Bom dia! Gostaria de saber se a Quetiapina e a Mirtazapina podem substituir o Rivotril nas crises de

9 respostas
Bom dia!
Gostaria de saber se a Quetiapina e a Mirtazapina podem substituir o Rivotril nas crises de ansiedade?
Boa tarde!
Todo e qualquer medicamento não se deve ser tomado sem o acompanhamento médico e, nem tão pouco, se automedicar. Você deve buscar a orientação de um médico psiquiatra para que possa cuidar da sua medicação. Cada paciente é único e deve ser tratado caso a caso.
O remédio poderá te ajudar, mas o importante é saber o que vem gerando esses seus sintomas, para que possa falar sobre ele e, assim, se implicar em um tratamento para os seus sintomas. Já pensou em procurar um psicólogo? Se permita a cuidar de você. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado(a),
Dependendo do tipo de ansiedade serão excelentes substitutos. “Ansiedade” é um termo genérico que já caiu no senso comum e perdeu a especificidade médica. É preciso se aprofundar na compreensão de seu desconforto, mas nenhuma medicação é capaz de fazer isso.
As duas medicações são sedativas, indicando que você deve estar dependente de calmantes para dormir.
Nesses casos, a “ansiedade” pode ser abstinência de calmante.
Espero que tudo se resolva logo.
Abs
Se você associar a medicação à psicoterapia fará grandes progressos. Os medicamentos não curam a depressão além de serem onerosos. A depressão é algo que deve te incomodar e muito porque compromete sua vida social, afetiva e profissional. Vc precisa de uma psicoterapia para recuperar sua auto estima, relacionar-se melhor com as pessoas, progredir no seu trabalho, nos seus estudos e enfim levar uma vida normal. Pense nisso!
Prezado(a) paciente, a prescrição dessa medicação foi efetuada por um médico, correto? Sugiro que você entre em contato com o mesmo expondo que as crises de ansiedade estão ocorrendo mesmo com o tratamento efetuado. Em paralelo, você deve estar efetuando psicoterapia, pois é preciso identificar a causa das crises e estas são tratadas em conjunto com o tratamento farmacológico, onde será possível enfrentar as causas de sua ansiedade. Marque uma consulta e perceba que a psicoterapia é tão necessária quanto a medicação.
Olá! As medicações que você citou pertencem a classes farmacêuticas diferentes! Elas não substituem uma a outra em tratamentos psiquiátricos.
A quetiapina pertence a classe dos neuroepliléticos como antipsicóticos atípicos. Ela é indicada em caso de esquizofrenia, depressão severa, transtorno de humor, toc... Alguns psiquiatras usam ela como sedativo para pessoas com insônia ou ansiedade. A mirtazapina é um antidepressivo tetracíclico que age aumentando a quantidade de serotonina e noradrenalina. É mto usada na depressão severa. Você tem que consultar o seu psiquiatra para ver qual a melhor para você e qual se encaixa no seu quadro. Seria bom que fizesse terapia e acompanhamento com o seu psiquiatra, pois o tratamento farmacológico com a terapia tem muita eficácia.
Seus sintomas devem ser investicados com a ajuda de um profissional psicólogo juntamente com seu médico psiquiatra. Se ainda não fez terapia, busque pois ira ajuda-lá a se alivir das angústias e aflições que te acometem. A depressão é uma forma de expressão pra mostrar que algo está errado.
Olá! Somente o médico que te acompanha para dizer se essa substituição é assertiva e benéfica para o seu caso. Cabe colocar que, além da medicação o acompanhamento psicoterapêutico é essencial no tratamento de ansiedade, pois além de ajudar você a lidar melhor com suas emoções e comportamentos, te farão a identificar os gatilhos que desencadeiam as crises de ansiedade. Desejo melhoras. Abraço. Esther Araújo
Olá! Sugiro que procure o profissional que lhe fez a prescrição. para esclarecimento de dúvidas. Sugiro que procure um especialista para utilizar qualquer um dos remédios. Apenas profissionais habilitados devem fazer a prescrição. Automedicação é perigoso, procure não fazer isso. Boa sorte!

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.