Bom dia. Ansiedade, estresse, nervosismo, pensamento fixos de doenca.. provocam dor no corpo? em especifico,

13 respostas
Bom dia. Ansiedade, estresse, nervosismo, pensamento fixos de doenca.. provocam dor no corpo? em especifico, na garganta? dor leve, para e depois volta.. tenho andando tão tenso psicologicamente que parece estar afetando minha garganta. não estou gripado, resfriado nem nada.
A ansiedade pode provocar muitos sintomas físicos diferentes, incluindo dores no corpo. Porém é fundamental que sejam avaliadas e descartadas outras causas para esse tipo de sintoma antes de atribuí-los a ansiedade.

Cuidado com os seus limites. Em geral os sintomas funcionam como alertas, tal qual o farol amarelo do trânsito de automóveis. Às vezes gosto de associar o nosso corpo com o automóvel. A forma como você dirige, como você escuta as diferenças de ronco do motor, os barulhinhos internos, acendimento dos faróis, modo como estaciona, revisão etc. Nosso corpo também tem um funcionamento, muito mais rico, delicado e surpreendente, que um automóvel. E ambos têm sua mecânica, sua dependência de uma atenção detalhada para os desgastes naturais do tempo. Tudo bem, a vida é assim. Com todos e com tudo. Faz tempo que você foi ao médico para uma revisão? É bom ir! E se precisar conversar um pouco sobre o que anda pensando e sentindo, vá ao psicólogo. É muito bom.
Boa tarde,

Sim, a ansiedade e outras questões emocionais e psicológicas podem provocar dores no corpo, porém antes deve- se consultar um médico para descartar outras possiveis causas da dor.
Sim, é possível que a ansiedade cause esses sintomas. Contudo eles também podem indicar outros problemas de saúde, mesmo porque estresse afeta todo o sistema imunológico. Sendo assim, recomendo que procure um médico para avaliar se há algum problema na sua garganta e um psicólogo para cuidar da sua ansiedade. Caso seja necessária também uma avaliação psiquiátrica ela será recomendada pelos profissionais citados. Cuide-se.
Existem sim inúmeros sintomas relacionados à ansiedade. Um dos comportamentos possíveis que uma pessoa com uma ansiedade mais intensa pode ter é o de automonitoramento. Você anda monitorando muito a secreção da sua garganta? Essa atenção pode levar a uma limpeza maior do que a habitual pelo pigarro, o que pode ocasionar certa irritação, e aumentar ainda mais sua vigilância. Existem técnicas em terapia que podem reduzir esse ciclo, e certamente haverá uma redução de todos os demais sintomas com um bom acompanhamento psicológico.
Essas dores no seu corpo pode ser sim, uma resposta fisiológica ao estresse.
Isso tem um elevado custo à saúde, promovendo o esgotamento mental e físico.
Sugiro que busque ajuda médica, para descartar exaustão orgânica. E, Psicoterapia para o gerenciamento do estresse.
Cuide-se!
Ansiedade e estresse provocam dor no corpo, sim! Na garganta, em específico, não se pode ou deve dispensar a avaliação de um médico. Sugiro uma avaliação para o diagnóstico mais assertivo e o acompanhamento psicológico para tratar melhor a origem desses males que o(a) afligem
Corroboro com as respostas de todos os colegas. A ansiedade provoca muitos sintomas. Dor de garganta não se faz tão comum no caso de ansiedade. Porém, algumas atitudes de ansiedade podem acabar produzindo por consequência o problema de garganta. As inflamações ( caso seja o seu caso ) devem ser tratadas com visita ao médico e uso da medicação. Já a ansiedade é um tratamento que envolve acompanhamento psicológico.

Abraços.
Olá, é possível que a ansiedade cause estes sintomas.
Minha indicação é fazer uma terapia o mais breve que possível para sair deste mal-estar para um bem-estar.
Descartados outros problemas biológicos podemos pensar dessa maneira. O stress gera ansiedade, a mesma trabalha junto ao sistema simpático autônomo do nosso corpo, responsável por respiração, digestão, entre outras questões. A ansiedade é como um acelerador ligado toda hora e para o sistema simpático funcionar necessitamos do hormônio do stress chamado cortisona. Com altos níveis de cortisona, ou de stress no corpo, nossa imunidade abaixa e ficamos mais vuneráveis a bactérias e viros do ambiente. Então, de uma forma a ansiedade pode sim influenciar em alguns aspectos como dor de garganta, ou alguns outros tipos de sintomas, pois está ligada ao stress, e a alta quantidade de cortisona liberada dentro da própria corrente sanguínea, por estar pisando sempre no acelerador do sistema simpático. Um exemplo, pode observar que pessoas ansiosas, com altos níveis de stress, muito agitadas (hiperativas) têm uma tendência a ficarem doentes com mais facilidade do que outras pessoas. Abraços!
Olá amigo!
Você é um ser único, na união do seu fisiológico, psicológico e espiritual. Os seus pensamentos e sentimentos, bem como os seus comportamentos refletem-se de imediato no seu físico, no seu corpo. Portanto, nada de se estranhar. Seja dor na garanta, ou dores em qualquer parte do corpo, sempre estarão associadas ao seu estado psicológico. Assim, recomendo que procure o quanto antes um psicólogo para voltar a ter uma vida saudável. Coloco-me à disposição! Um abraço!
Sim, pode ser ansiedade. Procure um Psicólogo.
Junto a essa busca, continue análise médica para se assegurar de que haja ou não alguma patologia física.
Esse sintoma que você está descrevendo é algo chamado somatização, quando não existe causa física/biológica para alguma dor ou doença. A somatização vem como um grande alerta para que você pare e comece a se concentrar em seu emocional. Talvez vocês esteja engolindo muitas coisas, situações, pessoas... e esse simbolismo da garganta venha assim para que você veja, acabou sendo ''visual'' e não mais somente um pensamento. Então, busque um processo de terapia e viva uma vida leve.