Bom dia, Tem alguma lista de alimentos para pacientes com controle INR possa comer com segurança?
Olá, o nutricionista pode prescrever sim uma lista de alimentos para controle do INR. Entretanto ele o faz com expresso pedido médico. Existem médicos que pedem a redução da vitamina K da dieta para controle de coagulação. Mas existe outro colegiado que valorizam também a produção colônica. Dessa forma, demonstram que a vitamina K, presente nos alimentos e que "poderia" alterar o processo de coagulação não tem grande expressão quando consumidos moderadamente dentre de um padrão alimentar considerado normal.

Olá, excelente pergunta!

Ajuste de doses e monitorização na anticoagulação é fundamental.
Se o paciente consome algum medicamento como por exemplo a do princípio ativo Warfarina Sódica. Existem regras especiais sobre a sua dieta. Necessitam observar a quantidade de verduras e outros legumes que comem e tentar comer aproximadamente a mesma quantidade todos os dias. Estes alimentos contêm vitamina K, que afeta a dose de varfarina.

Deve-se ter cuidado com a interação medicamento- nutriente.
Alimentos que podem ser consumidos:
Abóbora, aipo, alho, batata inglesa, batata doce, cebola, cenoura, tomate (vermelhinho), feijão, aipim. Frutas Carnes: de gado, aves e peixes, óleo de milho, óleo de arroz, óleo de girassol, queijo, iogurte, requeijão, ricota, e etc...
Porém para uma excelente adequação, uma vida leve e muito equilibrada...
Indica-se o acompanhamento permanente com seu médico e sobre tudo com nutricionista.
Sim!! Com toda certeza.
Uma lista adequada e individualizada. Tudo dentro do seu perfil e rotina. Alimentos como soja e fontes de vitamina K. Uma regra básica para decorar é a seguinte: tudo o que é verde, tem vitamina K. Portanto: brócolis, couve, alface, almeirão, rúcula, espinafre, repolho, agrião, couve flor, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão e outras hortaliças verdes são ricas nessa vitamina. Além disso, o chá verde, o chá preto (mate), o pepino com casca, o pimentão, a azeitona, os óleos como o de soja e canola, azeite de oliva, gema do ovo, castanhas e nozes, pistache, ervilha, lentilha, grão de bico, algas marinhas (como aquela que tem em volta do sushi) e o fígado do boi do porco e de aves, contém grande quantidade de vitamina K.
Me procure para maiores orientações, receitas e adequações da sua dieta.
Olá.
Devemos nos atentar ao uso de anticoagulantes e ajustes na alimentação.
Neste caso deve preferir alimentos que auxiliam na circulação sanguínea e evitam coágulos como: peixes ricos em omega 3, alho, gengibre, frutas cítricas ricas em vit C. Beba bastante liquído, principalmente água ou água saborizada (hidrata e nutre).
Não elimine do seu dia-a-dia alimentos ricos em vitamina K, porém, é preciso o controle na alimentação.
A vitamina K é um nutriente que desempenha um papel importante na coagulação do sangue, e seu consumo pode interferir com a ação da varfarina, resultando em alterações nos níveis de INR. Portanto, se você está tomando anticoagulantes, é importante manter o consumo de vitamina K bem controlado e ajustado pelo nutricionista.
Os vegetais verde-escuros (principalmente as folhas) são as fontes mais ricas de vitamina K.
Evite bebida alcóolicas e alimentos ultraprocessados.

Abraço.