Bom dia! Minha mulher sofre de TPH, diz que me ama, é carinhosa, sente ciumes normal, faz planos de

19 respostas
Bom dia! Minha mulher sofre de TPH, diz que me ama, é carinhosa, sente ciumes normal, faz planos de casal e etc... Porem de uma hora para outra, sem motivo aparente, ela fala que não gosta, que não sente nada, começa a me desprezar e ser fria comigo. Diz coisas absurdas, sem dó e piedade, e depois de certo período, fica toda carinhosa novamente, com lindas declarações de amor. Já nos separamos uma vez, reatamos novamente, mas agora voltou tudo de novo, do mesmo jeito... Já não tenho mais capacidade emocional em lidar com isso, eu a amo demais e sei que ela também me ama, Temos 3 filhos que acabam sofrendo juntos. Me ajuda por favor, como devo agir?
Olá, a primeira coisa importante aqui é poder compreender, apesar do transtorno já ter sido diagnosticado, se ele está sendo devidamente tratado. Sua esposa está tendo acompanhamento profissional no momento? Caso esteja, não hesite em propor um diálogo em conjunto com ela e os profissionais que a atendem. Pedir orientação direta, entender qual o prognóstico (o possível desenrolar da situação de saúde dela). É definitivamente a melhor fonte de informações e ajuda para ela.
O outro ponto é que para os familiares de pessoas que sofrem com transtorno de personalidade, a experiência pode ser muito desafiadora e trazer muito sofrimento também. Não só a pessoa sofre, mas também aqueles que cuidam e se relacionam com ela. Por isso a importância de que você também busque ajuda e orientação psicológica caso decida por permanecer nesta relação. Terapia Familia ou de Casal podem também ser uma boa oportunidade de alinhar isso entre vocês.
Não seria ético direcionar sua atitude aqui, dizendo como agir ou o que fazer, pois são pouquissimas informações que temos sobre sua situação. Mas o autocuidado pode ser o passo mais importante para que você consiga avaliar como agir com ela e reconhecer os limites de cada um na relação. Espero ter ajudado de alguma forma e desejo boa sorte no tratamento dela e na solução da questão que se apresenta.

Olá, bom dia. Imagino como deve estar sendo difícil para você esse período de oscilação. Antes de tudo, é importante que sua mulher esteja sendo acompanhada por um psicoterapeuta, pois a terapia ajuda e muito na estabilidade de pessoas histriônicas. Mas vamos falar de você: se relacionar com uma pessoa histriônica é como comprar um produto com pacote completo com adicionais - essa é uma condição dela, e entrar em um relacionamento é entender que essas oscilações são uma realidade. Elas vem junto e isso não tem como mudar. É claro que essas oscilações podem melhorar (daí entra a terapia e eventuais medicamentos), mas o funcionamento de sua esposa é e sempre será este. É da natureza dela oscilar, e por isso sua esposa lhe ama do jeito que lhe cabe. Trocar ideias com o profissional responsável pelo tratamento dela seria muito bom para que ele possa te orientar em situações de crise, e uma terapia individual a você seria essencial para que possa desabafar sobre o quanto é difícil amar alguém que tem o emocional tão instável. Falar das dificuldades e do cansaço dessa relação é mais que aceitável, e é o que irá te fortalecer a seguir junto dela, compreendendo sua condição e aceitando o tipo de amor que ela tem para lhe dar sem sofrimento.
Olá, ambos precisam de ajuda terapêutica, seria importante que pudesse propor isso para sua esposa caso ela não faça acompanhamento psicológico.
Você parece estar sofrendo bastante diante desse relato, então, que possa buscar uma ajuda psicológica para conseguir olhar para você, cuidar mais de você, sair desse lugar de sofrimento e conseguir buscar ajuda para dar conta dessas e provavelmente outras muitas questões na sua vida.
Acredito que irá ajuda-lo.

Abraço.
Olá. Acredito que seja difícil pra ambos passar por tudo isso. Em primeiro lugar, é de extrema importância que sua esposa esteja com acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. Em segundo lugar é importante que você também busque atendimento com psicoterapia para que aprenda a compreender o transtorno e cuidar das duas emoções também. O profissional vai avaliar a melhor estratégia para cuidar de vocês. Espero que fiquem bem.
Um Abraço.
Ola, concordo com tudo que ja foi dito pelos meus colegas e priorizo ainda mais a sua busca pelo auto conhecimento. Viver com uma pessoa que tem transtorno de personalidade não é nada simples, pelo contrario.. e muitas vezes voce vai se ver diante de situações onde sua mente ficará muito confusa.. e por isso eh de extrema importancia que voce esteja fazendo terapia, pois assim vc conseguirá se ajudar primeiro, e consequentemente ajudará sua parceira. O amor é o motivo que une voces e pelo amor, vcs precisam de ajuda psicológica, para se manterem unidos e felizes.
Olá, bom dia. Conviver com uma pessoa com transtorno de personalidade não é uma tarefa fácil. A princípio, seria interessante que a sua esposa fosse acompanhada por um psicoterapeuta. Além disso, uma avaliação poderia indicar o acompanhamento medicamentoso também, se for o caso. Para te ajudar nesse processo e a lidar com toda a situação é importante que você também tenha acompanhamento psicológico. Espero ter ajudado. Um abraço
Olá! Imagino o quanto esteja sendo difícil para você passar por essa situação. Naturalmente é esperado que se sua esposa tenha o diagnóstico para Transtorno de Personalidade Histriônica seja devidamente acompanhada, afinal é através de um tratamento adequado que alguns aspectos de sua personlidade serão trabalhados. Contudo, conforme o que você disse, todos na família também estão adoecidos de certa forma. Para isso, também é importante que você e seus filhos sejam cuidados, pois o trauma recorrente pelo qual está exposto deve ser compreendido e elaborado, para assim se manterem saudáveis. Um abraço!
Olá, tudo bem? Imagino como deve estar sendo difícil para todos vocês. Acho que seria importante primeiramente, entender se sua esposa está sendo acompanhada, e fazendo o tratamento corretamente, é muito comum que pacientes com TPH acreditem que não precisam de terapia, e ajuda para lidar com os sintomas, muitas vezes acabam não percebendo como isso afeta o outro, como um mecanismo de defesa mesmo, como se "desligassem", acabam não "enxergando" os seus comportamentos como patológicos.

Você já tentou comunicar isso que está sentindo a ela? Talvez seja um primeiro passo, a comunicação claro de como isso te afeta. Mas lembrando que para isso é necessário primeiro compreender o quadro dela, e ela também ter clareza disso, não basta o diagnostico, é preciso que o paciente tenha clareza de como isso afeta sua vida. Muitas vezes tanto o cônjuge quanto a pessoa que tem o transtorno não compreendem o porquê de a pessoa necessitar de tanta atenção ou se comportar de modo esdrúxulo, e isso pode facilmente afastar o casal.

Mas para isso tudo, é preciso que você de atenção para como está sentindo-se em relação a tudo isso, se precisar, fico a disposição, abraço.
Terapia familiar ? ou terapia ao seu bem estar ? emoções são difíceis de serem esclarecidas, ações são difíceis serem medidas, avaliadas.
O que você quer ?
Olá!
A terapia individual , casal e ou familiar é uma excelente forma de você poder olhar essas questões que trazem um grande sofrimentos a todos!
Olá, as informações são poucas não seria ético fechar um diagnóstico, seria interessante conversar isso com o(a) profissional que a acompanha e fazer uma investigação com outros profissionais , para ver se não tem fundo hormonal, neurológico , psicológico e psiquiátrico, seria interessante uma abordagem multidisciplinar para que assim possa tentar chegar num melhor tratamento e obter melhores resultados.
Olá, Entendo tua angustia, mas acredito que somente fazendo um tratamento com psicólogo e psiquiatra, tua mulher poderá entender as questoēs na qual ela se encontra e poder se autoconhecer para lidar melhor com esse transtorno. E vc tem que buscar ajuda de um profissional, psicólogo/a para entender como enfrentar melhor esse amor que sentes por ela. Espero ter te ajudado.
Olá!
Pessoas que apresentam algum tipo de Transtorno de personalidade precisam de acompanhamento continuo por um longo tempo, entre outras situações, a convivência social fica bastante comprometida. Se a pessoa com transtorno não aceitar o tratamento, então faça você mesmo/a, mais busque ajuda o quanto antes.
O primeiro passo você já está dando, que é buscar auxilio profissional em saúde mental. Agora você pode escolher dentre os profissionais que te responderam e agendar uma primeira sessão para iniciar sua psicoterapia. Tudo vai ficar mais fácil a partir daí. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicoterapico - R$ 160
Olá, sinto muito que estejam passando por isso. Seria importante ela passar por um profissional da Psicologia que poderá ajudá-la muito, inclusive indicando um psiquiatra em caso de precisar tomar medicações, e também entender melhor essas oscilações no humor que acabam afetando a relação de vocês. Outro ponto importante pode ser vocês fazerem psicoterapia de casal, e conseguirem se reorganizar enquanto casal.
Olá. É importante ter acompanhamento profissional para além do diagnóstico para entender como lidar e o funcionamento do transtorno. Caso já tenha um profissional acompanhando sua esposa, minha orientação é buscar orientações diretamente. Terapia de casal pode ser uma alternativa também.
Olá! Primeiramente, sinto muito que estejam passando por esta situação. O tratamento para pessoas acometidas por transtornos mentais é de longo prazo e continuo para que se tenha um bom prognóstico. Minha recomendação inicial é buscar acompanhamento psiquiátrico e psicológico para sua esposa, para poder proporcionar mais estabilidade emocional, equilibrar o quadro e gerar mais qualidade de vida para ela e para as pessoas de sua convivência. Em paralelo, seria muito importante também procurar suporte psicológico para você e seus filhos, para que todos tenham o acolhimento necessário e espaço para expressar suas emoções, entendê-las e se fortalecer para lidar com as situações do dia-a-dia. Lembre-se: para cuidar do outro é preciso cuidar de si primeiro. Espero ter ajudado e fico à disposição! Abraço!
Claramente ela tem algum tipo de bipolaridade emocional, e precisa de ajuda. Pelas suas informações não é possível saber se ela percebe esta mudança ou se ela sofre com isto, mas caso a resposta seja não, seria adequado que você começasse a conversar com ela sobre o problema e como ele está afetando o relacionamento, e como seria importante ela fazer uma terapia para a continuidade do relacionamento
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Eu recomendaria que você fizesse psicoterapia, pois você precisa de ajuda para aprender a lidar com uma situação que realmente é bastante difícil, que gera sofrimento e que envolve a família como um todo