Bom Dia, Faz um mês que estou tomando Cloridrato de Sertralina 50 mg, 1 por dia na parte da manhã.

5 respostas
Bom Dia,
Faz um mês que estou tomando Cloridrato de Sertralina 50 mg, 1 por dia na parte da manhã.
Com um bom tempo de uso do medicamento ele perde o efeito satisfatório? tendo que aumentar a dose? ou isso seria psicológico.
E o medicamento com o tempo pode causar perda de memória?

Grata!
Olá bom dia.

Talvez sim, pode ser que a dose esteja fraca e pode ser também, que você nem precise aumentar pode talvez precisar reajustar. Seu médico lhe orientará nesse sentido.Mas gostaria de aproveitar a oportunidade e incentiva para que procure um psicólogo(a), e de inicio a uma terapia caso não faça. Se já faz ótimo não desanime mas prossiga e logo logo verá a luz. Tenha bom animo e tudo vai ficar bem.

A disposição
Dra. Sayonara Machado

A sertralina é um remédio prescrito pelo médico no combate a depressão e ansiedade e outros transtornos, se você esta tendo algum efeito colateral desagradável, ou sente que o organismo não responde ao medicamento você deve procurar seu médico rapidamente, apenas ele pode suspender ou trocar o seu medicamento! eu sou terapeuta de alguns pacientes que usam sertralina e é normal em alguns casos uma leve perda de memoria inicialmente, porem a maioria deles reagem normalmente, e cuidado para não se auto medicar todo medicamento leva um tempo de adaptação e as vezes a ansiedade faz com que o paciente pense que precisa de uma dosagem maio, mas o médico sabe o que faz! sugiro a procura de um profissional na área de terapia, psicologo, psicanalista para poder ajudar no tratamento as vezes só o medicamento não é suficiente é preciso passar por analise e de orientação psíquica para por limites na ansiedade depressiva.
Concordo com o colega acima quanto a necessidade de acompanhamento psicológico e não somente medicamentoso, pois muitas vezes não é exatamente e tão somente o remédio que solucionará um problema emocional. E ,portanto, quem dele avaliar a necessidade de aumento ou não da medicação é o médico psiquiatra, pois o paciente pode estar tendo uma visão distorcida da situação e a a melhor pessoa para analisar isto é o psiquiatra. Porém, a sua opinião é de suma importância para avaliação do médico, pois você pode passar suas impressões e ele analisará os fatos para chegar a melhor conduta.
Existem cada vez mais estudos apontando que o remédio perde o efeito se não tem acompanhamento psicológico. A psicoterapia propõe uma mudança de comportamento, ou seja, o paciente pode mudar sua maneira de ver a vida e agir. Se ele não faz isso, o remédio no máximo traz alívio de sintomas, mas todo o remédio por melhor que seja, tem efeitos colaterais. A psicoterapia pode trazer uma melhora e com o tempo o medicamento pode até ser retirado do tratamento.
Você pode ajudar seu pai levando ao médico, Neurologista ou Geriatra. A causa disso pode ser o início de uma demência, mas, para ter certeza é necessário fazer uma série de exames.

É comum nos idosos acontecer uma série de enfermidades, como depressão e outros transtornos do humor ou demência.

Você pode ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida dele, com certeza esse quadro é reversível.

Além de levá-lo ao médico para acompanhamento sugiro que leve seu pai para locais onde possa conviver com outras pessoas da mesma idade. Existem, no Rio de Janeiro, Casas de Convivências onde o Idoso passa o dia, faz uma série de atividades e encontra muito apoio.

Boa sorte.

Renata Alli
Terapeuta Cognitivo-Comportamental