Bom dia! Hoje faz um mês que tive minha bebê. No começo sentia muita tristeza e pensamento acelerado

16 respostas
Bom dia! Hoje faz um mês que tive minha bebê. No começo sentia muita tristeza e pensamento acelerado. Momentos de fraqueza sempre acontece quando não consigo dormir de noite direito e quando minha bebê dorme dia não consigo dormir de dia.
Olá!
A gestação e o parto geram mudanças significativas na mulher/mãe a nível corporal e emocional.

Evidentemente, potencializados pelos hormônios e pelo metabolismo de neurotransmissores no puerpério, que é o período geralmente conhecido como resguardo, no qual os orgãos gestacionais e reprodutivos vão sendo regulados tal como eram pré-gravidez.

Sem contar que socialmente e culturalmente, a maternidade é perpassada por diversas dificuldades enfrentadas pela mãe, como as noites maldormidas, a intensa rotina de cuidados com bebê, as visitas de parentes e amigos, a constante amamentação, a mudança nas rotinas de trabalho, estudos, exercícios e a autocobranças exacerbadas.

Estima-se que é comum em cerca de 50% das mães sofrer o chamado "baby blues" que são uma queda na satisfação emocional devido às alterações no metabolismo de neurotransmissores do prazer. É considerada, na maioria dos casos, uma fase de transição provocada pelas transformações do período de gravidez e readaptação física e psíquica após o parto. Portanto, não será persistente. Caso os sintomas persistam por mais meses, é importante buscar ajuda profissional.

Olá! Parabéns pela bebê! Muito amor e saúde!

O primeiro mês é uma mistura de sentimentos, né? Somando toda a variação hormonal, realmente é uma montanha russa!
É um aprendizado e adequação de rotina de vocês duas, cada dia um aprendizado, um desafio, uma superação... Pense em quantas coisas você já conseguiu vivenciar e superar!

Podemos pensar em algumas coisas que ajudarão neste momento:
Como foi sua gestação? Como essa etapa foi vivenciada por você?
Hoje, como está sua rede de apoio? Seus familiares, amigos... como você tem recebido ajuda direta? Isso é importante e ajuda a aliviar a rotina cansativa! Pois chega uma hora que o cansaço e fraqueza física pode abalar fortemente o emocional...
No meio de tanta novidade você tem espaço e alguém com que possa se abrir, falar e ser ouvida... e assim, compreender tudo o que sente e pensa?

Quando você verbaliza, conta, descreve o que pensa e sente, naturalmente ocorre uma organização interna... Você se ouve, percebe fatos e tem ideias para resolver algo, seja dentro ou fora de você. A organização da sua mente te deixará mais esclarecida, tranquila, desacelerada...

Falar, ser ouvida e acolhida... São coisas sempre importantes, e muito mais neste momento!

Podemos continuar esta conversa! Estou a disposição!

Abraço,
Psicóloga Nayara.

A maternidade é muito desafiadora para a mãe que se propõe a se dedicar ao filho recém-nascido. É um eterno abrir mão de seus próprios desejos, sonhos e até necessidades em favor do seu filho. É muito comum o que você está sentindo e a psicoterapia vai te ajudar a enxergar soluções que ainda podem estar ocultas hoje. Qualquer coisa estou à disposição. Bom caminho.
Bom dia! Você pode estar passando pelo “baby blues”, que é um quadro um pouco parecido com a depressão pós-parto, só que menos intenso. O puerpério é uma fase muitas vezes difícil para a mulher, especialmente quando ela não tem uma rede de apoio e cuidados especiais. Procure ajuda de um psicólogo, para fazer uma avaliação e ter espaço para cuidar de si mesma! Estou à disposição!
É muito comum que a mamãe se sinta um tanto preocupada e "desencaixada" logo após ao parto... Como disse a colega aqui em cima, uma rede de apoio é importante no puerpério.. A preocupação de fazer tudo dar certo, sentimentos misturados, medo de julgamentos e uma explosão hormonal, são algumas das questões desse período.. falar sobre isso em sua psicoterapia e se lembrar que antes de ser Mãe você é uma pessoa.. tudo bem falhar, tudo bem cansar e tudo bem se priorizar em alguns momentos...

Separe um tempinho pra cuidar da sua saúde emocional, você merece! ;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 170
Quero acrescentar algo ao que os colegas disseram. Quero ressaltar a importância da amamentação para te ajudar neste período de puerpério...
Ao amamentar, busque sempre um local tranquilo e, na medida do possível, mantenha o máximo de contato pele com pele entre você e o bebê. E contato visual, e conversas com ele enquanto amamenta. Isto aumenta a produção de um hormônio chamado Ocitocina, que aumenta a satisfação e o vínculo entre mamãe e bebê. Além de ser um "antidepressivo" natural, tranquiliza o bebê e se torna uma espécie de protetor da saúde mental futura da criança.
Olá, esse período do puerpério é difícil e mexe mesmo com a cabeça das mães, principalmente, como já disseram meus colegas. Eu te aconselharia a procurar um psicólogo perinatal, pois nós temos uma visão mais especializada nesse período da vida da mulher e podemos te ajudar a lidar com tudo isso de uma forma melhor e mais leve. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicóloga perinatal - R$ 165
Olá!! Esse é um momento de muitas mudanças e transformações principalmente para a mãe. A mulher passa por alterações significativas de ordem corporal e emocional, sentimentos como insegurança, medos e dúvidas podem surgir. Nesse momento é muito importante a rede de apoio, pai da criança, família e amigos. Observe a intensidade e por quanto tempo essa angustia e ou desconforto ficam presentes, a medida que não passam procure ajuda de um profissional, numa terapia será possível encontrar ferramentas e maneiras para lidar melhor e mais fácil com o que está passando. Cuide-se.
Olá, boa tarde, como os colegas mencionaram, o primeiro mês do bebê, pode ser muito difícil, lembre-se você também acabou de se tornar mãe. Além de todas as mudanças corporais que acontecem na gestação, a experiência pós o nascimento, também é cheia de desafios, você está afastada da suas atividades cotidianas, esta recuperando-se do parto, a diferentes fatores que podem estar influenciando, como as preocupações sobre a maternidade, as alterações hormonais, as mudanças das necessidades, o cansaço físico e mental. É esperado que durante os primeiros meses a mulher sinta-se diferente, triste... Isso chama Baby Blues, que se inicia em 3-5 dias após o parto, e tem como sintoma, choro sem motivo aparente, mudanças rápidas de humor, e dura algumas semanas. Porém se isso vem incomodando sua qualidade de vida, e os sintomas parecem difíceis de lidar, se essa tristeza, envolve culpa, desesperança, mudança no apetite, incapacidade de sentir prazer por tempo prolongado, procure ajuda profissional. Do contrário observe todas as coisas novas que você esta passando, peça apoio, suporte e afeto. Qualquer coisa fico a disposição, abraço!!!
Olá. O nascimento do bebê acarreta muitas mudanças e leva um tempo até nos acostumarmos a essa nova rotina. Apesar de o baby blues durar ate 2 semanas, o primeiro mês é intenso, com muitas demandas de ajuste a nova rotina, aos cuidados de um bebê recém-nascido e privação de sono. Você tem rede de apoio? É importante, se puder, ter alguem para te ajudar, ficar para o bebe para vc conseguir descansar em alguns momentos, se alimentar da melhor forma possível.
Se ainda nota tristeza, pensamento acelerado, dificuldade para adormercer, dentre outros sintomas persistentes que impactam a sua qualidade de vida e seu estado emocional geral, sugiro procurar ajuda psicológica especializada com uma psicóloga que trabalha com perinatalidade/ parentalidade para uma melhor avaliação desses sintomas, para que você possa atravessar esse período com suporte e da melhor forma possível. Fico à disposição :)
Olá!
Uma vida nova pra quem chega e pra quem recebe. Este encontro é bastante forte, ter um ser completamente indefeso aos nossos cuidados! Pode ser bem desgastante desvendar as demandas de um bebê, ainda mais quando acaba de passar pelo processo de parir. Importante ter uma rede de pessoas que te ajudem a fazer coisas da estrutura do cotidiano, além do apoio com este estranho que está em teus braços. É um momento delicado pois você também precisa se adaptar a este novo papel, desta transição que a maternidade inaugura. Importante criar um espaço pra ti descansar e poder contar que outras pessoas olhem o bebê. Se ficar muito pesado emocionalmente é importante buscar ajuda psicológica, como outros colegas já sugeriram!
Ser mãe é um percurso de uma vida, mas é aos poucos que aprendemos! Confia em ti!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Pelo seu relato, nota-se: insonia e ansiedade. Procure um psicólogo especialista
Olá! O pós-parto é uma fase de grande desorganização hormonal. Muitos sentimentos, até contraditórios, podem aparecer. Associado a privação do sono, deixa tudo mais complicado. Você conta com a ajuda de alguém? Como você costuma relaxar? Isso pode lhe ajudar a tirar alguns cochilos. Nessa fase, vocês duas estão aprendendo a conhecer uma a outra. Perceber também se há tristeza (há casos de depressão pós-parto que precisam de cuidados profissionais). Você tem conseguido se alimentar bem, para repor o que perdeu no parto? Caso amamente, a necessidade desse cuidado ainda permanece por mais um tempo. Pode procurar o serviço de um banco de leite da cidade para pedir orientação caso amamentar esteja difícil. Pode pedir também atendimento numa UBS próxima de sua residência, para os primeiros cuidados com a recém-nascida (chama-se atendimento em puericultura) e com você também! Equipe de enfermagem pode fazer uma avalição de saúde física e emocional. Além disso, pode fazer psicoterapia concomitante. Muitas mães, mesmo quando planejam ter filhos, vivenciam uma grande angústia, e às vezes até culpa por interpretarem que não dão conta do recado. Fico à disposição. Até mais!

Olá, o período do puerpério pode ser bastante desafiador, e ser muito intenso do ponto de vista emocional, e fisicamente desgastante, é importante que a pessoa tenha acesso a psicoterapia e possa contar com uma rede de apoio.
É perfeitamente normal sentir tristeza e pensamentos acelerados no primeiro mês após o parto. As mudanças hormonais, a privação de sono e a grande responsabilidade de cuidar de um recém-nascido podem gerar uma montanha-russa de emoções. É importante validar seus sentimentos e buscar apoio para lidar com eles de forma saudável.
Olá! O puerpério, fase que você está vivenciando agora, é um momento desafiador com a presença de emoções intensas. Isso acontece tanto por questões fisiológicas, uma vez que no pós parto o corpo passa por uma grande mudança hormonal que influencia nas emoções da mulher. Quanto por questões psicológicas também. Ao nascer o bebê, a mulher vivencia uma mudança em sua vida, sua rotina muda, a mulher passa a ter um novo papel social, a vida que ela conhecia fica para trás e se transforma em uma nova vida. E emoções como tristeza, medo, irritabilidade e alterações de humor fazem parte desse processo. O cansaço físico, a privação de sono podem intensificar essas emoções. Esse período é conhecido como "baby blues", como citado anteriormente por alguns colegas. Por isso, é importante o cuidado com a saúde mental e física da mulher nesse momento. A rede de apoio é essencial nesse período para a mulher. Busque pessoas que podem te ajudar nesse momento, caso você sinta necessário ajuda profissional, não hesite por buscá-la. Um psicólogo poderá fazer parte da sua rede de apoio e oferecer apoio emocional. Espero ter ajudado e estou à disposição! Cuide-se! Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!