Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida. Posso te

34 respostas
Bom dia! Consigo fazer dieta, mas chega um momento que começo a me descontrolar na comida.
Posso ter algum transtorno?
Existe um limite muito tênue entre a saúde e a doença; no caso das possíveis compulsões está justamente na perda do controle de fazer escolhas.
Tenho notado em meu consultório muitas pessoas que começam uma dieta (até mesmo com acompanhamento de um nutricionista) e não conseguem dar andamento na mesma. Racionalmente sabem o que é correto e como fazer, no entanto, comportamentalmente, não conseguem colocar em prática, uma vez que o subconsciente "autossabota" muitas vezes o indivíduo em comportamentos que por muitas vezes estão "cristalizados". A hipnose clínica tem se mostrado muito efetiva na ressignificação dos comportamentos compulsivos. É claro que sempre é aconselhável também um acompanhamento médico para verificar se não existe nenhuma disfunção orgânica, metabólica ou algo do gênero.
Espero ter ajudado, busque ajuda de um profissional da medicina e um psicólogo que tenha também como ferramenta a hipnose clínica. Forte abraço e espero que consiga ter bons resultados por esse caminho!

Delicado responder a pergunta sem uma avaliação e sem ter conhecimento do que ocorre com você, a ansiedade ela é um 3l
elemento que costuma afetar o processo da dieta.
Att.
Eduardo
Olá!! Então como seria essa dieta?? Dieta muito restritiva pode gerar esse comportamento. Se você inicia excluindo vários alimentos de uma só vez essa dieta não vai ser sustentável para seu perfil. Você vai iniciar, pode até ter um bom resultado porém, não vai conseguir seguir devido seu corpo já está dependente de certos vícios. Seu plano alimentar deve ser de acordo com sua rotina que seja prazeroso de seguir, colocando seus desejos alimentares de uma forma adaptada suprindo seus anseios e trabalhando da melhor forma essa sua compulsão através dos alimentos! Agora se depois disso você ainda sente dessa maneira com certeza um psicologo pode te ajudar muito. Procure um profissional para te auxiliar. Bjosss
Olá, para podermos fechar um diagnóstico é necessário mais informações. No entanto, se você percebe um descontrole e isso te incomoda, com certeza seria o caso de investigar e entender as causas disso.
Fico a disposição.
Concordo com os colegas.
Emagrecer não é somente controle alimentar, é controle das emoções, de impulsos e de sentimentos. É busca de equilibrio e maturudade emocional.
Procura um profissional da psicologia com tecnicas de emagrecimento para que possa te ajudar nesse processo.
Dietas muito restritivas podem causar transtornos alimentares. O que recomendo tanto como Nutricionista tanto como Personal trainer é um estilo de vida ativo e uma reeducação alimentar. Para isso claro... conte com uma equipe multidisciplinar como terapeuta, Nutricionista, professor de educação física. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos!!
Olá! Sabemos que o que experimentamos desde os primeiros sopros de vida é alimentação. É um registro dos mais importantes na nossa vida. Então comer é muito bom! Fazer dieta, significa ter claro as metas que deseja alcançar e para que ou para quem. Fazer uma dieta balanceada é muito importante para sua saúde, mas se está muito difícil, pode estar envolvido algum processo subjetivo e portanto, vale a pena uma consulta com um profissional da psicanálise ou da psicologia para entender o processo de recaída. Abços
Seria importante uma avaliação psicológica para responder sua pergunta. Seria importante investigar com um terapeuta cognitivo comportamental o que acontece com sua motivação e pensamentos ao longo da sua dieta.
Olá...
A dieta é uma iniciativa díficil, toda restriçao é sofrida, pois trata-se de tirar o que gosta.
Toda dieta precisa de uma orientação nutricional, o nutricionista é o profissional indicado.
É muito importante neste processo também buscar ajuda de um psicólogo, o acompanhamento vai trabalhar as emoções adivindas da dieta.
Em relação a transtornos alimentares, é preciso de muitas informações e uma avaliação presencial.
O psicólogo, observando sintomas relacionados a algum transtorno alimentar, fará encaminhamento para o médico psiquiátra.
Abraços!
Bom dia ! Lembre-se que quando envolve mudança de hábitos, passamos por momentos de adaptações, muito das vezes ruins! Acredito que um acompanhamento nutricional e psicológico possa auxiliar nos seus objetivos e metas. É muito arriscado falar que você tem transtorno x ou y. Procure profissionais na área da saúde para te orientar.
O descontrole alimentar nem sempre está ligado a um transtorno alimentar, mas pode ter relação tanto com o tipo de dieta (no caso das muito restritivas) quanto com a regulação emocional. É comum as pessoas descontarem as emoções na comida. Por exemplo, comer mais ou pior quando está estressado ou ansioso e nem se dar conta. É importante fazer avaliação mais detalhada com um nutricionista e um psicólogo para ter certeza.
Olá, é muito importante que você faça uma avaliação, procure um nutricionista ou psicólogo para melhor responder, pois só no contato com o paciente que conseguimos mensurar melhor o que está acontecendo. As vezes não é um transtorno, mas uma adequação na forma que vem fazendo sua dieta, percebo na sua fala que até tenta, mas não consegue manter. Tenho certeza que conseguirá resolver isso logo, mas não deixe de procurar ajuda de um profissional.
Olá, seria bom verificar a sua questão conjuntamente com um médico, nutricionista e psicólogo. Não é raro perder o controle de dietas pro elas serem muito radicais, mas também pode ser uma compulsão ou uma carência de nutrientes no seu corpo. Por isso, uma análise multidisciplinar vai te dar uma resposta mais completa e te ajudar a encontrar o equilíbrio.
Boa tarde, ficou um pouco vaga a pergunta, essa dieta foi passada por um profissional? Em muitos casos nós começamos uma dieta muito restritiva por nossa conta, e o corpo realmente reage, agora se foi um profissional que passou e você não consegue seguir converse com ele, e tente se perceber como se sente com relação a comida, quando comemos compulsivamente pode ser um transtorno, se sentir desta forma procure ajuda de um psicologo.
Boa sorte!
Ola, não existem muitos dados na sua pergunta, mas para saber se há um problema como um transtorno alimentar existem algumas perguntas: sente-se constrangida com o peso e tem vergonha das pessoas? Como muito rapido, sem sentir o sabor da comida? Sente-se empaturrada e/ou come ate passar mal? sente-se incapaz de controlar seu comportamento alimentar e impulso para comer? Como quando está chateada? Come sem fome? Sente culpa ou odio de si mesmo depois de comer muito? Alterna episodios de privaçao com orgias alimentares? Alterna periodos de passar fome e de comer compulsivo? é incapaz de parar de comer quando quer? Preocupa-se com comida boa parte do tempo? Se repondeu posittivo a maior parte dessas perguntas pode sim apresentar compulsão alimentar.
trate de sua ansiedade, procura profissionais na área de saúde mental. procure um psiquiatra e caso necessário será encaminhada a um psicólogo.
Olá! Procure fazer um acompanhamento psicológico em conjunto com a dieta. O seu caso pode ser compulsão alimentar, ansiedade ou autodisciplina insuficiente. Somente com uma avaliação do seu caso é possível estabelecer o motivo para esse "descontrole" que você relata.
É preciso ter cuidado com a dieta sem acompanhamento de profissional capacitado. Toda dieta muita restritiva, tende a causar compulsão depois de um certo tempo.
Se possível busque um profissional da nutrição para orientações e desenvolvimento de um plano alimentar adequado para seu caso. A psicoterapia vem para auxiliar em outras questões que podem estar fazendo o paciente a comer em excesso.
Sair da dieta e se descontrolar depois não necessariamente significa um transtorno. É muito comum nós colocarmos metas difíceis de atingir num primeiro momento e quando não conseguimos, nos frustramos e descontamos tudo. Por isso, é importante realizar um acompanhamento com psicólogo e nutricionista para te ajudar nesse objetivo da dieta e te ajudar a entender melhor sobre essas frustrações.
Procure ajuda e assim poderá ter um acompanhamento adequado para entender o que te leva a ter esses momentos de compulsão alimentar. Procure um psicólogo (a)
Busque terapia . Isso te ajudará a se perceber ainda mais .
Olá! Você está fazendo o acompanhamento com nutricionista? Emagrecer com saúde é fundamental. Além de comer adequadamente se faz necessário também incluir a prática de atividade física de forma regular, para te auxiliar nesse processo. As dietas que prometem resultados muito rápidos costumam ser mais restritivas e isso representa um perigo à saúde pois pode dificultar a sua adesão a dieta e favorecer o desenvolvimento de uma compulsão alimentar. Se você começa a fazer dieta mas sempre para, talvez tenha escolhido uma dieta rígida demais, por isso ela não está se sustentando por muito tempo. Também é importante que dê atenção as suas emoções. A ansiedade pode está interferindo nessa sua questão com a comida. Não é incomum que as pessoas comam as suas emoções quando não sabem lidar com ela. Sugiro que procure um Psicólogo, ele poderá te ajudar a alterar a forma como você se relaciona com a comida e desenvolver hábitos mais saudáveis. Além de se conhecer melhor você verá que comer com consciência é perfeitamente possível. Cuide-se bem!

Olá! É necessário procurar um psicólogo(a) para avaliar o seu quadro. As dietas produzem uma relação conflituosa do sujeito com a comida, gerando esse ciclo entre comer demais, culpa e restrições ou vice-versa. O descontrole alimentar pode estar relacionado a um transtorno alimentar, mas é necessário um avaliação clínica. Lembrando que comer em excesso é diferente de um episódio de compulsão alimentar. Fico à disposição!
Olá! Primeiramente, seria interessante consultar uma nutricionista para obter orientações sobre a dieta. Outro ponto interessante a ser avaliado é a ansiedade que pode ser uma variável que prejudique seus resultados na dieta. Um trabalho multidisciplinar com nutricionista e psicólogo seria interessante para te ajudar a descobrir a causa de suas dificuldades.
Olá
Você se queixa não conseguir manter a dieta. Acredito que essa deva ser a principal queixa de quem precisar fazer um regime alimentar.
Procure um/a psicoterapeuta, para uma avaliação, você terá que fornecer informações mais apuradas.
Boa sorte
Olá! A dieta é uma situação "artificial", de restrição alimentar, e a depender do tamanho da restrição que a dieta lhe impôs, em algum momento é esperado que comece a se descontrolar na alimentação e a ter comportamentos compensatórios. No entanto, para dizer se os comportamentos configuram um transtorno alimentar, isso requer uma avaliação mais detalhada, com apoio de um especialista em transtornos alimentares (psiquiatra/psicólogo/nutricionista)
Para o diagnóstico, é necessário a avaliação de vários profissionais, mas é importante observar se não há uma restrição muito forte quanto a alimentação, gerando o descontrole.
Aconselho a procura de um profissional em Psicologia para o melhor direcionamento nesse caso.
Olá
É importante passar por uma avaliação psicológica, para verificar se a compulsão alimentar é um sintoma associado a algum transtorno de fato.
Olá! Sim, pode ser algum tipo de transtorno, mas também pode não ser. Passar por restrições (como a dieta), comumente podem levar a comportamentos de descotrole, sem necessariamente significar um transtorno. Psicoterapia pode te ajudar. Abraço.
Bom dia! Como vc está?
Com sua pequena narrativa não da p fazer um diagnostico, porém da para traçar algumas ideias. Preciso entender como é sua rotina, o que é essa dieta, pq vc faz, há quanto tempo, o que sigifica a alimentação pra vc..enfim. Para entender da sua dificuldade. Mas penso também que restrição nunca e a chave, pois sempre gera compulsão, sabia? e se vc tem ansiedade, pode ser um forte gatilho, pois a alimentação é uma coisas que dá mais prazer em nossa vida, imagina viver se restringindo?
tem formas mais sofridas de tentar diminuir sua compulsão. Aconselho vc buscar um profissional da psicologia, para juntos traçarem metas, entenderem tua história, tuas dificuldades (pois as tuas serão diferentes das minha, ou da maria, por exemplo), então traçaremos um plano terapeutuco de acordo com tua hstoria e tua subjetividade . Enfim, são muitas possibilidades que o processo terapeutico traz. Sou a leticia, sou psicóloga e me colcoo à disposição. fique bem =) @leticiafernandespsi historia. tAMÉM pensaremos em estratégias para lidar com ansiedade. Dependendo do caso, uma ajuda psiquiatra medicamentosa pode ser de boa ajuda.
Boa tarde, como tem passado?
Dietas podem ser decisões e hábitos bem complexos e algumas severos para serem colocados nas vidas das pessoas, preste bastante atenção.
A partir da sua fala é possível dizer um pouco sobre seu questionamento, mas não é possível de dizer somente com o que você nos perguntou se possui algum transtorno, contudo pode-se dizer que você tem algumas coisas a contar sobre as dificuldades de se fazer dieta e nesse ponto pode ser interessante buscar uma terapia.
Nela poderá falar sobre o que a dieta significa para você, quais os motivos te levam a buscar, como é para você manter a dieta e como são esses momentos em que não consegue mais sustentar a dieta e se "descontrola" na comida, não há aí somente questões fisiológicas e químicas, há coisas importantes aí sobre sua história de vida.
Procure um(a) psicólogo(a).
Espero ter ajudado.
Existem outras causas que podem levar à perda de controle com a comida, como fatores genéticos, história familiar de transtorno alimentar, pressão social em relação ao corpo, pressão para manter uma "alimentação saudável", restrição alimentar, impulsividade, baixa autoestima, ansiedade, entre outros. Agende uma consulta para avaliação.
Olá, tudo bem? Espero lhe encontrar bem!
Entendo sua preocupação. É comum que muitas pessoas enfrentem momentos de descontrole em relação à comida, e isso pode gerar desconforto.
O autocontrole é fundamental para nos ajudar a fazer escolhas que estejam alinhadas com nossos objetivos e valores. Conseguindo criar uma rotina e seguir com disciplina. Quando perdemos o controle sobre nossas ações, especialmente em áreas como a alimentação, pode ser um sinal de que há questões mais profundas que precisam ser exploradas.
A psicoterapia pode ser um caminho valioso para que você possa melhor esses padrões de comportamento e as emoções que possam estar contribuindo para o descontrole alimentar. Posso lhe ajudar na compreensão da sua relação com a comida, identificar gatilhos emocionais que levam a episódios de descontrole e desenvolver estratégias para lidar com essas situações de forma mais saudável.
É importante ressaltar que buscar ajuda profissional da saúde mental não significa que você tenha necessariamente um transtorno alimentar, mas sim que você reconhece a importância de cuidar da sua saúde mental e emocional. A psicoterapia pode oferecer um espaço seguro e acolhedor para você explorar suas preocupações e aprender novas maneiras de lidar com elas. Além disso, durante o processo psicoterápico você poderá fortalecer o autoconhecimento para evitar a sensação de perda de controle e compreender melhor o que está acontecendo com você. Saber que pode seguir o que foi planejado ou ajustar as estratégias para avançar é fundamental para o conforto emocional.
Havendo interesse em iniciar seu tratamento através da psicoterapia, me mande uma mensagem. Vamos conversar. Posso lhe auxiliar nesse momento para seu bem-estar emocional. Conte comigo, estou à disposição! Fico no aguardo do seu contato. Desejo sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços e melhoras! Psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá, como você está? Neste caso é importante investigar através da Psicoterapia o que está desencadeando esse comportamento.
Fico à disposição!