Bom dia, Fiz exame de rotina de urina e deu infecção. Médico passou Norfloxacina 400mg por 5 dias.

2 respostas
Bom dia, Fiz exame de rotina de urina e deu infecção.
Médico passou Norfloxacina 400mg por 5 dias.
Até então estava sentindo somente um incomodo na hora de fazer xixi, porém a partir do segundo dia de medicamento a dor na hora de urinar piorou e estou indo no banheiro a cada 10 minutos.
Hoje já estou no terceiro dia de antibiótico e continua do mesmo jeito, isso é normal estando mais da metade do tratamento?
Bom dia!
Casos de infecção urinária costumam ter resposta ao tratamento com antibiótico em até 72h, portanto não é normal ocorrer piora.
Pode acontecer devido resistência da bactéria ao antibiótico...
A urinocultura ajudaria bastante, caso tenha sido colhida previamente ao tratamento.
Espero ter ajudado
Abraço

A piora dos sintomas urinários, como dor ao urinar e aumento da frequência urinária, durante o tratamento com norfloxacino pode ser preocupante. Embora a maioria dos pacientes com infecção urinária não complicada experimente alívio dos sintomas dentro de 2 a 3 dias de tratamento com antibióticos, como demonstrado em estudos, a persistência ou piora dos sintomas pode indicar várias possibilidades:
1. Resistência bacteriana: A bactéria causadora da infecção pode ser resistente ao norfloxacino, o que impede a resolução dos sintomas.
2. Infecção complicada: A infecção pode ser mais complexa do que inicialmente diagnosticada, como uma pielonefrite ou uma infecção associada a cálculos renais.
3. Reação adversa ao medicamento: Embora menos comum, o norfloxacino pode causar efeitos colaterais que mimetizam ou exacerbam os sintomas urinários.
Dado que os sintomas persistem e até pioraram após três dias de tratamento, é essencial reavaliar o paciente. Recomenda-se realizar uma nova cultura de urina para verificar a sensibilidade bacteriana e considerar a possibilidade de uma infecção complicada. A consulta com um especialista em doenças infecciosas ou um urologista pode ser necessária para ajustar o tratamento e investigar outras causas subjacentes.
Portanto, não é normal que os sintomas piorem mais da metade do tratamento com antibióticos, e uma reavaliação clínica é crucial para determinar a causa e ajustar o tratamento conforme necessário.