Bom dia, fiz artrodese na L4 e L5 há 10 meses, mas de vez em quando sinto muita dor no dadão do pé

4 respostas
Bom dia, fiz artrodese na L4 e L5 há 10 meses, mas de vez em quando sinto muita dor no dadão do pé e vem pra cima da perna como se tivesse fincando várias agulhas...muita dor...fica uns dois dias depois some....um fisioterapeuta me indicou tomar o ETNA para regenerar o nervo...que devo fazer ?
Provavelmente você tem uma sequela de lesão radicular ou pela cirurgia ou por compressão nervosa crônica. ETNA e nenhuma outra medição promove regeneração nervosa. A regeneração é um processo espontâneo do corpo e o auxílio da fisioterapia para estímulo é essencial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Consulte o seu médico para ser orientado.
A indicação do Etna foi muito boa, porém infelizmente o nervo não regenera com a medicação não, pois o Etna é basicamente vitmana b12, que serve para regeneração da bainha de mielina e não do nervo em si. E a b12 é ótima para a boa manutenção do sistema nervoso e não para a sua regeneração. E agora vamos a resposta da sua pergunta, provavelmente esta dor que sente é devido à lesão crônica do nervo e que inclusive deve ter sido a sua indicação da cirurgia. Nestes casos o nervo geralmente acha tendo um certo grau de recuperação devido o recrutamento de fibras saudáveis parabéns a realização das fibras lesionadas e geralmente os paciente melhoram cerca de 60% a 80% após a cirurgia e permanecem com sintomas como seu por 1 ano e meio a 3 anos e em menor número de casos pode ser que não recupere e fique com a dor por período crônico. Sugiro que mantenha o Etna e retorne ao seu médico pois há muitas opções de medicamentos que podem ajudar no seu caso. Espero ter ajudado.
A primeira pergunta a se fazer é se esta dor já existia antes da cirurgia ou não.
Independente do medicamento indicado por fisioterapeuta, sugiro que antes de tomá-lo, consulte o médico que o operou ou outro médico da área (ortopedista especialista em coluna ou neurocirurgião).
Talvez seja necessário fazer novos exames de imagem e também um estudo dos nervos das suas pernas mas isto será melhor visto numa consulta médica após examiná-lo.

Especialistas

Fabricio Guedes Machado

Fabricio Guedes Machado

Ortopedista - traumatologista

Lauro de Freitas

Agendar uma visita
Nicholai Faulhaber Pourchet

Nicholai Faulhaber Pourchet

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Cleiton Naves

Cleiton Naves

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rafael Queiroz

Rafael Queiroz

Neurocirurgião

Fortaleza

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 478 perguntas sobre Artrodese da coluna lombar por via anterior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.