Bom dia, meu neto tem 12 anos e todos os dias faz cocô na roupa e não troca a roupa fica o dia todo

19 respostas
Bom dia, meu neto tem 12 anos e todos os dias faz cocô na roupa e não troca a roupa fica o dia todo assim, sujo parece que não sente o mal cheiro e nem se preocupa em tomar banho e trocar a roupa já conversei com ele mas não resolveu já não sei mas o que fazer me ajudem a resolver esse problema
Olá, é necessário que os pais ou responsáveis estejam atentos ao desenvolvimento das crianças. Ele sempre teve esta dificuldade de cuidar de si mesmo ou este comportamento é recente? Recomendo levá-lo a um psiquiatra e, se possível, iniciar a psicoterapia dele.

Olá, concordo com a indicação do colega para um segundo momento.

Porém, penso que o primeiro passo seja discutir a situação com os pais e o médico que já acompanha a criança. De maneira a realizar a mínima intervenção possível.

Caso o pediatra que já acompanha a criança ache necessário, aí sim sugiro levar a criança ao psicólogo e ou psiquiatra.

Muitas vezes conversar com a criança não será suficiente para o aprendizado. É necessário ensinar o que queremos com explicações e servindo como modelo. Não precisa se lavar na frente da criança, mas levá-la ao banheiro e acompanhar sua limpeza orientando e ajudando quando necessário.

Outros elementos emocionais podem estar em jogo. Situações que demandam grande carga emocional desorganizam o desenvolvimento infantil e podem trazer como consequências comportamentos regredidos de fases do desenvolvimento mais primitivo, mas isso somente pode ser levantado com uma avaliação individual.

Espero ter ajudado.
Oi! Apenas conversar com seu neto não vai resolver. é preciso buscar ajuda profissional. Marcar uma consulta médica com o pediatra e dependendo dessa consulta, poderá ter indicação para um psiquiatra e psicóloga.
Será importante se os pais puderem acompanhar o filho ou por quem é responsável por ele.
Desejo melhoras!
Abraço!
Encoprese. Leve-o ao médico. Precisa verificar com especialista, e após se for emocional precisa de acompanhamento familiar. Espero ter ajudado.
Olá! Leve-o ao pediatra que o acompanha, caso tenha um, e caso não tenha, a um pediatra de confiança. Depois de analisada a situação, o médico irá encaminhar o seu neto aos profissionais que achar necessário. E também é importante tentar entender a quanto tempo essa situação teve início e levar essa informação ao médico.
Ola boa tarde. Antes de dizer que é algo psicologico, ele PRECISA ser avaliado por um gastropediatra o mais rápido possível, de preferencia especialista em motilidade para avaliar má formação e problemas de natureza fisiológica.
Olá! As/os colegas já fizeram diversas orientações e acredito que levá-lo ao pediatra que já o acompanha é de fato o primeiro passo. Se ele não estiver sendo acompanhado por um pediatra é necessário que faça, pois é necessário verificar as questões fisiológicas.
Aos 12 anos o indivíduo já está entrando na adolescência. Essa é uma fase muito importante do desenvolvimento e precisa ser acompanhada de perto pelos responsáveis.
Independentemente de ser uma questão fisiológica ou emocional, acredito que a psicoterapia é importante, pois a situação pode causar comprometimento das questões emocionais. Espero ter ajudado.
Olá! Imagino sua angústia acompanhando a situação de seu neto. Muitos pontos como meus colegas colocaram, precisam ser elucidados para o entendimento do caso. Acredito que a família deva sim procurar um profissional de psicologia indicado por alguém de confiança. Nós como psicólogos saberemos elucidar e ajudar a família e seu neto nesse momento. Se houver necessidade, outros profissionais poderão ser indicados. Espero ter ajudado. Fico a sua disposição. Abr.
Olá!
Considero urgente uma avaliação por gastroenterologista e psicólogo experiente. Se não houver causas anatomo-fisiológicas, há algo de sério acontecendo em nível emocional com seu neto. Será necessário avaliação e acompanhamento multidisciplinar para essa situação (pediatra, gastroenterologista e psicólogo). Seu neto talvez esteja querendo comunicar um sofrimento que não sabe ou não consegue expressar. Deduzo que ele não vive com os pais, você cuida dele, então terá que ser ouvida e orientada sobre como lidar com ele. Que será necessário psicoterapia, é quase certeza.
Boa sorte. Que tudo se resolva bem.
Olá! Acredito que o primeiro passo é conversar com os pais sobre esta situação, e, perceber a qualidade da dinâmica familiar, se fraternal, paternal/maternalmente amorosa, conflitiva e de tensão emocional, rígida ou sem afeto e negligência, entre outros fatores. Em segundo lugar levar esta criança ao médico pediatra para avaliação médica/fisiológica/orgânica. Após, esta avaliação médica, e, descartadas disfunções orgânicas, procurar-se um psicólogo (a) para avaliações mais aprofundadas e encaminhamentos necessários a outros profissionais. Mas, com a continuação da psicoterapia, da criança e dos pais, eventualmente. É "curioso" ser a avó a relatar o caso. Precisa-se avaliar estes papéis parentais na educação desta criança, e as interferências, sobreposições e conflitos, dos mesmos (papéis).
Olá! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
A psicologia pode ajudar a entender as causas do comportamento do seu neto e ajudá-lo a encontrar soluções para o problema. O primeiro passo é procurar um psicólogo infantil para avaliar o seu neto e entender o que está por trás desse comportamento. O psicólogo pode ajudar a identificar possíveis fatores emocionais ou de desenvolvimento que possam estar contribuindo para o comportamento e trabalhar com o seu neto para encontrar soluções. Além disso, o psicólogo pode ajudar a ensinar técnicas de autocontrole e auto-regulação para ajudar o seu neto a lidar com as emoções e a tomar decisões mais saudáveis.
Entendo que você esteja preocupado com o comportamento de seu neto em relação a fazer cocô na roupa e não se preocupar em trocar de roupa ou tomar banho. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a abordar esse problema:

Comunicação aberta e empática: Tenha uma conversa aberta e empática com seu neto para entender o que pode estar causando esse comportamento. Faça perguntas abertas e ouça atentamente sem julgar.Tente entender se há algum motivo subjacente para esse comportamento, como desconforto físico, ansiedade, medo, problemas emocionais ou problemas relacionados ao cuidado pessoal.

Educação sobre higiene e saúde: Explique a importância da higiene e da saúde para o seu neto de uma forma compreensível para a idade dele. Explique que fazer cocô na roupa e não trocá-la ou tomar banho pode ser prejudicial à saúde e ao bem-estar.

Estabelecer rotinas de higiene: Ajude seu neto a estabelecer rotinas diárias de higiene, como ir ao banheiro regularmente, lavar as mãos adequadamente após usar o banheiro e trocar de roupa quando necessário. Estabelecer horários regulares para essas atividades pode ajudar a criar uma rotina saudável.

Reforço positivo: Reconheça e recompense quando seu neto demonstrar comportamentosadequados de higiene e cuidado pessoal. Isso pode incluir elogiar e recompensar quando ele usa o banheiro adequadamente, troca de roupa ou toma banho.

Envolvimento dos pais ou responsáveis: Seu neto é menor de idade, portanto, é importante envolver os pais ou responsáveis nesse processo. Converse com os pais de seu neto sobre o comportamento dele e trabalhem juntos em uma abordagem consistente paraabordar o problema.

Buscar ajuda profissional: Se o comportamento persistir mesmo após tentativas de abordagem e intervenções em casa, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou um pediatra. Um profissional qualificado pode realizar uma avaliação mais detalhada e fornecer orientações e estratégias específicas para lidar com o comportamento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Ola querida!
O comportamento do seu neto é a manifestação de que algo nao vai bem! É um sintoma que precisa ser visto no ambito familiar.
A indicação é de uma terapia familiar! O sintoma é uma forma saudável de mostrar de que algo nao vai bem!
Reflita sobre isso!
Olá vovó, sua preocupação é muito válida! Algo está acontecendo com seu neto , ele precisa ser avaliado pelo seu pediatra. Todo comportamento de uma criança é uma forma de comunicação.
Olá, como está?
O comportamento do seu neto pode simbolizar algo, dizer alguma coisa sobre ele mesmo, mas para isso é necessário que ele fale sobre o assunto, não necessariamente necessita de um psiquiatra, mas um(a) psicólogo(a) que ele goste, se sinta confortável e consiga elaborar suas questões. É importante nessa idade prestar atenção em um desenvolvimento da personalidade, da vida, gostos e das questões e uma terapia com um(a) psicólogo(a) poderá proporcionar um trabalho interessante ao redor do ato de defecar em si mesmo, ato bem simbólico, que incomoda, mas parece ter algum significado.
Espero ter ajudado.
Olá! Neste caso é importante uma avaliação psicológica para melhor investigar as causas.
Olá! Como vai?

Acredito que seria legal buscar por auxílio terapêutico, que ajudará não só seu neto, como vocês quanto família também. Um psicólogo e/ou um terapeuta ocupacional (T.O) podem te ajudar a entender e lidar com esse comportamento, além de trabalhar com seu neto pra ter um comportamento mais funcional quanto a autocuidado e desenvolvimento pessoal.

Qualquer dúvida você pode me chamar, estou a disposição :))
Olá! Entendo sua preocupação. Esse comportamento do seu neto pode estar relacionado a questões emocionais ou psicológicas, como ansiedade, depressão ou até mesmo problemas relacionados ao desenvolvimento. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar a identificar e modificar os pensamentos e comportamentos subjacentes a essa questão. Recomendo buscar a orientação de um psicólogo infantil para uma avaliação detalhada e a criação de um plano de tratamento adequado.