Bom dia, Meu pai tem 90 anos, glicemia diária em 150 mg/dl, toma as medicações p/ o diabetes e

4 respostas
Bom dia,

Meu pai tem 90 anos, glicemia diária em 150 mg/dl, toma as medicações p/ o diabetes e tb enalapril, hidroclortiazida e atenolol, além de AAS 100 mg (conforme prescrição médica), faz exercícios 4x na semana (1 h/dia), mas está com hipert sistólica (160 x 70 mmHg). É risco iminente de AVC ?
Olá! Vejo que para esse caso o especialista em cardiologia é o profissional que poderá dar a resposta de acordo com o quadro do seu pai, pois ele vai avaliar todos os fatores, medicações e lhe falar se há real risco de AVC. Procure esse especialista que ele vai dar o suporte necessário pois é importante uma avaliação para dar uma resposta adequada. Abraços!

Vale ressaltar a alta prevalência (60 a 80%) de hipertensão sistólica arterial em idosos,devido a alterações na estrutura das artérias,como endurecimento e fibrose(tecido cicatricial).Isto consequentemente faz com que o coração tenha que bombear com mais força o sangue,aumentando a pressão.
Também podem ocorrer alterações nas artérias renais,estruturais,pelo envelhecimento,levando a hipertensão,chamada renovascular,comum em idosos .O ideal é regular a pressão do seu pai lentamente,para 140/150mmhg,para não ter risco de AVC isquêmico caso caia abruptamente.Ele já faz atividades físicas,o que é positivo para seu tratamento.Manter dieta para diabetes e com pouco sal.
Enfim,procure o médico assistente que será de fato o melhor profissional para condução do caso
Boa noite!
Respondendo de modo objetivo. Sim..ele corre risco de apresentar AVC com níveis de pressão arterial elevados neste patamar. Penso que ele pode fazer atividades físicas regulares ( após avaliação detalhada do risco desta _ avaliar concomitância de doença arterial coronariana ) Certamente existem opções mais apropriadas a fim de atingir metas terapêuticas e reduzir o risco cardiovascular, todavia isso deve ser feito presencialmente. Boa sorte
Ola! O paciente idoso pode ter as artérias mais calcificadas e esse enrijecimento pode aparecer como uma pressão arterial sistólica ( a primeira medida) bem maior do que a diastólica ( segunda), alem disso quando há grande variação entre a pressão sistólica e diastólica é importante pesquisar alterações nas valvulas cardiacas ( como insuficiência da valva aortica) com cardiologista e realização de um ecocardiograma. De qualquer maneira as metas de pressão arterial no paciente muito idoso (90 anos) são diferentes, mais conservadoras. O risco de derrame cerebral ( avc) é maior nos indivíduos com hipertensão arterial mas o risco de hipotensão arterial também é alto nesses pacientes ( 90 anos). Sempre importante manter o uso das medicações prescritas por seu médico, dieta, exercícios e alimentação. Faça acompanhamento regular com seu cardiologista e ele ira individualizar o tratamento e traçar as metas a serem seguidas.