Bom dia! Gostaria de saber se é possível realizar as avaliações para AH/SD (CRIANÇA) por consultas

18 respostas
Bom dia!
Gostaria de saber se é possível realizar as avaliações para AH/SD (CRIANÇA) por consultas ONLINE? Se sim. Como seria?

E como seria feita a avaliação PRESENCIAL completa até chegar a um critério? Nesse caso a criança tem 7 anos.
Infelizmente o conselho de ética não permite avaliações nem em adultos e muito menos em crianças por telemedicina, somente de maneira presencial. A avaliação presencial ocorre com um neuropsicólogo, que vai variar aí em 12 sessões médias para laudo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Crianças podem ser atendidas de forma presencial, o manejo é diferente dos atendimentos com adultos. A ludoterapia é um dos recursos que são utilizados na avaliação.
Sou especialista em Neuropsicologia e atualmente há poucos testes para aplicação on line, o que fica inviável, além de que prejudica ao meu ver a observação clinica. A avaliação psicológica com enfoque Neuropsicológico avalia Personalidade, Comportamento e Cognição (Inteligencia, Memória, Linguagem, Processamento visual, Praxias, Atenção e Funções Executivas). É um processo que pode durar 10, 12 sessões, depende do rendimento da criança e abrange também contato com a Escola, aplicação de questionários e entrevista, também entrevista inicial com os pais onde falamos do desenvolvimento da criança da gestação até os dias atuais. De acordo com a evolução da avaliação acrescentamos ou não instrumentos (testes, questionários). A primeira sessão com a criança é um momento lúdico para começar o processo de avaliação. Em relação a AH/SD temos que avaliar habilidades especificas através de instrumentos voltados para essa finalidade, além do que já falei. Quem fecha o diagnóstico é o neuropediatra, através de uma visão interdisciplinar (outros especialistas também devem dar um parecer). Fico a disposição para quaisquer informações adicionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Atualmente, esta modalidade de serviço é regulamentada através da Resolução CFP nº 011/2018, que, durante o período da pandemia do COVID-19, sofreu alterações através da Resolução CFP nº 04/2020. Ressalta-se o dever de cada profissional em analisar tecnicamente a viabilidade de prestar determinado serviço, a determinado público, por determinado meio de comunicação, na modalidade à distância, e fundamentar tal decisão ética e tecnicamente. Para casos como o seu já possuímos alguns testes liberados e autorizados para aplicação online e também há técnicas, baseadas na ludotarapia, que podem ser feitas online, sem prejuízos quando comparado ao presencial. O importante é procurar alguém com experiência nesse campo de avaliação. Diagnósticos como esse, preferencialmente, devem ser feitos por uma equipe multiprofissional. Você pode passar pela avaliação psicológica e ao término dessa levar o documento gerado a um neuropediatra. Além de pedir que a escola opte por um acompanhamento mais próximo, como psicóloga posso emitir um laudo pedindo apoio na sala de recursos. Em geral o diagnóstico é feito com o apoio de testes psicológicos, escalas de rastreio, avaliações por meio do brincar e entrevistas com os responsáveis e demais profissionais que assistem essa criança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Acredito que, mesmo que seja permitido, nenhuma criança conseguiria prestar atencao ou focar em algo atraves do computador. A crianca consegue maior foco de forma lúdica e mesmo assim o tempo tb influencia, pois nao suporta muito tempo na mesma brincadeira.. testes e avaliações psicologicas nao sao feitas nem em adultos por video. Os testes nao têm como ser aplicados assim.. enfim, existem muitas questoes acerca disso.
Olá! Fiquei curiosa em saber o motivo de querer online... e se é a escola que pede a avaliação... Crianças geralmente são mais "agitadas" do que adultos... Dar limites também pode ser uma odisseia fora de casa... Mas online eles também se perdem, é preciso atenção com a galerinha. Enfim... sobre a avaliação (caso realmente seja necessária) só presencial. Eu mesma não faço, mas faço orientação de pais. Costuma ser o 1o passo. Até mais!
No processo de identificação com a criança com AH/SD devem participar os professores, pais e profissionais de áreas especializadas. Os psicólogos podem contribuir com a aplicação de testes padronizados, para uma verificação da produção cognitiva da criança. Estas pessoas no ambiente escolar são alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), que se destacam em uma ou mais áreas de conhecimento, na qual, possuem comportamentos diferenciados, se sobressaindo com altas habilidades, interesses acima da média, empenho na realização das tarefas e criatividade
Bom dia! Não, não pode fazer estas avaliações por online, existem poucos testes online autorizados pelo Conselho de Psicologia e não abrangeria o resultado esperado. Você deve procurar um Neuropsicólogo, deve levar cerca de umas 12 sessões, mas o profissional poderá explicar todo o processo. Estou à disposição.
Olá. Tudo bem? De acordo com o Conselho de Psicologia não é permitido realizar avaliações psicológicas em geral por via online devido a haverem poucos teste adaptados para serem aplicados desta forma. Esta modalidade também pode prejudicar o atendimento infantil, visto que as sessões são lúdicas e este contato fica prejudicado no atend. online. Também seria indicado realizar o procedimento com o neuropsicólogo, especialista da área.
Acredito que uma avaliaçao neuropsicologica em uma criança dessa idade seja dificil de ser feita. A avaliação neuropsicologica nesses casos é feita através de uma série de testes e escalas diagnósticas. A maior parte desses testes que são padrão ouro tem uma parte que a criança tem que escrever ou manipular materiais que não pode ser feito online. Entretanto muitos materiais foram criados agora para a época de pandemia, mas eu só faria remoto se não houvesse outra forma. Abraço.
Olá! Não é possível, o conselho de ética não permite avaliações nem em adultos e muito menos em crianças por telemedicina, somente de maneira presencial.
Olá, mesmo se o conselho permitisse, acredito que não seria possível tal avaliação online. Geralmente o processo envolve, além de alguns testes, entrevista com os professores e família, pois é um processo que precisa ser acompanhado por um tempo.

Existe algumas associações que você pode acompanhar e tirar mais dúvidas, como por exemplo, a RAIS (REDE DE ATENDIMENTO INTERGRAL AO SUPERDOTADO), lá você poderá encontrar muitas informações sobre o assunto, o instagram deles é: @atendimento.rais.

Espero ter colaborado para seu processo de aprendizagem sobre o tema. Um abraço.
Olá, tudo bem?
Quanto a questão da avaliação psicológica online, existem algumas resoluções do Conselho que dão prerrogativa para o psicólogo realizar avaliações remotas. No entanto, há algumas restrições específicas para o público infantil, devido limitações que o ambiente virtual possui, principalmente quando se trata de identificar informações tão sensíveis, como no caso de AH/SD. Não que todo processo seja restrito, como realizar entrevistas com os pais remotamente, mas alguns métodos que necessitam do contato com a criança fica comprometido.
Por isso, a recomendação é que a avaliação para este tipo de demanda seja presencial, o que pode levar em torno de até umas 12 sessões e vai consistir de vários meios para dar consistência à resposta que precisa, incluindo testagens psicológicos e neuropsicológicas.
Abraços!
A avaliação neuropsicológica formal, com dados legalmente válidos para o diagnóstico não pode ser feita online nesse caso, os testes que temos aprovados para uso hoje foram todos padronizados para situações presenciais. Aplicar online pode gerar pequenas variações nos escores e gerar resultados que não são compatíveis com a real capacidade do paciente. Entretanto, é possível através de consultas online fazer orientação com os pais, escola e paciente e identificar sinais clínicos de SD/AH. A partir da identificação ( e da junção de sinais percebidos em casa e na escola), é possível traçar estratégias de adaptação mesmo sem um diagnóstico formal. Então se por algum motivo vc não tem acesso a profissionais presencialmente ( se mora em outro país ou algo assim) , essa é uma opção para que o seu filho não fique sem assistência até que ele consiga a avaliação formal dele. No caso, no momento em que forem possíveis as sessões presenciais, dá para tentar realizá-las em um cronograma que se adeque a disponibilidades de vcs ( por exemplo, se vc viajar para fazer a avaliação, é possível marcar algumas sessões previas online de anamnese e deixar para fazer presencial apenas aquilo que não tem como ser adaptado para o online), nesse sentido , é possivel fazer uma ou duas sessões por dia (com intervalos) para que o tempo da viagem (se feita apenas para a realização da avaliação) possa ser mais curto. A duração exata depende muito de caso a caso, no mínimo , espaçando as sessões presenciais durante a semana, deve ser possível finalizar a avaliação em no máximo 5 dias.
Cabe perguntar o motivo da Avaliação, e quem pede a realização da mesma... Se a criança faz ou fez Psicoterapia, e os pais também..
Dai poderia indicar o melhor caminho para decidir levar uma criança, para ser avaliada numa serie de testes técnicos comportamentais..
A avaliação neuropsicológica deve ser feita presencialmente. Temos que considerar que a avaliação não se resume a aplicação de testes. Sendo a observação um fator importante. Os testes on-line ainda são poucos e não abrangem a totalidade de aspectos que precisamos avaliar.
Olá!
Existem diversos tipos de testes para um diagnóstico, há alguns que vão contar muito com a observação dos pais e escola, e estes sim podem ser feitos on-line. Posteriormente, o profissional irá te propor para realmente ver a criança, ou seja fazer sessões presenciais com ela, mas as informações que você dará na fase inicial serão de importancia crucial também, então é possivel começar o processo on-line e depois levar o seu filho presencial.
Existem profissionais que realizam avaliações de forma online, utilizando principalmente entrevistas. No entanto, eu não trabalho dessa maneira, pois considero esse modelo limitado. A maioria dos instrumentos de testagem considerados padrão-ouro (os melhores disponíveis) não foram padronizados para aplicação remota, incluindo o teste que é utilizado para avaliar inteligência, fator determinante em casos de AH/SD. Para uma avaliação completa e detalhada, sugiro sempre a realização de forma presencial.

Especialistas

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Neurologista

São Pedro Da Aldeia

Gláucia Almeida

Gláucia Almeida

Psicopedagogo

Ribeirão das Neves

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.