Bom dia, como identificar se uma pessoa tem depressão e está escondendo isto, existem alguns sinais

9 respostas
Bom dia, como identificar se uma pessoa tem depressão e está escondendo isto, existem alguns sinais que podemos notar? E como ajudar?
Acrescentando ao que foi dito quanto aos sintomas que podem aparecer em um quadro de depressão, é importante destacar que na depressão há uma dificuldade da pessoa em se cuidar/se dar suporte, principalmente no primeiro momento onde está tudo muito embolado (o que é aquilo que fizeram com você na família, trabalho/relações e o que é a sua responsabilidade por estar nesse lugar).
Sabendo disso, acredito que o acolhimento, afeto, suporte e força para procurar ajuda (principalmente da psicoterapia) pode ser algo fundamental no contato com essa pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muitas vezes a depressão é vista como fraqueza, frescura ou má-vontade, fazendo com que a pessoa tente não demonstrar que possa estar sofrendo. Isto é bem mais comum do que parece e muitas vezes são os amigos ou familiares os primeiros a identificar os sintomas da depressão. Entre os principais sinais que a pessoa possa estar em depressão destacam-se: cansaço constante, irritabilidade, apatia, indiferença ao afeto dos outros, abandono de atividades que antes gostava de fazer, alterações nos hábitos alimentares, demonstra estar sobrecarregada ou sob pressão, instabilidade de humor, etc. Importante lembrar que estes sinais podem ocorrer em intensidades variadas, sem que se configure uma depressão. Porém, se voce perceber mudanças significativas em alguém próximo a você, converse sobre o que está sentindo, se coloque como solidário com suas dificuldades e sugira tratamento com psicólogo e/ou psiquiatra.
Olá!! Tem sinais que podem ser percebidos sim. Geralmente a pessoa vai se isolando aos poucos, deixando de procurar amigos, recusando convites pra coisas que antes ela amava fazer, começa a se sentir muito cansada, não se concentra mais como antes nas atividades, pode haver perda ou aumento de apetite, o ciclo do sono também pode ser alterado (dormir muito ou dormir bem pouco)... para ajudar alguém que está começando com uma depressão o ideal é se mostrar disponível pra ela, demonstrar como ela é importante, ser compreensivo/a, ter paciência e não ficar forçando muito a barra pois isso pode gerar ainda mais isolamento da parte dela
Bom dia. Os sintomas depressivos, geralmente, instalam-se de forma lenta. Pode haver uma perda de interesse de atividades costumeiras, desmotivação, cansaço, prostração, diminuição da libido, introversão, distúrbios do sono e da alimentação ... São vários os sintomas que podem ocorrer. A depressão pode se dar por fatores endógenos ( relativos ao funcionamento do próprio organismo), ou pode ser reativa (causada por um fator externo). Em muitos casos, aquele que se encontra nesta situação, não se percebe num primeiro momento como estando "deprimido". Ele poderá perceber mudanças, sem que consiga atribuir uma causa ao mal estar que o afeta. Nem sempre trata-se de "esconder", A busca pela recuperação ou melhora deve se dar a partir do próprio sujeito, quando este percebe que precisa de ajuda. Entretanto, os familiares e amigos podem auxiliá-lo a atravessar esse momento, assim como sugerir algum tipo de tratamento.
Reforçando tudo o que já foi dito aqui, acredito que o isolamento e a perda de interesse em atividades diárias, quando percebido na pessoa, é um grande sinal de alerta para tentar entender o que está acontecendo e procurar a ajuda de um psicólogo. Ele poderá avaliar melhor os sintomas e orientar no melhor tipo de tratamento.
Para se ajudar uma pessoa ela tem que estar disponível a receber essa ajuda, pode se colocar a disposiçao mas só é ajudado quem quer.
Muitas vezes uma pessoa nao reconhece a necessidade de ser ajudado, dai os familiares buscam ajuda pra si, sendo atraves dessa ajuda conseguem ajudar seu proximo.
A gente so pode ajudar outro se nos estivermos bem.
Um analista sob pode analisar outro se tiver tido uma boa analise.
Olá, que bom que você está querendo ajudar o próximo, pessoas deprimidas precisam realmente da nossa ajuda.
Existem, sim, sinais.
A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Aconselho que você vá com essa pessoa primeiro ao psicólogo para que possa receber uma avaliação correta e precisa do que está acontecendo. Espero ter ajudado.
Tudo começa com diálogo, algo positivo para uma relação saudável, você pode pontuar o que você tem percebido como traços de depressão na pessoa com cuidado para não "diagnosticar" ela antes de um profissional, assim, minha sugestão é que você apoie esta pessoa a buscar ajuda de um profissional que poderá avaliar de fato o que pode estar acorrendo com ela.
Busque ajuda!
Abraços, Flavianne.
A pessoa com depressão, por mais que tente não demonstrar, é possível sim perceber algo. Normalmente ele demonstra falta de energia para atividades de sua rotina, certa apatia, idéias negativa sobre si mesma, sobre o ambiente onde está inserida, sobre o mundo e o futuro. A melhor forma de ajudar é estar próxima dela e se mostrar disposta a ajudar e na medida do possível encorajá-la a buscar ajudar profissional com um psicólogo e / ou psiquiátra.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.