Bom dia! Fui diagnosticada com depressão e ansiedade generalizada há 8 meses. Já tomei sertralina,

7 respostas
Bom dia!
Fui diagnosticada com depressão e ansiedade generalizada há 8 meses. Já tomei sertralina, fluoxetina, escitalopram e no momento estou tomando desvenlafaxina 100mg e Alprazolam 0,1mg, mas estou tendo muitos pesadelos, praticamente todas as noites, não durmo direito e acordo muito cansada. Não sei mais o que fazer! Nunca tive problemas para dormir e o fato de acordar cansada tem atrapalhado meu rendimento no dia a dia e principalmente no trabalho. Alguém poderia me dar alguma dica por favor?
A primeira dica é procurar o médico que prescreveu as medicações. Existem também técnicas de relaxamento que você pode usar. Precisa ver a alimentação e o que pode ajustar para melhorar o sono.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em relação aos seu diagnóstico específico, não tem como opinar sem conhecer você pessoalmente. Mas, de forma geral, a tendência, se seus sintomas forem efeitos colaterais dessas medicações, é melhorar com o tempo. Por vezes, é possível acrescentar alguma medicação para diminuir os sintomas, mas isto depende de uma análise dos mesmos junto com seu psiquiatra. Porém, precisa tomar cuidado para não trocar muito de medicações (a não ser que seja orientação direta de seu médico): é muito comum pacientes mais sensíveis a efeitos colaterais e que, por isto, pedem para seus remédios serem trocados com frequência, passarem longos períodos sem melhorar e chegarem ao consultório dizendo que já tomaram "tudo" mas, analisando seus casos, vê-se que não tomaram as medicações em dose ou por tempo suficiente. Infelizmente, os tratamentos psiquiátricos tendem a ser demorados e a exigir paciência. Fale frequentemente com seu médico. Este apoio contínuo pode ajudar a tolerar o que ocorre e a resolver algumas intercorrências.
2 sugestões:
Primeira: Conversar com o seu psiquiatra sobre o que está acontecendo para ele avaliar a medicação.
Segunda: Procurar um psicólogo para iniciar terapia e entender a profundidade, no sentido emocional, do quadro que vem apresentando.
Olá! Você já conversou com seu psiquiatra sobre essa questão? É possível que os pesadelos e sono agitado sejam efeito da medicação. Caso já tenha conversado com seu médico e tenha sido descartada a hipótese de ser efeito do medicamento, sugiro buscar um profissional da área da psicologia para que, conjuntamente, vocês possam investigar as causas psicológicas desses sintomas. Att. Carolina
A melhor dica que posso dar é procurar o seu médico para que você seja reavaliada, porque, se não está bom para você o esquema terapêutico vigente, será necessário uma nova avaliação para que se determine se vale a pena mudar esse esquema. Lembrando que as possibilidades terapêuticas vão além da medicação e podem incluir intervenções psicoterapeuticas ou mesmo orientações simples de sono e alimentação.
Olá !
Esses fármaco não necessariamente vão te fazer durmir bem, por vezes você poderá ter queda de língua, roncar á noite (pergunte ao cônjuge) e acordar com a sensação de que o sono não foi repousante.
Tente voltar no seu médico para revisar essas queixas.
Concordo com a opinião dos profissionais acima, procure o seu médico para que posso adequar o medicamento para minimizar ou eliminar os sintomas. Também sugiro que faça psicoterapia. A psicoterapia cognitiva comportamental tem demonstrado resultados satisfatórios e duradouros em casos de depressão e ansiedade. Procure um psicólogo para que você consiga por meio do autoconhecimento identificar e controlar os pensamentos, comportamentos e sentimentos que desencadeiam os sintomas. Além disso, irá ensinar técnicas, como por exemplo de relaxamento e outras, para controlar a ansiedade. Desta forma conseguirá ter uma vida mais saudável e feliz.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.