Bom dia. minha cunhada foi diagnosticada com o transtorno de personalidade bordeline, porém acredito

4 respostas
Bom dia. minha cunhada foi diagnosticada com o transtorno de personalidade bordeline, porém acredito q todos os irmãos tb possuem esse mesmo problema, é hereditario, pois meu esposo mesmo hora esta de um jeito, hora de outro muda muito rápido, na mesma hora q esta brincando e rindo, esta com ignorância e de mal humor. o q faço? meus cunhados tb são a mesma coisa.
Boa tarde, o mais assertivo seria consultar com um Psiquiatra para poder realizar uma avaliação do estado mental das pessoas que acreditem não estar bem emocionalmente e que estas alterações estejam interferindo na dinâmica de relacionamento social e familiar para realmente saber se sua suspeita procede ou não.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno de personalidade tem características que dependem mais dos fatores ambientais (estabilidade emocional durante a infância e adolescência, apoio familiar adequado) e de amadurecimento e criação de mecanismos de defesa eficientes e maduros, que com fatores genéticos. No entanto, por ser um transtorno fundamentalmente da formação da personalidade, é possível que familiares próximos espelhem o comportamento uns dos outros, por imitação ou ausência de referencial adequado de respostas mais amadurecidas às frustrações, por exemplo.
O ideal é que cada um passe por uma avaliação, para que se descarte transtornos psiquiátricos sobrepostos, como depressão, ansiedade ou transtorno bipolar, para que se indique o tratamento adequado a cada caso e que, caso haja transtorno, ou traços de personalidade borderline, psicoterapia também seja indicada em paralelo ao acompanhamento médico.
Olá! A causa do transtorno de personalidade borderline ou limítrofe não é bem compreendida. Experiências emocionais fortes e relacionamentos instáveis, conflituosos e hostis enquanto criança ou adolescente, como terror psicológico, abuso sexual, orfandade, abandono, dentre outros, podem levar ao desenvolvimento deste transtorno. O diagnóstico poderá ser feito por meio de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, ambos estão aptos a dar um diagnóstico eficaz com base nos sintomas. O tratamento se dá por meio de Psicoterapia e, em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos, antidepressivos e estabilizadores de humor, estes somente poderão ser prescritos pelo médico Psiquiatra.
não tem como dizer se seu marido possui o transtorno de personalidade apenas por essas características. Caso ele apresente algum sintomas que atrapalham o dia a dia, é interessante passar por avaliação com o psiquiatra, pois pode ser beneficiado.

Especialistas

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Natália Nuernberg

Natália Nuernberg

Psicólogo

Florianópolis

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Carolina Assis

Ana Carolina Assis

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.