Bom dia. Estava tomando 10 mg de escitalopram a 5 meses Aprox. Tive melhora aí médico me deu alta. D

2 respostas
Bom dia. Estava tomando 10 mg de escitalopram a 5 meses Aprox. Tive melhora aí médico me deu alta. De uma semana pra cá estou tendo recaídas com crise de Pânico e pensamentos ansiosos. Voltei a tomar o escitalopram a sete dias por recomendação do meu médico. Hj faz sete dias que voltei a tomar. Estou tomando 5 mg. Ainda estou sentindo muita crise de Pânico e pensamentos ruins. É normal isso acontecer mesmo tomando o medicamento?
Dificilmente se indica, hoje em dia, apenas cinco meses de tratamento, se for um transtorno de pânico. O escitalopram não é a principal indicação para transtorno de pânico, mas pode funcionar. A dose de cinco mg, entretanto, dificilmente é suficiente e sete dias de tratamento também não costumam ser suficientes. Infelizmente, sem conhecer pessoalmente seu caso, não é possível dar orientações seguras.

Sim, é possível que você ainda esteja enfrentando sintomas de ansiedade e crises de pânico mesmo após retomar o tratamento com escitalopram. Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode acontecer:

Tempo para eficácia total: O escitalopram, como muitos outros antidepressivos, pode levar algumas semanas para atingir sua eficácia máxima. Mesmo que você esteja tomando o medicamento há sete dias, pode levar mais tempo para que ele comece a aliviar completamente seus sintomas.

Dose inicial baixa: Iniciar com uma dose mais baixa, como 5 mg, pode significar que pode levar mais tempo para o medicamento atingir níveis terapêuticos em seu corpo. Seu médico pode ter optado por uma dose inicial menor para minimizar os efeitos colaterais iniciais.

Resposta individual: Cada pessoa responde de forma diferente aos medicamentos. Algumas pessoas podem precisar de ajustes na dose ou de um tempo maior para sentir os benefícios completos do tratamento.

Necessidade de reajuste: Se após algumas semanas você ainda estiver enfrentando crises de pânico e pensamentos ansiosos, pode ser necessário reajustar a dose do escitalopram ou considerar outras opções de tratamento, como terapia adicional ou medicamentos complementares.

É importante continuar seguindo as orientações do seu médico e ser paciente durante o processo de tratamento. Se os sintomas persistirem ou piorarem, não hesite em entrar em contato com seu médico para revisar seu plano de tratamento e fazer os ajustes necessários. Além disso, é importante manter um diálogo aberto com seu médico sobre seus sintomas e como o tratamento está afetando você.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120