Bom dia,gostaria muito de ajuda. Venho desencadeando crises forte de ansiedade quando muda o tempo p

16 respostas
Bom dia,gostaria muito de ajuda. Venho desencadeando crises forte de ansiedade quando muda o tempo pra chuvas,pois fiquei com muito medo desde que entrou água na minha casa ano passado. Ontem mesmo quase alagou novamente, agora fico o tempo todo atualizando a previsão pra saber que hrs chove,paraliso e fico muito,muito nervosa.
Olá! Essa preocupação com a sua casa e o medo de ter q passar por um estresse grande de ver sua casa alaga é compreensível e racional. Mas vejo q isso acaba te paralisando e deixando vc tenso o tempo todo, impedindo de vc viver tranquilamente. Com a ajuda de uma psicóloga vc poderá ressignificar esse trauma e voltar a viver plenamente.

Olá! O que aconteceu com você foi uma vivência traumática em que você sentiu muita ansiedade, e agora sente medo de "voltar a esse lugar". As memórias são fortes aliadas de nossos comportamentos, e a cada vez que você se depara com uma situação parecida com aquele trauma, o cérebro "se lembra" de como foi ruim e passa a sentir medo de vivenciar tudo aquilo novamente (emocionalmente falando). O cérebro tem medo de vivenciar toda aquele sufoco e ansiedade novamente, então seria muito importante você se consultar com um psicólogo(a), que vai lhe ajudar a desassociar o medo que você sente de chuvas e deixar seu trauma não afetar mais suas vivências presentes e futuras. ressignificar esse medo é importante.
Boa noite! É compreensível que sinta medo e pavor de que sua casa seja inundada novamente. É terrível sentir que uma força está invadindo seu espaço e que você não tem recursos para lidar com a situação. É importante reconhecer quais são os reais riscos da sua situação e quais são os reais recursos que você tem para enfrentá-la. Quando estamos tomados de ansiedade é difícil imaginar soluções e tudo parece catastrófico demais, deixando mais desesperança e medo do futuro. É importante acolher o que se sente para poder trabalhar naquilo que te paralisa e, então, conseguir dar outros desfechos possíveis para a situação, dentro da suas reais condições e possibilidades. Espero que você possa ficar bem e em segurança. A sensação de segurança é um dos aspectos mais afetados após um evento adverso e uma boa psicoterapia pode te ajudar a se regular novamente para um estado em se sinta mais seguro e tranquilo. Atenciosamente, Vanessa Oliveira.
Boa tarde
Por ter vivido uma situação traumática você acaba reconhecendo alguns sinais (geralmente enganosos) de que essa situação possa se repetir e isso provoca sofrimento. Interessante é tratar essa ansiedade falando sobre o que aconteceu, sobre seu medo de que volte a acontecer, além de procurar por pensamentos e fantasias que podem estar ligadas a outras situações de sua vida e que estejam intensificando essa situação. Se essa ansiedade estiver limitando sua vida, seria interessante combinar terapia com acompanhamento psiquiátrico. Abraços e se cuida
Olá... o que vc descreve me parece Ombrofobia ou Pluviofobia que é o medo de chuva ( distúrbio de ansiedade bastante comum visto em crianças e adultos). Ideal seria fazer terapia para conseguir amenizar a ansiedade e o trauma que sofreu ano passado e com a avaliação do(a) terapeuta, se for preciso encaminha-la para um(a) psiquiatra e agilizar o processo com ajuda medicamentosa e lidar com mais tranquilidade com essa situação climática.

Espero ter ajudado
Abraço
Olá, que situação difícil e estressante, sinto muito. seria interessante se pudesse procurar ajuda psicológica para lidar com a ansiedade que foi desencadeada a partir desse gatilho da enchente. Cuide-se. Abraço.
Olá! Pela sua descrição sua ansiedade está ligada a algo concreto e objetivo; estamos no verão e em época de chuvas fortes. Sua casa, seu refúgio, seus pertences e bem estar estão constantemente ameaçados, o que significa que é mais do que esperado que esteja ansiosa. Isso não significa que você tenha algum transtorno ou algo do gênero, apenas está reagindo a um evento estressor. Embora a terapia seja indicada para nossa saúde mental, sugiro que você busque estratégias para enfrentar esse problema. Tendo em vista que as políticas públicas são morosas e ineficientes, existe a possibilidade de vender sua casa e comprar outra? Ou, caso você prefira continuar, teria como você realizar alguma obra em que a parte habitada da casa ficasse na parte superior? Aqui são apenas alguns exemplos de estratégias, mas naturalmente é você quem vai decidir. Penso que o mais importante neste momento é agir. Um abraço!
Oi, bom-dia!

Sinto pelo estresse com a vivência que teve na sua casa. O alagamento deve ter lhe causado uma sensação de impotência, pois houve uma ameaça da tua integridade e dos recursos da tua moradia. É bem possível que você já apresentava sinais de ansiedade, mas com o evento difícil que teve, pode ter desencadeado um transtorno do estresse pós-traumático, ou seja, um desajuste provocado pelo aumento da tua ansiedade que ocorre após experienciar ou testemunhar um fato assustador. Essa condição pode durar por meses ou até anos. As memórias do evento podem vir acompanhadas por reações emocionais e físicas. Entre os sintomas estão pesadelos, lembranças súbitas, fuga de situações que relembrem o trauma, reações muito forte a estímulos (um exemplo, o fato que você relatou de ficar atualizando a previsão do tempo), gerando mais ansiedade e até impacto no humor, deixando-o deprimido. A terapia com psicólogo poderá te ajudar no tratamento e inclusive este profissional irá avaliar a necessidade do encaminhamento para um médico com o intuito de combinar o tratamento psicológico com medicação.
Desejo que você fique bem!

Um abraço!
Olá! Você fala de um evento que pode acontecer na realidade... não é fantasia. Mas como se sente para solucionar o problema? O que falta para dar o primeiro passo? Ansiedade pode fazer você pensar que não tem capacidade de resolver o que você precisa... A impotência perante fato real é preocupante e faz ter reações orgânicas e emocionais... Mas o que me parece mais importante é o seguinte: mão-na-massa! Iniciativa! Como sair dessa? Precisa de ajuda para pensar essa parte? Até mais!
Olá! Quando tudo isso aconteceu na sua vida, voce se traumatizou e agora, sempre que tem contato com algo semelhante, como a chuva, vc se retraumatiza. O que te oriento a fazer é buscar a hipnoterapia, pois com ela, vc consegue ir no momento do trauma e ressignificar. A hipnose é excelente nesses processos e pode ser feito online.
Este fenômeno que te aconteceu te deixou assustada e com muito medo de acontecer novamente. Você precisa compreender que não temos controle sobre os fenômenos da natureza. O máximo que podemos fazer é fechar as janelas ou mudar de local de moradia. Você precisa começar seu processo terapêutico para ter de volta sua paz de espírito e ressignificar seu trauma. Comece seu processo terapêutico o quanto antes para elaborar esta perda.
Olá, como você está?

Sinto muito pelo que está passando no momento; compreendo que essa situação deve ter sido extremamente estressante para você, e que se tornou um trauma. É comum que em situações assim, quando a situação estressante ameaça repetir, então, o estresse e a ansiedade tendem a aparecer. Nesse sentido, essa ansiedade pode ser trabalhada com psicoterapias, que investigará o contexto em que surgem esses medos, trabalhando os pensamentos automáticos relacionados ao acontecimento.
Procure ajuda de um bom profissional da Psicologia, ele irá te ajudar com essas dificuldades.

Espero ter ajudado, e desejo que fique bem.
Estou à disposição,

Abraço.
Sugiro que busque ajuda Psicológica, pois as crises de ansiedade podem se manifestar de diferentes formas, mas geralmente incluem sintomas como palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, medo intenso, tensão muscular, entre outros. Cada pessoa pode experimentar a ansiedade de maneira única, mas é importante buscar ajuda profissional para lidar com esses sintomas. Se precisar de mais informações ou quiser compartilhar suas experiências sobre o assunto, estou aqui para ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Provavelmente você pode estar sob o que chamo de "reflexo do susto".
Quando tomamos um susto o corpo age de modo reflexo se apertando e se acelerando. No entanto, numa situação habitual o susto passa e nosso corpo volta a se reorganizar.
Porém, dado a situação traumática que você viveu, esse reflexo permanece em você e sempre que vem algum sinal de chuva o reflexo age e o medo se instala em você de forma involuntária.
Partindo disso, você pode aprender a manejar em terapia o COMO esse reflexo surge e se instala em você a aprender a desfazer essas sensações.
A partir disso você aprendera a ter mais manejo sobre si e não ser vitima mais do reflexo, do medo, da apreensão e etc.
É possível trabalhar isso em terapia, fique tranquila!
Olá. Considerar a ajuda de um psicólogo pode ajudar a explorar as causas da sua ansiedade e ensinar técnicas de gestão do estresse. Embora seja natural querer estar preparada, atualizar constantemente a previsão do tempo pode aumentar a ansiedade.

Se a ansiedade persistir e interferir significativamente em sua vida diária, é importante procurar a ajuda de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom dia. Sinto muito por você estar passando por essa ansiedade relacionada às mudanças climáticas. Experiências traumáticas, como a que você vivenciou com o alagamento, podem deixar marcas profundas e desencadear respostas de ansiedade. É importante reconhecer que suas reações são válidas e que você não está sozinha nessa luta. Buscar apoio profissional, como a terapia, pode ser uma boa opção para ajudá-la a lidar com esses sentimentos e encontrar estratégias para gerenciar sua ansiedade de forma mais eficaz. Se precisar conversar mais ou tiver outras perguntas, estou aqui para ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!