Bom dia. Sempre que as situações parecem fugir do meu controle, eu me sinto bastante inútil e com

9 respostas
Bom dia. Sempre que as situações parecem fugir do meu controle, eu me sinto bastante inútil e com tendencia ao choro e isolamento, além de perder o prazer em atividades cotidianas. Será que isso seria uma tendência para depressão?
Bom dia
Os sintomas que você citou podem indicar que você está com depressão mas é extremamente importante que va ao médico para ter certeza do diagnóstico e principalmente iniciar o tratamento necessário o quanto antes.
Um grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses são sintomas já presentes no quadro da depressão. A tristeza, falta de prazer e isolamento são características comuns da depressão.
Aproveite essa sua observação para começar a se tratar, procure um psicólogo e inicie a terapia, assim poderá compreender melhor o seu caso, como são suas reações e porque ocorrem. Com o psicólogo vocês poderão avaliar melhor a necessidade de intervenção também com medicação.
Com todo mundo acontece de as vezes ter a sensação que as coisas fugiram do controle. Ótimo! Você está sendo testada! Melhore sua auto estima ajudando pessoas que necessitam sem querer nada em troca. Esqueça a depressão. Isso faz parte da hipnose coletiva que você jamais deve embarcar.
Olá! O que você descreve podem sim, estar relacionado com um quadro depressivo. Porém não se pode fazer um diagnóstico baseado em alguns sintomas. É necessário que procure um médico psiquiatra e este fará sua anamnese, avaliação dos seus sintomas e tomara a conduta necessária, iniciando o uso de medicação ou acompanhamento psicológico. Um abraço e boa sorte!
Sim, são sinais de depressão, acredito que você precisa procurar um psicólogo para poder fazer uma melhor analise do teu caso, as vezes pode ser um momento difícil que está atravessando ou talvez a depressão se manifestando.
Olá. A palavra depressão costuma ser usada em demasia nos dias atuais. Mais do que rotular seus sintomas penso que é mais proveitoso tentar compreender o que eles dizem sobre você. Quais situações fogem a seu controle? E além disso: por que você acredita que deve estar no controle de tudo? O choro pode simplesmente indicar uma resposta perante a sensação de não conseguir achar uma saída, uma entrega à "fatalidade" de não se ter o que fazer. Alguns acontecimentos estão além de nossa alçada: uma pessoa querida pode falecer subitamente, nesse período de crise é possível ter de lidar com o desemprego, etc. Nenhuma dessas situações está sob o nosso controle e cabe a nós desenvolvermos uma condição interna que nos possibilite encontrar novas saídas, olhar o acontecido por diversas perspectivas. Pode ser que você esteja "viciada" num único ponto de vista. A psicanálise pode te ajudar a desenvolver um novo posicionamento subjetivo perante si mesmo(a) e perante a vida.
Bom dia! Para além dos diagnósticos e enquadramento em transtornos classificados, os sentimentos nos lembram da nossa condição humana: Nem sempre damos conta de tudo e nem sempre temos o controle de tudo em nossas mãos.
Quando isso não acontece, nos sentimos incompetentes pois, culturalmente, as exigências para estarmos sempre bem, felizes, e realizados nos sobrecarrega emocionalmente.
Não se sinta culpado(a) por se sentir assim, e acredite, as frustrações podem nos fortalecer quando são sentidas e quando conseguimos dar um significado novo a elas. Procure um profissional que possa te ajudar a lidar com esses sentimentos.
Atenciosamente.
nem tudo na vida sai de acordo com os planos! temos a tendencia de nos entregar ao desespero com os resultados, porem é preciso aceitar que coisas ruins acontecem! mas que podemos concerta-las e recomeçar tudo de novo. vá ao seu medico e busque apoio terapêutico, o quanto antes entregar-se a esses sintomas vai colocar você a cada dia em uma situação mais difícil, levantar e buscar ajuda é o seu primeiro passo para sua recuperação, nada de alto medicação, com terapia e acompanhamento médico e acreditando que vc pode ir mais além, é incrível que sé pode ir mais longe mesmo quando achamos que tudo acabou.
Se voce esta experimentando estas queixas a bastante tempo (meses) e ha diminuição da sua produtividade, alteração de sono, energia e apetite, recomendo que procure um medico inicialmente para fazer uma avaliação clinica e psicológica adequada. Este poderá identificar o que esta ocorrendo e lhe encaminhar para o melhor tratamento medico e psicoterápico que for indicado.
abracos.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.