Bom dia. Passei muitos anos da minha infância com muitas dificuldades para socializar. Isso causou q

14 respostas
Bom dia. Passei muitos anos da minha infância com muitas dificuldades para socializar. Isso causou que eu tenha muita baixa autoestima. Já tentei ir falar com as pessoas por mim mesmo e não dá certo. Como resolver problemas para socializar?
Bom dia, o recomendado seria procurar uma ajuda psicológica, para que consiga lidar com essas demandas,e assim conseguir uma melhor qualidade de vida.

A socialização é uma forma importante de estabelecer vínculos e fazer circular afetos, contribuindo fortemente para nossa auto-percepção e auto-estima. Busque um psicólogo que possa lhe ajudar a entender as fontes desse seu problema e construir novos paradigmas de convivência no social. Assim você poderá modificar essa sua realidade que desde muito lhe traz sofrimento. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá, traumas, experiências negativas e até influencia dos pais podem corroborar na infância e na adolescência com dificuldades de socialização. Na psicoterapia você terá a oportunidade de conversar melhor sobre este e outros assuntos pertinentes a sua personalidade, emoções e pensamentos. Não se preocupe em demasia e faça este investimento em você. Bom caminho!
Socializar, se comunicar, se mostrar para outras pessoas é uma tarefa naturalmente difícil e quando permeada por traumas e frustrações antigas, podem trazer uma experiência angustiante. Também é comum a vontade de socializar e existir a auto percepção de que não se tem nada interessante para compartilhar, ou que as pessoas vão ver coisas péssimas a meu respeito e vários outros pensamentos que podem ocorrer com a intenção de se socializar. O tratamento consistem em identificar os bloqueios e funcionamento dos sintomas; ressignificar e flexibilizar ideias, manejar a ansiedade para atingir o objetivo e as possíveis novas descobertas nesse processo. Claro que é possível conseguir isso sozinho, mas uma ajuda profissional pode facilitar e muito a tua jornada.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
A dificuldade social pode estar na raiz de diversos sofrimentos, como solidão, ansiedade, sentir-se inadequado ou até mesmo sem valor. Um psicólogo de abordagem cognitivo comportamental (TCC) que trabalhe com THS (Treinamento de Habilidade Social) é o mais indicado no seu caso, que já tentou sozinho e não atingiu o resultado esperado.
Olá, entendo que seja difícil e sinto por você, com relação a isso! É muito importante ter uma rede de apoio, nesse momento. Ter contato com pessoas que possam dialogar de forma empática, na iniciação ou reconstrução da sua socialização. Acredito que fazer um acompanhamento psicológico, é uma excelente estratégia (independenteda abordagem do profissional, a abordagem ideal é aquela que você se sinta bem com um bom profissional experiente). Na psicoterapia você poderá entender seus sentimentos, pode ajudar a fortalecer a autoestima, dar estabilidade e firmeza quando às moções e também ajudando a entender o que possivelmente tenha te influenciado nessa dificuldade. Viabilizando ampliação da consciência e novo significado diante do que foi vivido por você (e não trouxe bem estar). Faz uma grande diferença estar em acompanhamento com psicólogo(a) em situações assim. Paralelo a isso, também seria sugestivo fazer psicoterapia grupal. Essa modalidade estaria te incentivando na socialização (com pessoas que provavelmente tenha maior aceitação, empatia e algumas até sitam a mesma dificuldade). Em psicoterapia grupal você terá um mediador (profissional) auxiliando no grupo. Se desejar saber mais informações, estarei à disposição! Se desejar reservar consulta para essa e outras informações, fico à disposição, também!
Olá! Construir vínculos é uma necessidade emocional básica e de sobrevivência. Quando interagimos e fazemos amizades a nossa saúde mental se fortalece. Buscar ajuda psicológica é fundamental no seu caso. A psicoterapia possibilita um entendimento do seu funcionamento e também facilita um desenvolvimento de habilidades sociais para superar as suas dificuldades. Espero que fique bem! Fico à disposição! Um abraço!
Olá! O que você considera não dar certo? Nem sempre conseguimos o que queremos numa interação social. Só o fato de você ter se arriscado, sinaliza que alguns desafios tem sido enfrentados. E esse é o caminho! Fico à disposição para tratarmos desse e de outros assuntos! Até mais!
Olá! Tudo bem? Nesses casos é importante avaliar uma série de situações, que podem ser trabalhadas em terapia, como por exemplo: quais as suas expectativas para uma interação social, o que você considera dar certo ou errado, assim como trabalhar questões como habilidades sociais e inseguranças. Imagino que seja difícil lidar com isso, mas enfrentar o problema pode te abrir várias oportunidades e experiências. Espero que fique bem. Abraços!
Olá!! Seria interessante buscar ajuda de um psicólogo. Na terapia será possível encontrar ferramentas para lidar melhor com as suas dificuldades e assim possibilitar que possa viver de maneira mais leve.
Olá!
Existem muitas técnicas para desenvolver a habilidade de socializar. Sugiro que você procure um psicólogo para lhe ajudar.
Um abraço!
Você fala de baixa autoestima e também de uma provável Ansiedade Social. A base desta última, caso se confirme, seria você se imaginar em alguma interação com pessoas e logo a seguir pensar que será julgado, mal interpretado, mal sucedido, rejeitado, algo assim. É assim que acontece com você? O problema está em acreditar nesses pensamentos distorcidos como verdadeiros, crer como reais e, assim, sofrer emocionalmente como se de fato estivessem acontecendo. Interpretar assim torna evitativos seus comportamentos. A Terapia Cognitivo-comportamental pode lhe ser útil na flexibilização dessas crenças, no fortalecimento da autoestima e no treinamento de habilidades sociais. À disposição para tratar a respeito, aqui ou nas redes sociais. Psicólogo Pascoal Zani, CRP 08/04471.
Olá! Como você mesmo apontou a sua dificuldade para socializar pode sim estar relacionado com a sua baixa autoestima, que pode te gerar ainda mais insegurança nos momentos de socialização. As habilidades sociais podem ser desenvolvidas e aprimoradas por qualquer pessoa, é uma questão de você se abrir para a possibilidade desse aprendizado por meio de uma terapia e entender melhor as raízes emocionais dessa insegurança, se permitindo também se perceber e se enxergar de uma forma mais positiva. A terapia é um ótimo caminho para você se permitir evoluir.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Bom dia! Enfrentar dificuldades na socialização e lidar com baixa autoestima pode ser desafiador, mas é possível trabalhar essas questões de maneira eficaz.

Como Melhorar a Socialização e Aumentar a Autoestima
Reconheça seus Sentimentos: A primeira etapa é aceitar e compreender seus sentimentos. A baixa autoestima e as dificuldades sociais são desafios reais, e reconhecer isso é crucial para o progresso.

Desenvolva Habilidades Sociais Gradualmente: Comece com interações sociais pequenas e menos intimidantes. Pratique conversas com pessoas que você já conhece ou em ambientes onde você se sente mais confortável.

Defina Metas Realistas: Estabeleça metas pequenas e alcançáveis para suas interações sociais. Por exemplo, fazer um novo amigo ou participar de uma atividade social pode ser um bom começo.

Trabalhe na Autoestima: Foque em seus pontos fortes e conquistas. Praticar a autocompaixão e desafiar pensamentos negativos sobre si mesmo pode ajudar a melhorar sua autoestima.

Pratique a Exposição Gradual: Gradualmente exponha-se a situações sociais mais desafiadoras à medida que você se sente mais confortável. Isso pode ajudar a aumentar sua confiança e reduzir a ansiedade social.

Considere a Terapia: A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para trabalhar a autoestima e melhorar as habilidades sociais. A terapias pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento que afetam sua socialização.

Próximos Passos
Se você achar que precisa de apoio adicional para lidar com a baixa autoestima e as dificuldades de socialização, considerar uma sessão de psicoterapia online pode ser um ótimo próximo passo. Podemos explorar juntos suas preocupações, desenvolver estratégias para melhorar sua interação social e trabalhar na construção da autoestima. Estou aqui para apoiar você nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Transtorno de ansiedade social - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!