Bom dia! Fiz uma colonoscopia e foi retirado um pequeno polipo sessil de 2mm, ressecado. Esses polip

2 respostas
Bom dia! Fiz uma colonoscopia e foi retirado um pequeno polipo sessil de 2mm, ressecado. Esses polipo são perigosos?
Alguns tipos de pólipos são considerados lesões pré-malignas. Isso está relacionado ao tipo histológico (os pólipos adenomatosos tubulares, vilosos e túbulo-vilosos e os serrilhados estão entre os mais comumente relacionados ao risco de câncer). Outro fator importante é o tamanho dos pólipos. Pólipos maiores que 1cm tem chance de malignizar e o número de pólipos encontrados também é um critério importante para planejar adequada o rastreamento e fazer estratificação de risco. Outros fatores devem ser considerados para estratificação de risco: sua história pessoal prévia, história familiar de câncer colorretal e de pólipos (principalmente parentes de primeiro grau). Seu polipo de 2mm, mesmo sendo um pólipo adenomatoso, provavelmente, apresenta um baixo risco, mas procure seu coloproctologista e ele vai poder lhe explicar detalhadamente a estratificação de risco individualizada para vc.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A maioria dos cânceres de intestino se originam em pólipos adenomatosos, porém quando completamente removidos por colonoscopia, o risco é eliminado.
Pólipos são projeções do tecido de revestimento interno do intestino delgado ou grosso (mucosa). Podem ser sésseis (pouco elevados com base larga) ou pediculados (mais elevados com base curta). Alguns são causados por fatores hereditários em algumas síndromes genéticas. O sinal mais frequente é sangramento retal, pois geralmente são pequenos para causarem dor ou obstrução. Diagnóstico: colonoscopia com biópsia ou retirada do pólipo. Podem ser benignos (hiperplásicos), pré-cancerosos (adenomatosos) ou cancerosos (carcinomas). No caso dos benignos, a remoção pela colonoscopia é o tratamento definitivo na maioria dos casos. Em casos com maior risco ou já com câncer, a cirurgia intestinal com princípios oncológicos (colectomia ou retossigmoidectomia) deve ser indicada com objetivo de cura.

Especialistas

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Coloproctologista

Goiânia

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Larissa Martins Peluso

Larissa Martins Peluso

Coloproctologista

Brasília

Renan Ribeiro da Silva

Renan Ribeiro da Silva

Gastroenterologista

São Paulo

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 531 perguntas sobre Pólipos do intestino grosso (cólon e reto)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.