Bom dia! Fluoxetina interfere na concentração? Na aprendizagem influencia ou não?

3 respostas
Bom dia! Fluoxetina interfere na concentração? Na aprendizagem influencia?
Algumas pessoas se queixam de dificuldades cognitivas, quando tomam fluoxetina. Mas, o psiquiatra precisa ter muito cuidado ao avaliar esta queixa, porque fatores como sintomas (ou resíduos) ansiosos ou depressivos e sonolência podem também levar a estas queixas. Assim, deve haver uma averiguação muito cuidadosa, tanto para constatar se realmente há alguma dificuldade (às vezes as pessoas se queixam mas, quando se testa, elas não apresentam) quanto para determinar as possíveis causas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na realidade alteração na concentração e na aprendizagem normalmente estão muito relacionadas ao processo depressivo e ansioso, que costuma melhorar com o tratamento.
Olá, a Fluoxetina é um excelente antidepressivo usado principalmente para tratar quadros de ansiedade e depressão. Este medicamento é um Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina (ISRS), sendo ele responsável por uma modulação desse neurotransmissor no cérebro. Para que isso ocorra ele deve ser absorvido no intestino, passar pelo metabolismo hepático, ser transportado pela corrente sanguínea até chegar ao cérebro.
São necessárias algumas semanas para que a fluoxetina seja efetiva no cérebro ao realizar a sinalização de receptores e neurotransmissores. Dessa forma, se o seu Transtorno Mental estava associado com piora de concentração e na aprendizagem, é esperado que haja uma melhora assim que passar este tempo adequado para ação da medicação.
Então aguarde o tempo adequado e caso não tenha melhora poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca a depender da avaliação do seu psiquiatra. O profissional deve fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Um tratamento de excelência depende de uma boa Aliança Terapêutica com o profissional.

147) Boa noite, meu filho estava tomando donaren de 50 mg há 3 anos, mas de um mês pra ca ele não está dormindo bem,o psiquiatra trocou o donaren pelo zolpidem e Valdoxan mas ele continua sem dormir, posso dar 2 comprimidos de donaren de 50 mg de uma vez até o dia da consulta ao invés do q ele passou?
Olá, este tipo de informação deve ser discutido com seu psiquiatra para que ele possa fazer ajustes e os devidos esclarecimentos. É de suma importância a aliança e trazer segurança no uso da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem. Além disso, a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 487 perguntas sobre Cloridrato De Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.