Bom dia. Fiz um exame ergométrico e o resultado foi arritimia cardíaca, no entanto o médico achou

3 respostas
Bom dia. Fiz um exame ergométrico e o resultado foi arritimia cardíaca, no entanto o médico achou por bem fazer um ecocardiograma e um eletro e deram normais. O que considerar? Mesmo estando com a arritimia o eco e o eletro podem não acusar o problema? Tenho 31 anos e não tem casos na família.
Olá. Sim, é perfeitamente possível você apresentar uma arritmia no teste ergométrico, mesmo com Eletrocardiograma de repouso e Ecocardiograma normais. Essa arritmia deve ser bem avaliada e interpretada no contexto do esforço. O significado dela pode não ser patológico. Oriento procurar um cardiologista com experiência em arritmias para interpretar melhor seu exame. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O teste de esforço vai monitorizar a pressão arterial e o traçado do eletrocardiograma durante o esforço fisico, assim podemos avaliar o comportamente desses parâmetros durante a atividade fisica!

Em alguns casos o esforço pode induzir alterações no traçado do eletrocardiograma, e assim temos a documentação de uma arritmia(alteração nos batimentos do coração).

Arritmia pode ser classificada em benigna ou maligna - quando há risco de complicações. O fato de se encontrar uma “ arritmia” no teste de esforço não define nenhum prognótico; é necessário saber o tipo de arritmia e os sintomas relacionados a ela.

O ecocardiograma mostra a função do coração!
E o eletrocardiograma mostra o batimento do coração durante o repouso!
Logo seu coração está funcionando de maneira adequada e batendo normalmente no repouso!

É importante a avaliação de um cardiologista ou de arritmologista, para uma melhor interpretação do exame!
Bom dia! Na avaliação do coração temos disponíveis exames que são de ordem estrutural ou anatômica - como o ecocardiograma e ECG (eletrocardiograma); e de ordem funcional - como o teste ergométrico que realizou. São exames complementares que se somam na investigação de doenças cardíacas, porém com características diferentes ou independentes entre eles. Portanto, uma arritmia presente no teste de esforço deve ser avaliada quanto ao seu tipo/forma, origem, momento de aparecimento no exame, duração e sintomas clínicos associados. Uma história genética negativa para arritmia/morte súbita na família já é um bom começo! Porém, uma avaliação detalhada sempre se faz necessário nesse contexto. Forte abraço!

Especialistas

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Cardiologista

São Paulo

Raquel Coelho Peixoto

Raquel Coelho Peixoto

Cardiologista

Goiânia

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 692 perguntas sobre Arritmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.