Bom dia! Gostaria de saber qual é o profissional que passa a reeducação alimentar, pois não sei a di

7 respostas
Bom dia! Gostaria de saber qual é o profissional que passa a reeducação alimentar, pois não sei a diferença entre nutrólogo e nutricionista. Grata.
Dra. Christiane Ishikawa Ramos
Nutricionista
São Paulo
Olá! Essa é uma dúvida bem comum. Nutrologia é uma especialidade médica que investiga, trata e previne deficiências nutricionais; o que também é papel do nutricionista. A grande diferença é que, sendo médico, o nutrólogo pode ir além da prescrição de suplementos nutricionais (por exemplo medicamentos, hormônios), mas não pode prescrever dietas (apenas sugerir mudanças qualitativas na alimentação). Segundo o código de ética, o nutricionista que é o profissional habilitado para prescrever dietas.
A reeducação alimentar é um processo de mudanças na alimentação, com o objetivo de promover saúde. Engloba muito mais do que os aspéctos nutricionais, biológicos ( o que comemos), mas também trabalha outros componentes relacionados ao comer saudável (como, porquê, para que comemos etc), ou seja é algo muito mais profundo. O nutricionista tem uma formação ampla e direcionada para estes quesitos!
Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Karen Flávia
Nutricionista
Mogi das Cruzes
Boa noite, somente o nutricionista é apto a prescrever dieta e orientar o paciente em como fazer uma reeducação alimentar! Se você estiver precisando dessa orientação, é minha especialidade junto ao emagrecimento, vai ser um prazer te ajudar
Dra. Daniela Meira
Nutricionista
São Paulo
Boa noite! Pra reeducação alimentar o ideal é fazer o acompanhamento de um(a) nutricionista. Estou à sua disposição! bjs
 Júlia Pitsch
Nutricionista
Florianópolis
Olá! A reeducação alimentar é conduzida pelo profissional nutricionista, tendo como foco a modificação de hábitos alimentares e comportamentos disfuncionais em relação à alimentação. A prescrição de dietas e a assistência nutricional, incluindo a educação nutricional são atividades privativas do nutricionista. Portanto, a diferença entre os profissionais da Nutrição e da Nutrologia está principalmente na abordagem utilizada. O nutricionista atua na promoção e manutenção da saúde por meio da alimentação, e o profissional nutrólogo realiza diagnósticos, tratamento e prevenção de enfermidades ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes, além de estar habilitado para prescrição de medicamentos e suplementação em dosagens diferentes do nutricionista. São áreas complementares e que podem trabalhar em conjunto para melhores resultados, de acordo com as demandas do paciente.
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
Bom Dia! Claro, ficarei feliz em esclarecer a diferença entre nutrólogo e nutricionista.

Nutrólogo: O nutrólogo é um médico especializado em Nutrologia, que é uma área da medicina focada no estudo da nutrição humana e no tratamento de doenças relacionadas à alimentação. O nutrólogo é um profissional médico que possui formação em medicina e, posteriormente, realiza uma especialização em Nutrologia. Esse profissional é capacitado para avaliar, diagnosticar e tratar questões relacionadas à nutrição e saúde, como obesidade, desnutrição, doenças relacionadas à alimentação, entre outras. O nutrólogo pode prescrever dietas, orientar sobre suplementação nutricional e utilizar a nutrição como parte do tratamento de algumas condições médicas.

Nutricionista: O nutricionista é um profissional de saúde com formação acadêmica em Nutrição. Ele estuda os aspectos relacionados à alimentação e nutrição humana, incluindo os alimentos, seus nutrientes, a fisiologia do organismo e as necessidades nutricionais específicas em diferentes fases da vida e em condições de saúde diferenciadas. O nutricionista está habilitado a oferecer orientação nutricional individualizada e adequada para cada pessoa, com base em suas necessidades e objetivos de saúde. Ele pode realizar estimativas nutricionais, elaborar planos alimentares, fornecer orientações sobre dietas balanceadas, além de acompanhar e monitorar a evolução dos pacientes em relação à alimentação.
O profissional adequado para lhe prescrever dietas e estratégia nutricional é o nutricionista.
 Stéfane Santos
Nutricionista
São Paulo
Profissional que passa a reeducação alimentar: APENAS NUTRICIONISTA. De acordo com a legislação brasileira (Lei nº 8.078/1990 e Resolução CFN nº 600/2013), apenas nutricionistas estão autorizados a prescrever dietas, qualquer outro profissional que realize essa atividade pode estão violando os princípios éticos. o nutrólogo é um médico especializado em nutrição, com a capacidade de diagnosticar e tratar condições clínicas relacionadas à alimentação, enquanto o nutricionista é um profissional formado em Nutrição, focado em promover saúde e bem-estar por meio da alimentação, prescrever dietas, trabalhar com reeducação alimentar, etc

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.