bom dia retirei um.dos testículos por causa de um tumor e pode ser q o outro esteja afetado si for r

6 respostas
bom dia retirei um.dos testículos por causa de um tumor e pode ser q o outro esteja afetado si for retirado eu vou ter ereção normal e ejacular normalmente?
Dr. Jean Ikonomidis
Urologista
Osasco
Olá, a ereção e a ejaculação continuarão normais, porém vc terá que fazer reposição hormonal e não poderá ter filhos

À disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, Bom dia!
Caso seja você precise fazer a remoção do outro testículo, será necessário fazer a reposição de testosterona, pois 95% da produção deste hormônio é realizada pelos testículos. É recomendável que você faça armazene uma amostra do seu sêmen numa clínica especializa, o que poderá garantir uma gestação no futuro.
Abraço!
Bom dia
Caso os dois testiculos sejam retirados, você provavelmente vai necessitar realizar algum tipo de reposição hormonal de testosterona.
Com os níveis de testosterona normal, é possível que você tenha uma ereção e ejaculação normais. Só não vai haver a presença de espermatozoides na ejaculação, ou seja, não haverá a possibilidade de ter filhos.
Caso haja interesse em ter filhos, é recomendado realizar um congelamento de espermatozoides antes que outro testiculo seja retirado.
Dr. Murilo Lima
Urologista
Rio Verde
Olá!

É possível viver normalmente com apenas um testículo, desde que ele esteja bem. Caso você tenha que retirar este único testículo, ocorrerão duas principais consequências: 1. Você ficará com um déficit de hormônio (testosterona), que deverá ser tratado com reposição hormonal. 2. Você ficará infértil, pois os espermatozóides são produzidos nos testículos. Consulte um urologista, e caso seja necessário retirar este testículo avalie a possibilidade de preservação de sêmen. Ele o orientará.
Dr. Iuri Aragão
Urologista
Fortaleza
Se perder os dois testiculos você não terá mais produção do hormônio testosterona, que influencirá muito na libido e também na ereção. Deverá repor este hormônio se isso ocorrer. Mas a ereção poderá ser mantida, assim como a ejaculação.
Dr. Vinícius Pereira Perassol
Urologista
São José do Rio Preto
A orquiectomia bilateral pode levar a alterações na função ejaculatória e erétil, principalmente devido à redução dos níveis de testosterona, a extensão das alterações podem variar para cada paciente

Especialistas

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Raphael Barroso Kato

Raphael Barroso Kato

Urologista

São Paulo

Amanda Jordão

Amanda Jordão

Urologista

São Luís

Agendar uma visita
Rafaela Lima Santos

Rafaela Lima Santos

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 82 perguntas sobre Orquiectomia Unilateral Por Cancer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.