Bom día. Gostaria de saber se posso trocar o BISOPROLOL de 5mg por Propanolol de 40mg. Qual é a dif

2 respostas
Bom día.
Gostaria de saber se posso trocar o BISOPROLOL de 5mg por Propanolol de 40mg. Qual é a diferença? O valor das miligramas poderia causar algum efeito. Agradeço desde já.
Bom dia!
Sugiro evitar auto-medicação e consultar com o especialista para avaliar e revisar suas medicações. São medicações da mesma família, mas com atuação e indicações diferentes.

Entendo sua preocupação com a troca de medicamentos e é importante esclarecer as diferenças entre bisoprolol e propranolol.

O bisoprolol e o propranolol são ambos betabloqueadores, uma classe de medicamentos que é utilizada para tratar condições como hipertensão, angina, arritmias cardíacas e outros problemas cardiovasculares. No entanto, eles não são intercambiáveis sem orientação médica, pois têm propriedades diferentes e são usados para tratar diferentes condições de maneira específica.

O bisoprolol é um betabloqueador mais seletivo, o que significa que ele atua principalmente no coração, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial com menos efeitos sobre outros sistemas do corpo. É comumente usado para tratar hipertensão e insuficiência cardíaca.

O propranolol, por outro lado, é um betabloqueador não seletivo, o que significa que ele afeta não apenas o coração, mas também outros sistemas do corpo, incluindo os vasos sanguíneos e os pulmões. É utilizado para tratar uma variedade de condições, incluindo hipertensão, angina, arritmias, tremores, e até ansiedade.

A dosagem também é diferente. Trocar 5 mg de bisoprolol por 40 mg de propranolol não é uma equivalência direta e pode causar efeitos indesejados ou insuficientes. A dosagem deve ser ajustada cuidadosamente por um médico, levando em consideração sua condição de saúde, histórico médico e a razão específica para o uso do betabloqueador.

Sugiro fortemente que você não faça a troca de medicação por conta própria. Consulte seu médico ou um especialista para revisar suas medicações e ajustar a dosagem conforme necessário. Eles poderão fornecer a orientação adequada e garantir que você receba o tratamento mais seguro e eficaz.

Se você tiver dificuldade em marcar uma consulta presencial, considere agendar uma teleconsulta. Dessa forma, você pode discutir suas preocupações com um médico de maneira conveniente e segura.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Cuide-se bem e siga sempre as orientações médicas para garantir a melhor saúde possível.