Bom dia, estou começando o tratamento com Paroxetina por causa de ansiedade e agorafobia . Só que

9 respostas
Bom dia, estou começando o tratamento com Paroxetina por causa de ansiedade e agorafobia . Só que não sei como os remedios funcionam . Tenho medo de eu ser apenas um robo dos remedios e nao responder por mim, algo do tipo . Como se fosse uma embriaguez, nao sei . Como funciona ?
Olá! Não se preocupe, você não irá virar um robô nem deixar de ser você mesmo. Os remédios atuam reduzindo a sua ansiedade. Em paralelo ao tratamento medicamentoso, busque uma psicóloga para que você compreenda melhor a causa dessa ansiedade e agorafobia, assim você terá uma melhora na sua qualidade de vida

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A medicação auxilia para redução dos sintomas e alívio da ansiedade, vai agindo aos poucos para que sintas mais tranquilidade diante das situações... Contudo, nem sempre consegue dar conta do problema como um todo e de entendê-lo em sua causa e possíveis situações que acionam os sintomas! Nesse sentido, seria importante integrar o processo psicoterapêutico! A terapia cognitivo-comportamental tem demonstrado bons resultados em transtornos de ansiedade! Sugiro que busques ajuda... Boa Sorte!
Oi!!

Bom, de cara já digo que pode sossegar, por que isso não vai acontecer. O remédio não irá dopar você. Isso, por que a ação do medicamento é na diminuição da ansiedade, no controle dela organicamente. E isso vai ajudar vc a lidar melhor com a agorafobia (que assim como todas as demais fobias é provocada por um altíssimo nível de ansiedade diante de uma situação específica).

Você não disse se já faz psicoterapia ou não. Se faz, é fundamental a continuidade. Se não faz, é necessário iniciar.

É na psicoterapia que você conseguirá equilibrar sua ansiedade na mente e eliminar a agorafobia. Nenhum medicamente desfaz fobias, independentemente de qual seja. A descontrução da agorafobia e o controle da ansiedade pra sua vida, vem na psicoterapia. Sem ficar dependendo de qualquer medicamento.

Você vai sentir e perceber a diferença!
Esse medicamento traz um equilíbrio na química do seu cérebro e você vai sentir mais tranquilidade em geral e as coisas que te causam ansiedade, já não vão te incomodar tanto. É muito indicado iniciar uma terapia (de preferência cognitivo comportamental ) para você aprender a lidar com sua ansiedade de forma natural e, após um tempo, poder diminuir o medicamento.
Os remédios são eficazes no seu caso, não vai deixa-la como roubo não , fica tranquila. Aconselho a procurar um Psicólogo especialista em pânico. A sim irá fazer o tratamento completo e depois de um tempo poderá deixar a medicação.
Os remédios atuam nos sintomas eles reduzem os sintomas indesejados, converse essas fantasias com seu médico e fale com ele tudo que vc sente, mas é somente atraves da terapia que se tem a chance de compreender o que lhe leva a tais sintomas se for do seu desejo procure alguem que vc acredita poder lhe ajudar.
Olá.
Você não precisa de preocupar, pois o medicamento não irá fazer com que você comece a agir como um robô. A Paroxetina serve como regulação da química cerebral, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, fazendo com que você não se sinta tão ansioso. O equilíbrio serotonérgico ocorre em aproximadamente de 7 a 14 dias. Recomendo que mesmo tomando este medicamento, localize um psicólogo da sua preferencia para tentar compreender um pouco mais sobre esta ansiedade e agorafobia, pois o medicamento ajuda no alivio dos sintomas, mas a causa destes devem ser melhor compreendida por você para que ocorra um alivio definitivo.
Olá, seu medo é bem comum. Muitas pessoas se preocupam com a modificação que o medicamento pode fazer nas tomadas de decisões e até na personalidade. Contribuo com a resposta de que isso não ocorrerá, você continuará sendo a mesma, só que com o alívio dos sintomas da ansiedade, por conta da manifestação medicamentosa em seu organismo. Para uma melhora significativa, além dos medicamentos é interessante a psicoterapia também, pois contribuirá com o autoconhecimento e como lidar com a ansiedade. Abraço
Olá! Concordo com as respostas dos colegas... É importante ressaltar que, a medicação irá atuar nos sintomas existentes, havendo necessidade de trabalhar com as causas - nesse contexto o tratamento psicológico ajudará a identificar e compreender as situações em que ansiedade surge. Por meio da terapia, obterá o autoconhecimento para conseguir passar pelas situações tendo outros pensamentos, comportamentos, reduzindo a ansiedade. Procure um psicólogo.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.