Bom dia O meu filho é muito pequeno, tem 12 anos e 1,38. Ele está muito preocupado já que é atleta

3 respostas
Bom dia

O meu filho é muito pequeno, tem 12 anos e 1,38. Ele está muito preocupado já que é atleta de futebol. Ele fez o exame Somatotrofina Basal e o resultado atual foi 0.97. Podem dizer se está tudo dentro do normal? Será que ela precisa de tratamento? Grata
Obrigada
Ola ! O diagnóstico para Deficiência de Hormônio do Crescimento é feito através de um teste de estímulo para avaliar a secreção do hormônio (o paciente recebe uma medicação, que pode ser via oral ou endovenosa, e é coletado sangue em vários momentos para avaliar a secreção do GH). O exame basal orienta a investigação, mas não fecha o diagnóstico. Sugiro que retorne o quanto antes com o especialista que está conduzindo a investigação para determinar a necessidade de mais exames e a indicação de tratamento. Considerando que seu filho tem 12 anos, o ideal é que essas decisões sejam tomadas o quanto antes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá paciente, você começa com meu filho é muito pequeno, então temos um menino de 12anos medindo 1,38m. A estatura média aos 12 anos exatos é 147,3 com desvio padrão de 7,24cm ( de 140-154cm).
Calculamos o Z score : altura da criança - altura média p idade e sexo/ desvio padrão. Seu filho teria -1,28 que não seria considerado grave. Sugiro uma pesquisa mais completa, observar qual era o percentil de crescimento desde o nascimento, pois as crianças mantém sempre o mesmo, ver se houve queda. Calcular a altura alvo de acordo com altura dos pais, idade óssea, IGF1. Nos meninos o estirão ocorre mais tarde quando estão mais maduros sexualmente( estágio Tanner III/IV), o exame físico nos dirá se ele já entrou em puberdade. Enfim, parabéns pela iniciativa, procure o endócrino de sua confiança!
o GH basal não quer dizer muita coisa apenas orienta, o ideal é realizar um teste de estímulo, realizar exames complementares para ver se há necessidade de reposição do mesmo, além disso ver o grau de puberdade pois nessa idade ele ainda pode ser pre-pubere e não ter feito o estirão. Quanto antes procurar um endocrinologista pediatrico melhor, pois mais tempo de tratamento se houver indicação ele terá e irá melhorar a estatura final.

Especialistas

Suzana Carvalho

Suzana Carvalho

Pediatra

Anápolis

Mariana Werneck

Mariana Werneck

Endocrinologista pediátrico

São Paulo

Maria Luiza Lauar

Maria Luiza Lauar

Endocrinologista pediátrico

Conselheiro Lafaiete

Maria da Glória do Amaral Resende

Maria da Glória do Amaral Resende

Endocrinologista pediátrico

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 180 perguntas sobre Deficiência do hormônio de crescimento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.