Bom dia, a ansiedade pode causar sensações de vazio e de desrealização/despersonalização?

35 respostas
Bom dia, a ansiedade pode causar sensações de vazio e de desrealização/despersonalização?
Pode, devido ao fato de trazer diversas preocupações e medos, por exemplo, mas cada questão deve ser analisada de forma mais aprofundada. A sensação de vazio pode estar ligada a necessidades não supridas, por exemplo, ainda lembrando que a ansiedade em si não é um sintoma, mas um sinal de que é preciso se movimentar em busca de soluções. No entanto é preciso saber entender as sensações que está sentindo.

Olá!
O transtorno de despersonalização/desrealização é um tipo de transtorno dissociativo que consiste em sentimentos recorrentes ou persistentes de distanciamento do próprio corpo ou processos mentais, geralmente com uma sensação de ser um observador externo da própria vida ou de estar desconectado de um ambiente. Quase sempre é desencadeado por estresse grave, vale a pena você observar sua história de vida.
Como comorbidade, algumas pessoas podem ter transtornos ansiosos ou depressivos. Quando você fala em sensação de vazio, me parece estar mais ligado a depressão.
Nesse momento, um acompanhamento fará toda a diferença para identificar possíveis traumas e te deixar bem.
Olá! A ansiedade quando não tratada pode te causar essas sensações de desconforto e vazio. Para saber qual é o seu diagnóstico com mais precisão, é necessário que se busque uma avaliação psiquiátrica ou um psicólogo. A desrealização e a despersonalização são transtornos dissociativos que têm como principais sintomas a sensação de irrealidade, anestesia e separação do próprio corpo. Apesar dos sintomas, a pessoa é capaz de separar a fantasia da realidade e se manter consciente. Busque ajuda profissional, tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Oiê! Pode sim, tanto durante um episódio ansioso como depois.
Para entender melhor o que está acontecendo e poder cuidar da forma mais adequada para você, o mais recomendado é ter ajuda profissional com psicólogo
Olá,
Transtorno de despersonalização ou síndrome da despersonificação é um tipo de distúrbio da saúde mental em que o paciente se sente constantemente desconectado de seu corpo e de seus pensamentos. Em casos de extremo estresse, potencializa a ansiedade, em comorbidade, com estre transtorno. Portanto, um atendimento realizado por um profissional qualificado, te ajudará ter uma grande melhora e tratamento do mesmo.
Sou formada há 2 décadas, e autora do livro XO ANSIEDADE< vendido pela Amazon, atendo por telemedicina e tenho certeza que te ajudarei. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Sim, a ansiedade pode causar sensações de vazio e desrealização ou despersonalização. Esses sintomas são comuns em pessoas com transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade geral ou o transtorno de ansiedade social. No entanto, é importante lembrar que esses sintomas também podem ser causados por outros problemas de saúde mental e física, por isso é importante procurar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Bom dia!!!

A ansiedade quando manifestará de forma disfuncional, pode se manifestar de várias formas, isso vai depender de cada pessoa e da sua relação dessa pessoa com as coisas que a cercam. A desrealização/ despersonalização pode sim ser uma dessas manifestações.
Olá!

Entendendo a ansiedade como uma forma disfuncional de reação do corpo em determinadas situações, sim, é possível que você tenha outros sintomas que parecem com outros transtornos.

É fundamental que você procure ajuda profissional para entender melhor a sua ansiedade. Usei o termo sua para mostrar que cada pessoa tem sua forma de demonstrar ansiedade e gatilhos diferentes.

Espero ter ajudado!
Bom dia! Despersonalização é um sintoma muito comum da ansiedade, a sensação de vazio é pouco relatada, mas pode sim existir, é importante procurar um bom psiquiatra ou psicólogo para ver se há ainda outros sintomas e se podem ter haver com algum transtorno, pois esses 2 sintomas não estão presentes apenas no Transtorno de Ansiedade Generalizada, pode também estar presente em outros transtornos, para um melhor diagnóstico sempre é interessante a consulta com um bom profissional.
Com certeza! Ansiedade pode provocar sensações diversas.
Também é comum que o vazio e a sensação de não realização sejam anteriores (e muitas vezes desencadeadores) do quadro de ansiedade.
Olá! Sim, a ansiedade pode provocar diversos sintomas. Sugiro que busque uma ajuda profissional para cuidar disso!
A ansiedade tem formas muito plurais de se manifestar, inclusive como angústia, ou sensação de vazio, perda de sentido. Quanto à desrealização/despersonalização, pode ser um sintoma parte de um transtorno maior ou um transtorno em si. A sensação de afastamento da realidade, parecer um filme, perda do senso de si são característicos da desrealização/despersonalização, que também são mecanismos de enfrentamento instintivos, assim como os de luta e fuga. É preciso investigar em sua história se este tipo de mecanismo de enfrentamento foi anteriormente usado como forma de escapar de situações de agressão, abuso, violências diversas contra você mesmo(a) ou como expectador(a), sendo comum nesse tipo de caso em que não há como lutar ou fugir. O organismo, então, defende-se mantendo-se alheio, afastando-se emocionalmente daquilo que causa dor.
Boa tarde!

A ansiedade pode causar sim estes sintomas, ela potencializa seus medos. Um dos focos dos exercícios para os momentos de crise é justamente te trazer de volta das fantasias catastróficas para o presente, para o corpo.

É preciso um trabalho terapêutico mais profundo para compreender a estrutura da sua ansiedade e tratá-la.
Boa noite! um dos sintomas da crise de ansiedade pode ser sim derspersonalização, é importante investigar a causa da ansiedade que está nos seus pensamentos gerando emoção de medo que aciona nosso sistema de luta e ataque culminando na ansiedade, procure fazer exercícios de respiração e procure ajuda de um profissional da área de saúde mental, boa sorte
Sim, sentimentos de desrealização/despersonalização podem ser sintomas de ansiedade. No entanto, é sempre recomendado procurar um profissional para uma adequada orientação.
Olá! Podem sim ser sintomas de ansiedade, mas o ideal é procurar ajuda profissional para fazer uma avaliação ok? Fico a disposição.
Olá! A resposta é Sim. É preciso dar voz esse lado ansioso e entender esse modo de enfrentar as situações da vida se desligando, não sentindo.
A Terapia do Esquema pode te ajudar muito!
Estarei disponível! Quer saber como isso pode acontecer?Entre em contato.
Olá! Pode sim. Seria necessário a investigação de gatilhos que estão gerando a ansiedade, recomendo a psicoterapia.
Estou a disposição!
Olá! sim, pode estar relacionado a algum evento estressor. Recomendo que busque suporte profissional para então se for o caso seguir o tratamento adequado.
Olá. Gostaria em primeiro lugar de definir os dois temas.
Na despersonalização a pessoa passa a observar suas ações como um telespectador, com pouco ou nenhum controle sobre suas ações. Já a desrealização está mais ligada a um sentimento ou sensação de desligamento do ambiente.
O Transtorno de Despersonalização geralmente aparece em pessoas que passaram por grandes traumas ou situações de muito estresse. O abuso de drogas como por exemplo Cannabis e Ecstasy também podem desencadear esse transtorno.
Já a desrealização está mais ligada a um sentimento ou sensação de desligamento do ambiente. A desrealização pode surgir associado a pânico, ansiedade ou medo e fazem parte de sensações e sentimentos dissociados.
O Vazio também pode ser encontrado na ansiedade. É importante verificar junto a um psiquiatra se são estes sintomas mesmo que está sentindo e se não tem algum transtorno por trás e também é importante fazer psicoterapia. Marque uma sessão comigo, trabalho on-line. Essa primeira é um presente! Fico te aguardando!
Sim, a ansiedade pode causar sensações de vazio e de desrealização/despersonalização. A sensação de vazio pode ocorrer quando a ansiedade é acompanhada de uma sensação de falta de significado ou propósito na vida, ou quando a pessoa se sente desconectada de suas emoções e experiências.

Já a desrealização é uma sensação em que a pessoa sente que o mundo ao seu redor não é real ou não parece real, enquanto a despersonalização é uma sensação de desconexão ou distanciamento de si mesmo, como se estivesse observando a si próprio de fora do próprio corpo.

Ambas as sensações podem ser sintomas de transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. É importante lembrar que esses sintomas podem ter várias causas e é sempre importante procurar um profissional de saúde mental para avaliar o diagnóstico e o tratamento adequados.
Bom dia! Antes de tudo é importante entender o que você compreende como despersonalização. Uma estranheza de si mesmo? Um sentimento de perda de familiaridade com o ambiente e consigo? Sentimento de estar alheio ao mundo, a ponto de observá-lo como “expectador”? Entender essa sensação, assim como o sentimento de vazio, é necessário para compreender se estão ligados a um quadro de ansiedade ou outro possível quadro. Abraços, fico a disposição.
Olá, sim! A ansiedade pode causas esses sintomas. Lembre-se de buscar a orientação de um profissional para o dignóstico.
Sim, a ansiedade pode causar sensações de vazio e de desrealização/despersonalização. A sensação de vazio pode ocorrer quando a pessoa se sente sem rumo ou sem propósito, e pode ser uma consequência da ansiedade quando ela afeta a capacidade da pessoa de se concentrar ou de se envolver em atividades significativas.

A desrealização e despersonalização são sensações em que a pessoa se sente desconectada do mundo ao seu redor e de si mesma, respectivamente. Essas sensações podem ser causadas por diversos fatores, como transtornos de ansiedade, transtornos dissociativos, estresse pós-traumático e outros problemas emocionais.

Portanto, se você está experimentando essas sensações, é importante que você consulte um profissional de saúde mental para avaliar a causa e buscar tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Sim, a ansiedade pode causar essas sensações de vazio e de desrealização e despersonalização. Indico que busque ajuda psicológica para entender os porquês dessas sensações e avaliar adequadamente como essa ansiedade se apresenta e se manifesta.
Olá, a ansiedade por si só, é uma manifestação física de um sistema de luta e fuga diante de uma situação considerada aversiva/ameaçadora ou que você sente que precisa se proteger, por exemplo. A ansiedade por si só não é má e nem vilã, e pode acabar tendo diferentes manifestações, a variar da pessoa. Todos temos um limiar de ansiedade que pode ser maior ou menor. A partir do momento que a ansiedade lhe causa sofrimento, precisamos entender o motivo de ela estar exacerbada. Inclusive, quais os tipos de manifestações físicas e implicações no seu dia a dia ela tem. Assim, a ansiedade não é uma causa em si de despersonalização. A despersonalização faz com que o indivíduo tenha uma percepção sobre si alterada. O que pode sim, vir acompanhado de sintomatologia ansiosa e depressiva, no entanto, as causas são multifatoriais e demandam uma investigação e aprofundamento mais cuidadosos nos temas da despersonalização e o que pode ter levado ao estado dissociativo de si. A psicoterapia pode ser um espaço de análise para tal em conjunto com um acompanhamento psiquiátrico. Espero ter oferecido algum insight ;)
Sim, a ansiedade pode causar sensações de vazio e de desrealização/despersonalização. Esses sintomas podem ocorrer durante um episódio de ansiedade aguda ou crônica e podem ser extremamente desconfortáveis e preocupantes para a pessoa que os experimenta.

A sensação de vazio pode ser descrita como uma falta de emoção, interesse ou propósito na vida. Pode ser difícil se conectar com os outros ou se sentir satisfeito com as atividades diárias. A ansiedade pode contribuir para essa sensação de vazio, pois pode fazer com que as pessoas se sintam desconectadas de suas emoções ou incapazes de encontrar alegria em suas experiências.

A desrealização e a despersonalização são sensações em que a pessoa se sente desconectada de si mesma ou do mundo ao seu redor. A desrealização é a sensação de que o ambiente ao redor é irreal ou estranho, enquanto a despersonalização é a sensação de que a pessoa está separada de seus pensamentos, emoções ou corpo físico. Esses sintomas podem ser muito angustiantes e, em casos graves, podem levar a sentimentos de isolamento e medo.

Se você está enfrentando esses sintomas, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a entender a causa subjacente e trabalhar com você para desenvolver estratégias eficazes de gerenciamento da ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem comum e eficaz para o tratamento da ansiedade e de seus sintomas relacionados.

Oi! Como vai voce?

A resposta é sim!
é possível que esses sintomas sejam causados pela ansiedade. A ansiedade pode fazer com que a mente fique sobrecarregada e pode levar a sintomas de despersonalização (sensação de estar fora do corpo) e desrealização (sensação de irrealidade do ambiente ao redor). É importante lembrar que esses sintomas podem ser assustadores, mas são geralmente inofensivos e temporários. Se esses sintomas persistirem ou interferirem em sua qualidade de vida, é recomendável procurar ajuda profissional.

**
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
**.
Olá! Sim, sensação de vazio e de despersonalização podem aparecer junto com a ansiedade, não necessariamente causada por ela. Abraço.
Olá! Sim, a ansiedade pode estar associada a sensações de vazio e desrealização/despersonalização. Essas sensações são sintomas que podem ocorrer durante episódios de ansiedade intensa, como em transtornos de ansiedade, transtorno de pânico ou transtorno de estresse pós-traumático. Se você está enfrentando esses sintomas, é recomendado buscar apoio profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Com carinho... Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Sim, a ansiedade pode causar sensações de vazio e desrealização/despersonalização. Esses sintomas podem ser assustadores e desconfortáveis, mas é importante lembrar que eles são uma resposta comum do organismo diante da ansiedade intensa.

A sensação de vazio pode surgir quando nos sentimos desconectados das nossas emoções e da realidade ao nosso redor. Já a desrealização/despersonalização envolve uma percepção distorcida do ambiente ou de si mesmo, como se estivesse observando tudo de longe ou como se sua identidade estivesse alterada.

É fundamental buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para compreender e tratar esses sintomas. Eles podem ajudar a identificar os gatilhos da ansiedade, desenvolver estratégias de enfrentamento e fornecer suporte emocional para lidar com essas sensações. Lembre-se de que você não está sozinho(a e que existem recursos e cuidados disponíveis para ajudá-lo(a) a superar essa fase.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Bom dia, como vai? Sim, é possível no transtorno de ansiedade que você sinta despersonalização, ou seja, sinta desconectado de seu corpo e de seus pensamentos. E mais, a ansiedade pode levar a esta sensação de vazio descrito por você em seu relato. É muito importante que você procure um psicólogo para poder tratar sua ansiedade, pois já está te causando prejuízos e perda da qualidade de vida.
Absolutamente, sim. A ansiedade pode causar esses fenômenos. É muito desafiador e angustiante enfrentar a despersonalização e desrealização - estes sentimentos de desconexão do próprio corpo e do ambiente ao redor podem causar uma profunda sensação de isolamento e confusão.

É fundamental reconhecer que esses sintomas são reações naturais do corpo e da mente diante de situações de estresse intenso ou traumáticas. Sua mente está tentando te proteger do sofrimento emocional ao tentar te desligar da realidade.

Saiba que existe apoio disponíveis para você. Buscar a ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, pode ser um passo importante para entender e lidar com esses sintomas e te ajudar a recuperar o senso de conexão consigo mesmo(a) e com o mundo ao seu redor.

Olá! Como vai? Sim, a ansiedade pode estar associada a essas sensações. Porém tudo o que está sentindo, inclusive ansiedade é um sintoma, que provavelmente está ligado a questões mais específicas da sua vida. Na psicoterapia, ampliamos a percepção sobre o que acontece no seu contexto e em seu mundo interno (cognição, emoções) e com isso vamos cuidando da raiz desses sintomas. Espero ter ajudado! Fico à disposição!