Bom dia!! Quando deito consigo dormir rápido, porém eu sonho demais, acordo várias vezes a noite e a

23 respostas
Bom dia!! Quando deito consigo dormir rápido, porém eu sonho demais, acordo várias vezes a noite e acordo cansada, o que posso fazer?
Se você consegue pegar no sono mas não consegue mantê-lo, tendo uma noite tranquila e principalmente descansando (sentindo que o sono é reparador), o problema pode estar relacionado ao ambiente onde você dorme, à um problema de ansiedade ou até mesmo à algum outro problema de saúde. Você pode começar fazendo pequenas alterações no seu quarto e observar se há alguma melhora, mas permanecendo o problema o melhor é consultar um psicólogo, ok?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É uma situação curiosa... Pode ser que exista alguma coisa atrapalhando seu sono e talvez esteja aparecendo nos seus sonhos. Seria interessante iniciar uma análise com um psicanalista para entender melhor o que está interrompendo seu sono (posto que uma das funções principais dos sonhos é preservar o sono, algo está entrando em conflito a ponto de deturpar tal função).
Um grande abraço e fico à disposição.
Certamente, terapia EMDR seria uma ótima opção para você!
Os sonhos muitas vezes estão relacionados com os nossos desejos e com aquilo que vivenciamos durante o dia. Tente analisar o que está acontecendo na sua vida e como você se sente em relação aos acontecimentos.
Se considerar necessário, consulte um psicólogo.
Um abraço!
Olá! Essas dificuldades com relação ao sono podem ser decorrentes de alguns eventos que acontecem ao longo do dia como preocupações e estressores. Também podem ser sintomas de ansiedade, por exemplo. Seria interessante avaliar essa queixa com uma psicóloga, além de outros profissionais da saúde.
Pelo que relata o que parece pertubar a qualidade do seu sono sejam seus sonhos excessivos. Seria interessante fazer consultas com um psicólogo ou psicanalista para entender de que forma tem canalizado sua energia psiquica que pode fazer com que aquilo que não foi elaborado retorne em sonhos,além de claro,as recomendações posteriores sobre higiene do sono. Dúvidas fico a disposição.
Olá!
Com o que contastes, fica difícil ser mais assertiva com as hipóteses. Por exemplo, isto pode acontecer na época do início da menopausa. Também quando estamos passando por momentos de tensão, ansiedade ou angústia. Talvez o que te ajude seja descartar questões orgânicas para então pensar em buscar investigar questões emocionais em tratamento psicanalítico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, nossos sonhos são conteúdos da nossa vida, nos mostram medos, felicidades, anseios, as vezes damos vazão a desejos que não são possíveis na realidade, somente no imaginário dos sonhos. Em fim, é durante o sonhar que organizamos alguns pensamentos e sentimentos ou nos alertamos deles. Esse trabalho de nossa psique para lidar com essas questões manifestas nos sonhos demanda energia, por isso podemos acordar cansados depois de sonhar muito. Sugiro trabalhar essas imagens e histórias tão ricas que sua mente tem sugerido que você olhe, repense e mergulhe. Uma boa profissional da psicologia pode te ajudar a trilhar esse caminho de resolver algumas questões acordada para te dar paz no sonho. Abraço
Olá querida, seria importante entender quais fatores da sua vida e momento atual podem estar interferindo no seu sono, visto que não está conseguindo ter um sono reparador. Podem haver questões físicas do seu organismo, assim como é bacana olhar para fatores estressores. Observe com atenção o que pode estar afetando. Caso queira fazer uma sessão para entender melhor, estou super a disposição. Será uma alegria poder ajudar. Conte comigo e fique bem!
Olá, sonhar é normal, é uma das produções do insconsciente que todos temos. Mais interessante do que ver se são muitos ou poucos, (a quantidade), seria interessante trabalhar e analisar esses sonhos com a ajuda de um psicanalista. Nas sessões, falando dos sonhos, analisando em conjunto se pode ver e trabalhar, com a dimensão da palavra, o conteudo, as cenas, e o sem sentido que aparecem nos sonhos. Esse trabalho favorece que os sonhos não sejam invasivos, ou não despertem tanto durante a noite. A análise pode te ajudar rumo a um novo despertar, não tanto um despertar noturno. Estou disponível em caso de qualquer consulta. Um abraço.
Talvez deva estar surgindo uma ansiedade. Não seria interessante uma ajuda psicológica pra falar a respeito?
Procure um psicólogo especialista em insonia ou transtornos do sono. Será avaliado e informado melhor forma de tratar
Bem, talvez você possa tentar reorganizar sua rotina antes de dormir.
Manter pelo menos uma hora de distancia do celular antes de se deitar, fazer alguns relaxamentos e meditações e tomar um chá acompanhado de um livro que te proporcione sensação de relaxamento, antes de ir para a cama.
Porem, acho que vale ressaltar, que se você consegue dormir, mas não dorme bem, talvez haja algo que esteja lhe deixando com angustia e pode ser importante iniciar acompanhamento com psicólogo para tentar entender e organizar um pouco mais suas emoções e pensamentos sobre os acontecimentos do seu dia a dia.
Bom dia.
Como psicólogo e psicanalista, o que posso te aconselhar é procurar um acompanhamento psicológico. Durante o tratamento, o profissional pode, junto com você, te auxiliar a compreender e interpretar os sonhos que você vem tendo. Com o que você vem sonhando? São sonhos repetitivos? São sonhos acompanhados de angústia? São imagens que evocam algum tipo de esforço ou trabalho? Seu cansaço provavelmente pode estar ligado ao material do sonho, que deve ser explorado. O sonho é uma via muito útil para a compreensão da vida de uma pessoa. O fato de estarmos dormindo e sonhando não quer dizer que nosso psiquismo deixa de funcionar; pelo contrário, ele está a pleno vapor. Por isso mesmo podemos nos cansar, mesmo quando não estamos acordados.
Olá, como vai? Muito interessante a sua colocação sobre os sonhos. Sonhos movimentos que o inconsciente faz para apresentar, em geral, qual o caminho estamos seguindo na vida, ou como anda a nossa personalidade naquele momento. Ele seria como um retrato da nossa vida psíquica naquele momento. Um teatro de como os diversos aspectos da nossa personalidade estão se comunicando. Na nossa vida cotidiana precisamos silenciar esse diálogo, para que tenhamos condição de focar nas nossas tarefas rotineiras. Porém, quando dormimos, esses conteúdos têm a chance de virem a tona, e se expressarem, sendo possível vê-los. Não são uma linguagem simples de compreendê-los, mas quando trabalhados ao longo de uma análise, possibilita o conhecimento deste outro lado da personalidade, que faz com fiquemos mais fortes psicológicamente.
Olá!! Desde quando você vem apresentando dificuldade em conciliar o sono? Alteração do sono é uma sensação comum em um contexto pandêmico, mas é preciso avaliar a tua situação. Visando a redução do impacto desse cansaço que tu relatou, você pode já implementar as dicas da higiene do sono. Assim como, ampliar os teus espaços de pausa e de cuidado, para não acumular no tempo dos sonhos. É recomendável se aproximar dos afetos que te despertam esses sonhos e logo quando tu acorda, por mais doloroso que possa ser, por isso uma ajuda qualificada pode te ajudar a ampliar a compreensão, acolher o teu momento e te ajudar a pensar ferramentas de cuidado que façam sentido pra ti. O processo é realizado no teu ritmo! Caso tenha interesse, me coloco à disposição! Grande abraço
Olá, como vai?
Seria legal, uma vez descartadas as questões físicas, que você procure um analista, esse profissional poderá lhe auxiliar no que tange a interpretação desses fenômenos desde uma perspectiva psicológica.

At.te
Os sonhos trazem, muitas vezes, conteúdos profundos do inconsciente que podem estar te angustiando e prejudicando seu sono. Seria interessante um processo de análise (psicanálise) para compreender os significados de determinadas questões que podem estar lhe causando sofrimento. Além disso, pensando do ponto de vista de algo que pode estar te deixando ansiosa, a falta de uma noite de sono pode acentuar os sintomas e te causar mais sofrimento psíquico. Seria interessante você buscar ajuda.
Você diz que dorme rapidamente assim que deita, então aparentemente mostra que a princípio você não está ansiosa com algo. Sonhar é normal a todos porém se você fica acordando durante a noite toda provocado pelos seus sonhos, aí carece de um diagnóstico para identificar o que está acontecendo. Sobre acordar cansada, não é para menos, noites e noites sem se ter um sono reparador carece de uma consulta a um psicólogo que lhe inspire confiança. Durma em paz!
Olá boa tarde!
O sono reparador é muito necessário para homeostase do corpo físico e para suas demandas diárias, disso depende seu humor e sua estabilidade emocional que afeta diretamente nas suas relações sociais, os sonhos são conteúdos das suas vivencias diárias e também desse inconsciente que está latente e de alguma forma quer expressar-se. Procure um (a) psicóloga(o) e em um espaço de fala livre possivelmente este(a) profissional irá identificar suas demandas, lembrando que sua implicação no processo é muito importante.
Muito boa sorte,
Abraço.
Pode se tratar de um tipo de "insônia de manutenção", ou seja, você acorda várias vezes durante o percurso do seu sono. Da mesma forma que você consegue adormecer facilmente você também desperta. É um sintoma que pode estar atrelado ao nível de sua ansiedade. Sendo assim, é necessário avaliar todo o contexto envolvido como hábitos diários, uso de medicamentos, sedentarismo, etc... Espero ter ajudado.
Olá, bom dia.
Os sonhos, por mais estranhos que nos parecem em um primeiro momento, sempre querem dizer algo e sempre possuem significado. Não aquelas respostas prontas de revista ou sites, mas significados que tem a ver com a sua vida, com a construção de seus desejos, medos, afetos.

É importante escutar o que estes sonhos têm a lhe dizer.
Procure um psicólogo de orientação psicanalítica, ou um psicanalista.
Qualquer dúvida estou à disposição!
Bom dia! Existem várias situações que podem, literalmente, tirar o nosso sono. Seria necessário investigar, a partir de um processo de terapia, o que tem acontecido recentemente na sua vida.
Outro ponto importante: procure colocar no papel alguns de seus sonhos, incluindo o dia que você sonhou e, leve os sonhos para conversar com a/o psicóloga(o).

Especialistas

Fernando Horta

Fernando Horta

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Vinícius Garcia Silva

Vinícius Garcia Silva

Fisioterapeuta

Campinas

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Fernando Augusto Alves Barbosa

Fernando Augusto Alves Barbosa

Neurologista

Arapongas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Transtornos Do Sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.