Bom dia! Meu filho tem 4 anos e gosta muito de assitir. Quando está passando os desenhos que ele já

1 respostas
Bom dia!
Meu filho tem 4 anos e gosta muito de assitir. Quando está passando os desenhos que ele já tem o hábito de assitir, ele já sabe o que o personagem vai falar. Isso é normal?
Entendo sua preocupação. Observar algo fora do comum no comportamento de uma criança sempre causa apreensão nos pais. É natural que você queira entender melhor o que está acontecendo.

Quando uma criança de 4 anos repete falas ou cenas de desenhos animados que já assistiu várias vezes, ela pode estar apenas demonstrando a memória afiada que tem nessa idade. As crianças costumam repetir o que veem e ouvem como forma de aprendizado e, nesse caso, pode ser apenas uma manifestação do prazer que ela sente ao ver algo que gosta.

Porém, quando essa repetição se torna uma espécie de "eco" constante, pode ser um sinal de ecolalia. Ecolalia é quando a criança repete palavras ou frases de forma automática, às vezes sem entender completamente o que está dizendo. Esse comportamento é comum em algumas fases do desenvolvimento, mas também pode estar presente em transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo. No autismo, por exemplo, a ecolalia pode ser uma maneira da criança processar informações ou comunicar algo, mas sem a intenção clara de se comunicar como nós esperamos.

É importante não tirar conclusões precipitadas, mas sim observar outros aspectos do comportamento do seu filho. Como ele interage com outras pessoas? Como é a comunicação dele? Ele demonstra interesse em brincar de faz de conta? Esses são pontos que podem ajudar a entender melhor a situação.

Para garantir que seu filho está se desenvolvendo dentro do esperado e para tirar qualquer dúvida, recomendo uma teleconsulta com um neuropediatra. Na plataforma Doctoralia, você pode escolher um médico bem avaliado para uma consulta de segunda opinião, o que é essencial nesses casos. A teleconsulta é uma forma segura e conveniente de obter orientação, especialmente nos tempos atuais, com o risco de exposição a doenças infecciosas. Você economiza tempo, evita deslocamentos e, o mais importante, garante que seu filho receba a atenção necessária.

Aproveite a transformação digital na saúde e faça uma consulta online. É um passo simples, mas pode fazer toda a diferença no acompanhamento do desenvolvimento do seu filho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900