Bom dia estou participando de um processo seletivo para o exercito e no exame de audiometria consta

4 respostas
Bom dia estou participando de um processo seletivo para o exercito e no exame de audiometria consta no laudo que "media tritonal normal bilateral, com alteração em 250 e 500 hz na o.d, no edital fala que reprova "Doenças do Aparelho Auditivo:

Audiometria: audibilidade inferior a 35 dB (decibéis)
em um ou ambos os ouvidos, separadamente, nas frequências que variam de 250 a 6000Hz;" estou na duvida pois não consegui identificar se estou apto ou não nesse caso.
Olá, como vai? Respondendo sua pergunta, o exame de audiometria mede quando a pessoa começa a ouvir, em cada uma das frequências separadamente.
De acordo com a OMS (2002), uma audição considerada normal nas frequências de 250 a 8000Hz é de 0 a 25 dB, no seu caso está com a audição rebaixada, começando a ouvir em 35dB. Procure um otorrinolaringologista para descobrir o motivo da sua perda auditiva. Boa Sorte, Abraços, Ana.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Pâmela Oliveira
Fonoaudiólogo
São Gonçalo
Olá, boa tarde. Como a colega de profissão acima respondeu, é importante que você vá a um otorrinolaringologista para pesquisar a causa da alteração nessas frequências (250 e 500Hz). Mas, para o caso do concurso, a perda te impedirá de ser apto se esta for superior a 35 dbs. Para mais informações, estarei pronta a lhe ajudar. Boa sorte, abraços, Pâmela Oliveira.
 Juliana Ruas
Fonoaudiólogo
Barreiras
Respondendo a sua pergunta: Voce está apto no concurso , pois o edital considera apto até 35 db , e sua média tritonal foi normal ( ou seja, apesar da pequena alteração , está dentro do exigido pelo edital )
Parabéns !!
Estou a diposição !
Olá! Seu laudo indica que você tem "média tritonal normal bilateral", ou seja, a audição geral nas frequências mais importantes para a comunicação está dentro da normalidade. No entanto, há uma alteração em 250 e 500 Hz no ouvido direito (O.D), sem especificar o nível de perda em dB.

Verifique os valores de dB em 250 e 500 Hz no seu laudo. Se a perda for maior que 35 dB em qualquer uma dessas frequências, pode haver risco de reprovação.
Consulte um otorrinolaringologista para uma avaliação mais detalhada e, se necessário, um novo exame para confirmar os resultados.
Se houver dúvidas, entre em contato com a organização do processo seletivo para esclarecer como o critério está sendo aplicado na prática.
Se a sua perda auditiva nessas frequências estiver abaixo de 35 dB, você deve estar apto. Se estiver acima, pode ser um critério de eliminação.

Espero ter ajudado!

Abraço.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 136 perguntas sobre Audiometria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.