Bom dia, estou me separando da minha mulher e temos um filho de 3 anos, queríamos saber como lidar com

15 respostas
Bom dia, estou me separando da minha mulher e temos um filho de 3 anos, queríamos saber como lidar com isso, como conversar com ele, para que ele não fique com a cabecinha confusa, pois é muito pequeno ainda. Desde ja agradeço.
Falando a verdade a ele, de uma maneira que possa entender.
O mais importante é que ele possa entender que o pai e a mãe continuarão exercendo seus papéis, afinal de contas, quem está se separando é o casal.

é super importante a terapia de familia/casal também para ajustar a comunicação nas diversas etapas que o divórcio inclui. Acreditamos que o divórcio pode ser sim um movimento de saúde e uma escolha de respeito e esperança para a vida de ambos. Para os filhos é importante ser trabalhado os setimentos emergentes dessa perda de configuracao familiar para ser elavoborada uma nova configuracao. Trabalho atendendo em dupla com outro terapeuta especializado em casal e família assim como eu. É uma tecnica borueguesa de equipe relfexiva. Nesse caso pode ser combinado um certo número de sessões com frequência semanal e quinzenal. Fico a disposição para maiores dúvidas ou informações.
Olá! É importante que tanto você quanto sua esposa estejam em um estado emocional estável o suficiente para falar com a criança com tranquilidade. A criança deve saber o que vai mudar em sua rotina, como com quem passará a maior parte do tempo e quando verá o outro genitor. O tema deve ser abordado com leveza, de forma gradual e de forma a antecipar as mudanças que ocorrerão. Os melhores investimentos que vocês podem fazer são no cuidado com a saúde emocional de vocês próprios, para que então possam transmitir tranquilidade e naturalidade à criança.
Uma criança de 3 anos de idade não entende algumas situações e interpretações pois ainda não chegou nessa parte do desenvolvimento. Caso os 2 terminem sem brigas fica muito fácil comunicar. Diga que agora ele terá duas casas. E aos poucos a medida que seu desenvolvimento permitir compreender vão explicando aos poucos. A criança vai sentir a falta, vai chorar porque é normal. Sentir falta do pai e da mãe. Mas faça devagar. Nao precisa explicar tanto, porque ela não vai entender como nós entendemos.
As crianças são muito sensíveis a qualidade do cuidado dos pais e a estabilidade emocional. O mais importante é os pais conseguirem de fato separar os próprios problemas da criança, garantindo a qualidade dos momentos com a criança. Isto é, os adultos devem ser amadurecidos para não usar a criança nos conflitos.
Devem garantir a criança que continuam sendo pais, amando e cuidando da criança, mesmo que não permaneçam morando juntos na mesma casa.
Caso os adultos tenham dificuldades em manter para si os próprios problemas, é recomendável que procurem auxilio profissional.
Olá dizer exatamente como ficará a vida dele a partir dessa separação. Para atravessar esse momento na vida de vocês seria indicado uma terapia com seu filho. Com certeza vocês teriam bons e significativos ganhos. Procure um bom profissional e muito sucesso.
Olá!
O processo de separação é quase sempre muito doloroso para todas as partes envolvidas ( casal, filhos, familiares). Mesmo quando a decisão parte do casal, ainda sim, conflitos aparecem.
Sugiro que você procure uma ajuda profissional de um psicólogo. Existem momentos que é de extrema importância não se deixar só.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Dra.Cirene Valadão/Psicóloga/Neuropsicóloga/Psicoterapeuta de Casal e Família.
Boa tarde, cada contexto familiar possui uma forma de se comunicar e uma dificuldade particular em articular os conceitos, significados e sentimentos. Desta forma, acredito que seja importante tratar deste manejo em sessão, cuidando das questões da sua família.
Avalio como positiva a sua preocupação. É importante que busque a terapia de casal para alinhar questões de divórcio, e como ficará a comunicação entre vocês e com a criança. Neste caso, com a terapia de casal, a grandes chances de buscar uma solução mais tranquila para seu caso, seria o melhor caminho. Lembrando sempre que cada caso é um caso. Espero ter ajudado!
Olá.
Quando a separação é conduzida da melhor forma possível pelo casal, as crianças se adaptam mais facilmente às mudanças. É interessante que ela saiba que pai e mãe não vivo mais conviver juntos, mas que isso não significa um rompimento da relação entre pais e filhos.
A verdade sempre...e muito bom um profissional auxiliar neste momento pois a família esta passando por momentos delicados.
Avisar a criança o quanto antes, isso e claro não vai tornar o processo menos dolorido seria importante como já falei procurar ajuda psicológica sera bom para ele e para vocês antes de bater o martelo.
Ha sempre uma possibilidade de mudança ... afinal e uma forma diferente dele ver sua família.
Olá! É importante tratar a criança com respeito e não exclui-la de um processo que é familiar. Utilizar de uma linguagem clara e acessível a idade dela se faz fundamental, explicando um passo de cada vez sobre as mudanças que irão acontecer na rotina da família, deixando sempre em evidência que apesar de ser diferente, uma mudança na rotina familiar não será necessariamente para pior. Será apenas diferente! O quão melhor vocês conseguirem alinhar como pais como será essa nova etapa e a forma de repassar isso para a criança, mais tranquilo e leve poderá ser esse momento.
A preocupação de vocês já é um bom indicativo de que a relação pais e filho está além da relação. Parabéns já por isso... quanto ao procedimento acima de tudo a verdade, de forma clara e acessível e de preferencia o casal juntos, porque a criança mesmo com 3 anos é capaz de compreender e elaborar o que se conversa com ela desde que realmente sinta-se segura com a situação. Claro que o ideal seria um processo de Terapia Familiar para poder esse momento ser acompanhado de um profissional que pode apoiar e acolher neste momento a família.
Hoje em dia, ter pais separados leva muito menos a preconceitos contra os filhos e muitos se sentem bastante à vontade com esta situação.

Conversar com a criança, conforme sugerido acima, com tranquilidade, explicando as mudanças e deixando claro que os pais estão se separando, mas a criança continuará sendo amada por ambos é muito importante. Algumas crianças podem sentir-se culpadas e, quando isto ocorrer, é importante abordar esta questão.

De modo geral, quando a separação não é tumultuada, não se espera que a criança tenha grandes traumas. Entretanto, é impossível prever a reação e, certamente, as crianças se sentem mais seguras quando ambos os pais estão presentes.

O grau de compreensão das crianças pode variar e, se houver dúvidas quanto à capacidade, no caso dele, sem dúvida é interessante consultar um(a) psiquiatra ou psicólogo(a) com experiência em famílias para orientar.
Olá

Importante essa iniciativa de se preocupar e procurar fazer da melhor forma. Demonstra que como pais estão querendo o melhor para o filho, nesse caso, esclarecer, contar a ele o que vai acontecer. Continuarão como pais sempre, independente do que acontecer, essa certeza é importante para a criança na hora da separação dos pais. Utilizar uma linguagem para a idade da criança, deixar registrado que faça as perguntas sempre que quiser sobre o assunto, isso pode oferecer uma situação segura para a criança.
Penso que seria de ajuda ao casal buscar o apoio psicoterápico nesse momento. Isso poderá ser de grande valia. Deixará os pais amparados e também o filho(a). Fico a disposição