Bom dia, alguém que terminou recentemente um relacionamento tóxico e está sofrendo absurdamente as f

33 respostas
Bom dia, alguém que terminou recentemente um relacionamento tóxico e está sofrendo absurdamente as fases iniciais como o luto, sem apetite, com insônia, pensamentos negativos, é recomendado o uso de algum tipo de medicamento?
Bom dia! É uma situação realmente delicada que costuma afetar muitos aspectos da nossa vida, e sintomas de ansiedade e depressão são comuns neste processo. Seria bacana agendarmos uma consulta para que eu possa relatar pontos importantes referente a este processo. Estou com horários disponíveis em minha agenda. Fico à disposição para combinarmos um horário viável a você. Um abraço, fique bem!

Olá, boa noite. Essa situação é muito delicada e difícil. Recomendo que você busque acompanhamento psicológico, para te ajudar a lidar com tudo isso e passar por essa fase de uma maneira um pouco menos sofrida e mais leve. O psicólogo vai avaliar se acha necessário ou não te encaminhar para um psiquiatra para avaliação sobre o uso de medicamentos. Mas, em geral, não é necessário o uso nesses casos, somente a psicoterapia e o tempo ajudam bastante. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 160
É uma situação bem complicada qualquer término de relacionamento. E o luto faz parte. Mas vai passar! Procure uma ajuda psicológica. Antes de pensar em possíveis medicamentos.
Boa noite! Olha, pela forma como você coloca a pergunta, parece existir uma demanda mais gritante por psicoterapia que por medicamento, porque se você está sofrendo muito pelo fim, é porque apesar do lado ruim, a relação trazia coisas boas e é sobre a integração entre esses dois lados da relações que é necessário trabalhar, bem como sobre o significado da insônia e falta de apetite e ainda a função dos pensamentos negativos, para que você possa, então, concluir o processo de luto. A medicação não entregará respostas para tais questões que são cruciais para concluir o luto.
Olá, viver experiência de relacionamento tóxico ou abusivo causa facetas de dor e possíveis prejuízos. Mal estar, transtorno, incômodo e sofrimento, lamentávelmente, também fazem parte desse contexto, entendo. Os impactos podem deixar sequelas emocionais e psíquicas que se devidamente cuidadas podem ser atenuadas. Porém, para fazer o uso de medicação é necessário ir a um médico especialista (psiquiatra quiça neuropsicologista). Mas remédios devem ser cuidadosamente administrados. Preferencialmente quando são extremamente necessários, e precisam ser receitados por profissionais experientes e de visão ampla ou biopsicosocial do paciente. A verdade é que, mesmo os bons profissionais que ao conhecer profundamente a composição e funcionalidade da medicação que lhe receitar, sempre estará sujeito ao desconhecido, pois cada paciente é um ser único, com uma combinação biologica e orgânica ímpar e complexa demais para acertar em perfeição o encaixe medicamentoso com a combinação orgânica do paciente. Então, salvo em casos de extrema necessidade, o indicado é sempre procurar a consulta com psicóloga experiente, para uma avaliação. A psicoterapia não expõe a efeitos colaterais, não tem risco de tolerância, dependência e não tem contraindicação, estando mais relacionada a necessidade que você expõe aqui, ao relatar seu histórico. A ciência que trabalha com pensamentos, sentimentos, comportamentos e emoções é a psicologia. Em algum momento ou outro, fazer psicoterapia será fundamental, levando em consideração a história vivida de relacionamento tóxico. Seja para cura, seja para enfrentamento, seja para mudança, ou busca de equilíbrio, e para uma nova relação no futuro. Possivelmente adiar só trará mais prejuízos. Com a experiência que tenho em Saúde Mental, posso afirmar que quanto mais tempo se leva para procurar acompanhamento psicológico ao identificar a necessidade de consulta, mais difícil fica de reverter a condição atual do sofrimento. Espero ter ajudado, me coloco à sua disposição! Visite meu site para saber mais (se interessar em uma consulta), meu insta também está à sua disposição @fernandasantospsicologa. Obrigada por compartilhar sobre você! Um abraço acolhedor!
Olá, o medicamento tem sua função e ajuda, mas sempre que for receitado por um médico. E paralelo a ele, é importante começar uma análise, um trabalho de fala, com as palavras que a psicoterapia pode servir muito nesse sentido. A psicoterapia para poder trabalhar esse luto, essa depressão (que para cada paciente aparece de uma maneira diferente). Se você quiser, podemos marcar uma entrevista e trabalhar esses pontos e os sintomas irão aliviar com o tratamento. Estou com horários disponiveis. Um grande abraço.
Olá!
Os relacionamentos tóxicos causam grande efeito emocional. O processo de rompimento de qualquer relação trás sentimentos fortes, sejam eles de alívio ou dor. E há demanda de se recolocar na própria vida sem aquela pessoa, ou seja, rever o dia a dia, planos, projetos. É um tempo de se refazer, se reorganizar.
A medicação viria se neste processo tudo ficasse extremamente insuportável. Porém, se assim for, um processo psicoterápico vem contribuir para tua subjetividade, ou seja, como tu estás passando e elaborando tudo isto. Com ou sem medicação, seria bastante recomendável procurar um espaço de escuta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, provavelmente não será necessário o uso de medicação, mas sim de um acompanhamento psicoterápico. O trabalho na terapia te auxiliaria a entender o que este relacionamento significou para você, o que seu/sua ex simbolizou na sua vida, além de você ter um suporte para cuidar das feridas decorrentes de um relacionamento não-saudável.
Fico à disposição
Boa noite! Vejo muitos casos deste tipo no consultório. Lidar com as emoções após um término de relacionamento não é uma tarefa fácil, mas o mais importante é entender o que aconteceu e identificar que aprendizados pode se obter dessa situação desagradável; aos poucos se reerguer para poder dar seguimento na vida de maneira saudável. Nem sempre a medicação é necessária, depende de cada caso e um psiquiatra ajuda nessa avaliação. Mas recomendo que você busque ajuda de um psicólogo que trabalhe com a Terapia Cognitiva Comportamental a qual vai ajudar você a lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos indesejados. Me coloco a disposição caso você queira mais esclarecimentos ou queira dar início ao tratamento.
Olá, o ideal seria buscar ajuda psicológica antes de buscar ajuda medicamentosa, pois a medicação não resolve o emocional e dentro da sua descrição é isso que precisa ser tratado.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Medicações pode mascarar o seu problema emocional, o processo de luto precisa ser vivido, é natural, mas se tiver insuportável, procure Psicoterapia para te ajudar. Fique bem!
Sinto muito pela sua dor. Muitas vezes as feridas podem ganhar uma dimensão ainda maior quando traumas não processados do passado também se misturam com o momento do luto atual, Portanto, sugiro duas abordagens que haverão de te beneficiar antes de pensarmos em auxílio medicamentoso., Terapia EMDR + Pain Management. Tudo de melhor e sim, há muitas formas de conforto e exercício de resiliência.
Um abraço!
Olá! Entendo seu sofrimento, mas o mais recomendado nesse momento é a psicoterapia para ressignificar as suas crenças e pensamentos sobre esse relacionamento, caso necessário o auxilio de medicamentos, o(a) psicólogo(a) irá te encaminhar para um médico psiquiatra. Um abraço.
Quem deve avaliar se você precisa ou não de medicamento é médico psiquiatra, pois vários parâmetros precisam ser avaliados. Se você precisar tomar medicamentos por um período, não é algo ruim, muito pelo contrário, pode lhe auxiliar a lidar com o sofrimento. Mas independente se você precisar ou não de medicamento é importante procurar um psicólogo, para lidar com a dor e o sofrimento que você vem passando.
Não sei se esse alguém é você ou outra pessoa, de qualquer forma a medicação só deve ser prescrita por um médico. Mas te recomendo que procure um psicólogo o mais rápido possível para fazer um diagnóstico e verificar que há necessidade ou não de um acompanhamento por um psiquiatra que aí sim terá a autonomia para caso necessário receitar uma medicação. Mas repito procure um psicólogo imediatamente, que lhe ofereça consulta presencial ou online, psicólogo este que lhe inspire confiança e que possa lhe atender ou atender outra pessoa que você está descrevendo.
Sim,é normal ter algumas reações até mesmo físicas em episódios de separação,perdas ou lutos,porém para que voce consiga passar por essa fase é importante fazer psicoterapia com psicólogo.Quanto a necessidade de medicamentos é preciso uma avaliação com psiquiatra.
Olá, o processo de luto pode ser complexo, principalmente se existe afeto não elaborado. Sintomas psicossomáticos, ansiogênicos podem fazer parte deste processo e o ideal seria fazer um acompanhamento terapêutico a fim de se fortalecer e compreeder o processo envolvido. A medicação alivia alguns dos sintomas mas seria importante uma ação que auxilia na elaboração psíquica.
Olá, como vai?
O luto é um processo único e cada um vive de uma maneira diferente. O luto pelo fim de um relacionamento pode ser intenso, acompanhado de muito sofrimento.
O acompanhamento durante o processo de luto pode te ajudar. Grupos de acolhimento é outra forma de buscar apoio.
Já o uso de medicação pode ser avaliado por um psiquiatra.
Sugiro agendar consulta com psicólogo para avaliação inicial
Olá! Separações, rompimentos não são fáceis, ainda mais quando envoltos em dinâmicas abusivas. Por teres te dado conta e conseguido romper o ciclo, conseguistes dar um primeiro passo na reconstrução da tua vida e da tua autoestima. Seria interessante buscares um psicólogo para iniciar o processo terapêutico e te auxiliar nessa fase. A medicação agora seria como um suporte(e precisa ser avaliada por um médico), mas as questões pendentes a tua relação irão permanecer até que você consiga tratá-las apropriadamente. Fico à disposição caso queiras falar a respeito. Um abraço, psicóloga Natália K.
Olá, términos de relacionamento por mais abusivos que seja, nunca são fáceis, ficam cicatrizes e você passara pelo processo de luto. Busque o enfrentamento, um psicólogo pode te auxiliar nesse momento e caso necessário ele indicará um psiquiatra.
Olá! O término de um relacionamento não é fácil. Mas precisamos focar nos motivos que nos levaram a essa situação. Tentar seguir em frente é a melhor forma de se recuperar emocionalmente, ainda que seja muito difícil. Para superar o fim de um relacionamento é preciso começar uma intensa história de amor com você mesmo. Procure um Psicólogo para te ajudar nesse processo doloroso. Será um prazer te ajudar. Fica posto meu convite. Abraço!
Olá! O processo de luto após o fim de um relacionamento é natural, pois o término representa uma perda, o rompimento de um vínculo afetivo. Se tratando de um relacionamento tóxico, as feridas emocionais podem ser ainda mais difíceis de lidar. Nesse caso, seria de extrema importância buscar um Psicólogo, pois a Psicoterapia com certeza pode auxiliar a enfrentar esse momento delicado.
Olá! Em primeiro lugar, o fim de um relacionamento costuma, de fato, ser muito difícil. Como você bem colocou, é uma fase de luto, que tende a gerar diversas emoções confusas e negativas. Eu recomendaria uma ajuda psicológica, justamente para compreender não apenas o luto do fim da relação, mas também os motivos que levaram você a se envolver num relacionamento tóxico. Um bom profissional auxiliará a compreender padrões de funcionamento e relacionamento, bem como a necessidade ou não de incluir um tratamento com psiquiatra/medicação.
Todo término tem si uma complexidade única, mas o fato de ter sido tóxico só indica que já existe um desequilíbrio que pode gerar prejuízos. Então, o ideal é procurar uma avaliação para que consiga ter um tratamento por inteiro, conseguindo resignificar algumas experiências e realmente melhorar sua relação com o mundo.
Olá!! Geralmente terminar um relacionamento gera sofrimento e afeta várias áreas da vida. É um momento bastante delicado. Nesse momento, busque olhar para si. Quais atividades você gostava de fazer antes de iniciar o relacionamento? Resgate essas atividades. Se mantenha perto da sua rede de apoio (familiares e amigos). Em relação a medicação, busque um Psiquiatra, só ele poderá avaliar a necessidade de uso da medicação. Espero ter te ajudado!!
Olá, o processo de separação e luto por si só já é um desafio. As emoções podem ser intensas e difíceis, mas é importante atravessar essa fase para elaborar o luto e se adaptar a vida sem essa pessoa. Quando falamos de um relacionamento tóxico, o desafio é ainda maior, pois as feridas, a autoestima, a dependência podem ser complicadoras desse processo.
Mas você não precisa passar por isso sozinha. Busque ajuda profissional, a psicoterapia vai te ajudar a se encontrar e se reconstruir. Um profissional também vai avaliar se há necessidade do uso de medicação. Busque também apoio na sua família, amigos, e colegas.
OI! Como voce está?
Imagino que não seja fácil vivenciar essa situação. A separação é também um luto e, portanto, deve ser vivenciado e não ignorado. É difícil esse momento, né? Separação não é fácil.
Por isso, é normal sentir a vontade de estar em casa, evitar pessoas, enfim... mas isso um dia passa, se você se permitir vivenciar o luto. Seria bom você agendar com sessão de psicoterapia para falar mais sobre os seus sentimentos, pois isso vai te ajudar a superar essa fase.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***

Olá! O término de um relacionamento pode ser complicado, ainda mais quando é uma relação tóxica. Muitas vezes gera uma dependência emocional, a qual se torna difícil de se afastar, mesmo com todo sofrimento que a relação traz.
A medicação nesses casos pode auxiliar se, por conta de toda situação, desenvolver algum grau de depressão e não conseguir “se levantar” sozinho(a). Porém, existem outras alternativas que podem ajudar. Como você disse, o término foi recente e a ferida ainda está aberta. Com o tempo a sua dor diminuirá gradualmente. Você pode distrair a mente com hábitos saudáveis, ficar ao lado de boas companhias, família e amigos que te apoiem, realizar práticas meditativas e técnicas de respiração para controlar a ansiedade. Dessa forma, diminuirá os sintomas que está sentindo como insônia e falta de apetite.
De qualquer forma, meu conselho é que você busque um profissional da psicologia para te acompanhar e te auxiliar neste momento e, caso ele ache necessário o apoio de medicação, irá te indicar a um médico de confiança para melhor avaliação.
Espero que você fique bem.
Abraço.
A prescrição de medicação supõe uma avaliação médica, então é importante que você procure um médico para avaliar seu caso em específico. Psicoterapia também é indicado nessa situação.
Relacionamentos abusivos podem deixar marcas por muito tempo, é importante que tenha consciência que só existe uma coisa pior que terminar um relacionamento abusivo, permanecer nele! Se dedique a fazer coisas que você precisou abrir mão, e se possível procure ajuda profissional
Olá! Mesmo quando o relacionamento era muito tóxico, o processo de luto pela separação pode ser muito intenso, como o que você está relatando. Pode haver muito sofrimento, muita dor. Às vezes pode ser preciso o uso de algum medicamento, às vezes, não. Cada pessoa é única, e o processo de cada um é único. Talvez, nesse momento, mais importante que a medicação, seja buscar a ajuda de um psicólogo. Até para conversar com o profissional sobre a necessidade (e o desejo) de encaminhamento para psiquiatra. Há muitos modos de se cuidar, e, nesse caso que você citou, eu diria que um acompanhamento terapêutico com um psicólogo seria muito benéfico!
Te convidamos para uma consulta: Apoio psicológico ao luto - R$ 200
Olá! Atravessar um luto, mesmo que esteja relacionado a uma dinâmica prejudicial, um término de relacionamento abusivo ou tóxico, também está envolto de sentimentos e emoções difíceis. É parte do processo vivenciar muita tristeza, alterações no humor, sono ou fome. Passar por essa etapa com apoio e suporte, tanto de pessoas próximas significativas como amigos e familiares, é tão importante quanto receber suporte profissional (psicólogo e psiquiatra). E somente o profissional estará habilitado para te encaminhar, avaliar e sugerir a medicação, que na maior parte das vezes, não se faz necessário. Fique bem e conte comigo!