Bom dia! A ansiedade deixa a gente como se tivesse com uma bola na garganta?

59 respostas
Bom dia!
A ansiedade deixa a gente como se tivesse com uma bola na garganta?
Sim, pode ser um sintoma de ansiedade. Alguns pacientes descrevem como um aperto no peito, podem apresentar taquicardia e outros sintomas físicos. Se este sintoma estiver prejudicando seu dia-dia, seu convívio com familiares, procure auxílio médico. Com essa quarentena estamos todos sujeitos a ficarmos mais ansiosos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Bruno Alves
Psicólogo
Três Pontas
Sim. Esse é um sintoma no qual alguns pacientes que tem ansiedade se queixam. Tente analisar as situações que está vivendo possibilitando encontrar caminhos para o enfrentamento de conflitos. Evite se preocupar com coisas que você ainda não tem respostas. Viva um dia de cada vez!
 Simone Nunes de Freitas
Psicólogo
Mogi das Cruzes
Sim... pode ser um dos sintomas, outras queixas que são relatadas: dor no peito, insônia, taquicardia e mudanças no seu hábito alimentar. A terapia pode te auxiliar a entender o gatilho da ansiedade e enfim, te proporcionar mecanismos de controlar os sintomas. Procure um psicólogo.
 Camila De Lima Lucio Dias
Psicólogo
Santo André, SP
Olá! Sim, esse pode ser um dos sintomas da ansiedade. Porém, vale a pena você compreender dentro de qual contexto ele se apresenta, quais os gatilhos para que ele apareça e quais os sentimentos envolvidos. É válido procurar a ajuda de um psicólogo, por exemplo, para compreender tal sensação e, se por acaso for necessário, esse profissional saberá te indicar o momento para uma avaliação médica. Boa sorte!
Sim. Nossas emoções e sensações podem envolver sintomas somáticos, ou seja, apresentar reflexo direto no no corpo. Em casos de ansiedade, comum sentir “bolo” na garganta, “borboletas” no estômago, formigamento nas pernas, dores de cabeça, estômago, além de sudorese e outros. Importante compreender os disparadores da ansiedade, elaborar questões incômodas de sua vida (presente /passado) e assim aprender a lidar com tais sintomas. Procure um psicólogo, faça terapia, cuide você. Boa sorte!
Sim, este pode ser um sintoma de ansiedade. Porém vale lembrar que não significa que seja algo patológico, ou seja, uma doença. Principalmente tendo em vista o momento difícil pelo qual estamos passando. Caso vc perceba que sua qualidade de vida esteja muito afetada, seria legal procurar por um psicólogo.
Dra. Aldenize Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, boa noite! Sim, a ansiedade tem vários sintomas e esse que você está apresentando pode ser um dos mais variados, mas, é de extrema importância buscar ajuda de um profissional qualificado em transtorno de ansiedade para avaliar com precisão e planejar um tratamento.
 Rene Nunes
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
olá, boa noite.
A ansiedade pode sim trazer sintomas como esse por você comentado.
O ”nó na garganta“ “Bola na garganta” muitas vezes são provocado por medos, tensões, traumas, coisas não faladas etc.

Tratamento: É preciso fazer tratamento com um Psicólogo para melhorar a ansiedade.
Trabalhar com técnicas de relaxamento, reflexão e conscientização para melhorar os sintomas e também falar sobre os traumas vivenciados que podem ter mudado os pensamentos para uma mente mais ansiosa.
 Meire Santos
Psicólogo
São Paulo
Sim,esse pode ser um dos sintomas de ansiedade e em pessoas com mais predisposição a somatização das emoções.Sugiro fazer uma avaliação médica com psiquiatra caso os sintomas estejam afetando sua vida diária.E é de extrema importância que você faça psicoterapia para desenvolver outras maneiras de lidar com suas emoções.
Sim. Este é um dos sintomas mais frequentes. O tratamento mais eficaz é a dessensibilização dos medos e traumas associados através da terapia EMDR.
 Flávia Camargo
Psicólogo
Bento Gonçalves
Sim, muitos pacientes relatam essa sensação de ter algo na garganta e aperto no peito, uma sensacao de angustia.
Estes sintomas sao muito comuns, e muitas pessoas sentem isso. Mas vc pode buscar ajudar para viver sem isso. Coloco-me a disposição para te auxiliar nesta caminhada. Entre em contato pelo whats ou email, e podemos conversar mais tirando suas duvidas.
Olá!! A ansiedade se manifesta de diferentes formas, variando de pessoa para pessoa, mas essa sensação de sufocamento pode sim ser uma reação emocional de estresse ou ansiedade, caso já tenha sido descartada qualquer origem orgânica.
O ideal é recorrer a um profissional de saúde mental para resolver o que está causando essa ansiedade!
Ansiedade pode sim apresentar este sintoma, como outros mais . A ansiedade é uma resposta emocional , ativada em situações de eventos considerados altamente aversivos , ameaçadores aos interesses vitais do individuo, sendo assim nosso organismo pode produzir diversos sintomas . Mas também sabemos que o modo como sentimos o perigo no meio afeta diretamente nossa saúde mental e nos debilita, é importante saber se o sintoma apresentado não possua uma causa orgânica. Caso o sintoma tenha um viés emocional que se pronuncia em circunstâncias particularmente sentidas como ameaçadoras, indico a possibilidade de acompanhamento medicamentoso(com psiquiatra) e terapêutico (com psicologo) associados, produzem resultados positivos tanto no manejo das emoções rotineiras como em enfrentamentos de situações futuras. Espero ter lhe ajudado . Um abraço.
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim, boca seca, sensação de bolo na garganta, dificuldade de respirar, de falta de ar, de engolir, são todos sintomas dos muitos que fazem parte desse transtorno ansiedade.
Sim E UM dos sintomas relacionado a indivíduos com ansiedade . Busque ajuda de um psicólogo para uma avaliação mais detalhada envolvendo outros sintomas.
Boa tarde! Sim, a ansiedade pode fazer você sentir que tem desconforto ou aperto na garganta. A situação atual que estamos vivendo em relação ao COVID19 pode vir a aumentar a ansiedade. Pode vir acompanhado de outros sintomas também, como sudorese, taquicardia, tremor nas mãos, medo, etc. É importante lembrar que você só pode agir no que acontece aqui e agora, não podes mudar o futuro com nossos pensamentos.
Se a ansiedade estiver perturbando seu dia a dia, será importante procurar um psicólogo para conversar melhor sobre o assunto. Espero ter ajudado!
Olá, essa sensação descrita pode sim ser um dos sintomas da ansiedade. Sudorese, aperto no peito, pensamentos excessivos (maioria das vezes no momento futuro e de forma negativa) entre outros sintomas, pois é importante analisar questões da saúde, também. Perceber o contexto, quais momentos acontece, a periodicidade e verificar se nesse momento onde estamos mais presentes com nós mesmos tenha tido um aumento da situação.
 Penha Pontes
Psicólogo
João Pessoa
A ansiedade apresenta vários sintomas e sinais, diferentes de pessoa pra pessoa. Se faz necessário uma boa condução da consulta, pra que o paciente relate tudo que está sentindo. Muitas vezes o próprio médico não faz o diagnóstico por falta de um aprofundamento na pesquisa da sintomatologia do paciente. Já aconteceu de um paciente relatar que estava com uma sufocação e o médico encaminhar pra um otorrino. Por isto é importante busca um psicoterapeuta pra pode fazer uma consulta investigatória dos sintomas e sinais apresentados. Pois os problemas psicológicos são subjetivos. Nem apresenta em imagens.
Dra. Ivanilda Ubaldina Silva
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Concordo com os collegas
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Sim, esse é um dos sintomas que muitas pessoas se queixam. Se se sente ansioso, recomendo que busque por ajuda psicológica, para poder identificar o que está causando essa ansiedade e isso lhe dará uma melhor qualidade de vida! Procure ajuda, vale a pena viver melhor!
 Suzane Seguro Gonçales
Psicólogo
Osasco
Algumas lesões locais também podem apresentar esse sintoma e causar confusão com ansiedade, se o sintoma é recorrente, intenso, causar engasgos e dificuldade de respirar, é importante realizar uma avaliação médica, para descartar uma condição clínica. Porém se o sintoma for acompanhado de um sentimento de angústia, medo, raiva, irritação, de pensamentos negativos ou situações de estresse, pode sim ser causado por uma condição psíquica. A ansiedade costuma se manifestar com uma variação de sintomas, cada organismo reage de uma maneira, e essa sensação que você descreveu pode ser uma delas. Outras sensações comuns são: aperto no peito, aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese, tontura, entre outros.
Olá!
Sim, é um dos sintomas psicossomáticos, entre outros , como:
Respiração rápida e sensação de falta de ar; Batimentos cardíacos acelerados; Tremores; Sudorese frio ou excessivo; mãos geladas, boca seca; enjoos; dor no estômago; diarreia, etc.
Procure um clinico, se esgotarem todas as possibilidades, o fator será emocional. Procure um psiquiatra e/ou psicólogo.
Olá, bom dia. Sim, sentir um bolo na garganta é um dos sintomas da ansiedade. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda psicológica!
 Rodrigo Rebello
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
Poderá sim .
Busque um psicólogo . Vc se sentirá melhor
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! A ansiedade se manifesta de diferentes formas, isso varia de pessoa para pessoa. Mas sim, ela também causa sintomas físicos e esse "bolo" na garganta é algo que muitas pessoas relatam.
Sugiro que procure um psicólogo para fazer terapia e te ajudar a aprender a lidar com sua ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Estou à disposição para possíveis dúvidas. Abraço!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Os sintomas de ansiedade podem ser aparecer de diferentes maneiras em cada indivíduo, esse é um sintoma no qual alguns pacientes que tem ansiedade se queixam, dessa forma seria interessante encontrar um espaço de fala para falar sobre seus sintomas, emoções e enfrentamento dessa ansiedade, a psicoterapia pode lhe auxiliar infinitamente, desde que você se permita perceber o que é importante cuidar em você! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Bom dia ! Esse sintoma pode sim estar relacionado a ansiedade, mas antes de afirmar qualquer hipótese é necessário que vc passe no médico e faça os exames necessários para descartar qualquer outra possibilidade.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Sim, pode estar relacionado a ansiedade, caso não haja questão física relacionada. O ideal, quando falamos sobre formas de sofrimento humano, é se orientar a formas mais interessantes de lidarmos com nossas questões, sem, necessariamente, recorrermos a um diagnóstico formal.
sim, existem diversos sintomas físicos que podem ser ansiedade.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! A ansiedade pode produzir vários sintomas físicos. Um abraço
 Milena Fiorini
Psicólogo
Florianópolis
Olá! A ansiedade pode se manifestar por diferentes sintomas. O que você descreve de fato pode estar relacionado a um quadro ansioso. Porém, somente com essa informação, não é possível chegar a um diagnóstico. Seria fundamental você procurar um profissional da psicologia para explorar melhor o que está sentindo, pensando. A partir disso, seria viável propor um acompanhamento psicológico e talvez psiquiátrico. Fico à disposição!
 Andreia Torres
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sim. Este pode ser um sintoma. A maioria dos paciente também relatam palpitação, sudorese, apreeensão, insônia, e pode aparecer de diferentes maneiras. Procure ajuda psicológica. A Terapia cognitivo comportamental tem técnicas muito eficazes e comprovdas cientificamente. Procure ajuda. E se precisar, estou à disposição!
Olá, boa tarde, tudo bem?

Sim, a ansiedade pode se apresentar sob diversas condições e sintomas, e, inclusive, a sensação de que existe algo na garganta, o “bolo”, ou sensação de sufocamento.

É importante buscar ajuda profissional para que esse sintoma seja investigado, com exames físicos, e também, acompanhamento psicológico para serem trabalhadas as emoções que podem estar camufladas nesse sintoma.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição,

Abraço.
Sim. A ansiedade pode se manifestar de diversas formas, inclusive sintomas físicos.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Oii! Como vc está hoje?
Obrigada pela sua pergunta, isso ajuda outras pessoas que tem a mesma dúvida: Sim, é comum que as pessoas com ansiedade extrema experimentem uma sensação de "bola na garganta", medo e tristeza durante uma crise de ansiedade, mas também é possível que a pessoa se sinta calma depois. Cada pessoa pode experimentar sintomas diferentes durante uma crise de ansiedade, e a intensidade e a duração desses sintomas também podem variar. O importante é lembrar que as crises de ansiedade são temporárias e que é possível aprender a gerenciá-las através de técnicas de relaxamento, de respiração, especialmente a diafragmática e terapia. Não exite em procurar ajuda se estiver lutando com ansiedade, tem muitas maneiras de diminuir esse sofrimento. Me chamo Letícia e sou psicóloga, e me coloco à disposição caso queira conversar.
 Carolina Labanca
Psicólogo
Rio de Janeiro
A sensação de bolo na garganta é comum em momentos de ansiedade, tensão emocional ou estresse. Essa sensação pode ser desconfortável e fazer com que você se sinta impedido de se expressar livremente. É importante identificar a causa dessa sensação e buscar formas de lidar com ela para que não afete sua qualidade de vida e relacionamentos interpessoais. A expressão emocional é importante para a saúde mental e para o bem-estar geral, por isso é recomendado buscar ajuda de um profissional de saúde mental para aprender a lidar com essas sensações e expressar-se de forma saudável e eficaz.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
O que você descreve pode sim ser uma forma de manifestação da ansiedade, na verdade os sintomas podem ser bem variados e, portanto, para chegar a um diagnóstico precisa de uma investigação que envolve outros fatores também. Abraço
Olá!

Existe uma gama com diversos tipos de sintomas físicos que podem refletir a ansiedade quando profundamente instalada na vida de uma pessoa. Entretanto, vale lembrar que, para cada indivíduo, as manifestações acontecem de maneira muito singular, o que dificulta bastante qualquer possibilidade de se chegar a uma conclusão com tão poucos detalhes. Pensando um lado, sim, é possível imaginar que a sensação que você descreve pode estar atrelada à Ansiedade e, quem sabe, também à somatória de outros diversos fatores que possam estar acometendo sua funcionalidade e seu bem-estar. Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que para se chegar a um diagnóstico concreto é imprescindível consultar-se com um profissional de Saúde Mental para que se conclua adequadamente o quadro e, então, se possa desenvolver recursos para trabalhar essa condição.

Já encontrou um(a) profissional pra te ajudar a melhor lidar com isso?
Estou à disposição e espero que fique tudo bem.
Caloroso abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Caio Lage
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim, a ansiedade pode causar sensações desconfortáveis na garganta, como a sensação de ter uma bola ou aperto. Essa sensação é conhecida como "globus faríngeo" e é comumente associada à ansiedade e ao estresse. É importante lembrar que cada pessoa pode experimentar a ansiedade de maneira diferente, e sintomas físicos como esse são comuns.

É recomendado buscar estratégias para lidar com a ansiedade, como técnicas de relaxamento, respiração profunda e atividades que ajudem a acalmar a mente, como meditação ou exercícios físicos. Além disso, a terapia com um profissional especializado pode ser muito útil para entender e tratar a ansiedade de forma eficaz. Lembre-se de que você não está sozinho e que existem recursos disponíveis para ajudá-lo a lidar com essas sensações desconfortáveis.
 Breno Silveira Mendes
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Sim, a Ansiedade pode causar esse sintoma. A Psicoterapia é um dos tratamentos mais eficazes para a ansiedade. Busque ajuda. Abraço!
 Leonardo Hermes
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá. Sim, um dos sintomas mais frequentes pode sim estar relacionado a esse que você descreveu, um desconforto físico. Para isso é importante procurar ajuda terapêutica e poder entender melhor do que esse sintoma está se tratando.
 Adriana de Araújo
Psicólogo
São Paulo
Olá, tudo bem? Entendo sua preocupação. A sensação de ter uma bola na garganta é algo que muitas pessoas relatam ao experimentar ansiedade. Essa sensação pode variar de pessoa para pessoa, mas é comum que a ansiedade cause uma tensão na região do pescoço e da garganta, resultando em uma sensação de aperto, dificuldade para engolir ou até mesmo uma sensação de sufocamento ou angústia.
Tenho bastante experiência com pacientes que relatam este tipo de sintoma, tenho artigo publicado no Minha Vida exatamente sobre o que você pergunta. Também tenho livros publicados sobre ansiedade que falam também sobre o que você relata sentir.
É fundamental considerar uma avaliação médica para eliminar outras questões de saúde, por exemplo, problemas na tireoide, refluxo gastroesofágico ou até mesmo problemas musculares, também podem causar sensações semelhantes na garganta. Não entenda isso como diagnóstico, mas uma orientação para lhe dizer que é preciso uma melhor análise.
Uma vez que questões físicas tenham sido descartadas, é válido considerar a possibilidade de buscar apoio psicológico para lidar com a ansiedade.
A psicoterapia pode ser uma ferramenta eficaz para entender e manejar os sintomas de ansiedade, além de oferecer estratégias para lidar com o estresse e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis. Durante as sessões de terapia, você terá a oportunidade de explorar os pensamentos, emoções e comportamentos relacionados à sua ansiedade, bem como aprender técnicas de relaxamento que podem ajudar a aliviar os sintomas.
Havendo interesse, entre em contato para agendar uma consulta. Estou aqui para lhe ajudar a encontrar o caminho para o bem-estar emocional. Aguardo seu contato, vamos conversar para uma melhoria efetiva, Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, psicóloga Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
Sim, é como a ansiedade aparece em seu corpo. Recomendo estar em psicoterapia e assim conhecendo melhor como lidar com ela. Estou aqui. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Maíra Taborda
Psicólogo
Porto Alegre
Olá, tudo bem? Sim, a ansiedade pode causar a sensação de bola na garganta, este é um sintoma comumente relatado por quem tem ansiedade. Sensação de bola na garganta é um sintoma físico da ansiedade que pode estar acompanhando ou não por outros, como coração acelerado (taquicardia), suor nas mãos e sensação de peito oprimido . Como todo sintoma físico, a sensação de bola na garganta está representação e/ou indicando algo do teu emocional, dos teus sentimentos, que está se manifestando fisicamente. Buscar auxílio psicológico seria indicado para esclarecer o que se passa contigo e manejar a ansiedade é seus sintomas.
 Patrícia L. Nunes
Psicólogo
Poços de Caldas
Olá! Uma resposta mais assertiva à sua pergunta requereria entender mais detalhes sobre o contexto em que essa sensação costuma aparecer. A sensação de nó/bola na garganta pode estar associada a situações diversas: ansiedade, tensão muscular, choro e emoções reprimidos.

O atendimento psicológico pode ajudar a entender mais sobre essa sensação e sobre a relação dela com suas emoções.
Sim, a ansiedade pode causar essa sensação de "bola na garganta", que é conhecida como *globus sensation*. Isso acontece devido à tensão muscular na região da garganta, um reflexo comum em situações de estresse e ansiedade. Muitas pessoas experienciam essa sensação, que pode ser desconfortável, mas não é perigosa. A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para entender e lidar com esses sintomas. Ao explorar as causas emocionais e o impacto da ansiedade na sua vida, podemos trabalhar juntos para ajudar a reduzir essa sensação e proporcionar mais alívio e controle emocional, melhorando sua qualidade de vida.
Oii, sim, a ansiedade pode causar essa sensação de bola na garganta. Eu gosto de explicar que nós precisamos dos estados mais ansiosos para conseguir fazer as nossas tarefas diárias, traçar os nossos objetivos e avançar na vida. Precisamos olhar para o futuro e perceber que temos que nos movimentar no agora para conseguir alcançar os resultados que queremos. Sejam eles objetivos menores do dia a dia ou maiores, como os projetos de vida. Porém, quando esse olhar para o futuro torna-se um movimento repetitivo e exagerado, há uma tendência de vivenciar um sofrimento que atrapalha a vida a andar em diversos aspectos. Isso geralmente ocorre, por que fica difícil olhar e aproveitar o agora, já que se instala uma preocupação intensa com o futuro, com o que pode vir a acontecer, além de que tende-se a traçar os mais variados desfechos, para todo tipo de situação. E essa preocupação, muitas vezes, vem acompanhada do medo, dos receios que podem estar ligados aos desfechos que são imaginados. Com esse turbilhão de pensamentos, é comum que apareçam sintomas relacionados a esse estado, entre eles, essa sensação na garganta, que você nomeou de bola e que também é muito comumente descrita como um nó na garganta.
Nesse sentido, é importante destacar, que quando a ansiedade não é tratada ela pode ter dois destinos, a cronificação dos sintomas, ou seja, essas sensações podem virar parte da vida de maneira contínua, apenas aliviando conforme o período. E o segundo destino, é que essa ansiedade intensa, também pode passar sozinha. O que, infelizmente, é mais difícil de acontecer, a não ser que haja um esforço significativo para mudanças de contextos e estilo de vida. Por isso, é importante buscar acompanhamento profissional, a fim de encontrar espaços em que essa carga possa ser compartilhada, compreendida e, desse modo, você consiga sentir um alívio dos sintomas e na vida.
Bom dia! Sim, a sensação de "bola na garganta", também conhecida como globus faringeus, pode ser um sintoma comum de ansiedade. Muitas pessoas que enfrentam altos níveis de estresse ou ansiedade experimentam essa sensação desconfortável de que algo está preso ou apertando a garganta, sem que haja realmente algo fisicamente bloqueando a passagem.

O que acontece?
Quando estamos ansiosos ou estressados, o corpo passa por uma série de reações automáticas, como o aumento da tensão muscular e a liberação de hormônios do estresse (como a adrenalina). Isso pode afetar a área da garganta, causando a sensação de aperto ou "bola", mesmo que não haja uma obstrução física.

Outras causas da sensação de "bola na garganta":
Além da ansiedade, outras possíveis causas podem incluir:

Refluxo gastroesofágico (DRGE): O ácido do estômago pode subir até a garganta, causando irritação e sensação de aperto.
Distúrbios musculares: A tensão muscular, muitas vezes associada à ansiedade, pode causar desconforto na região da garganta.
Problemas na tireoide: Em casos raros, problemas na tireoide podem causar a sensação de que algo está preso na garganta.
O que fazer?
Técnicas de relaxamento: Práticas como respiração profunda, meditação e yoga podem ajudar a reduzir a tensão muscular e aliviar a sensação de aperto na garganta.
Consultas médicas: Se esse sintoma persistir, é importante procurar um médico, como um gastroenterologista ou um otorrinolaringologista, para investigar se há outras causas subjacentes. Um psicoterapeuta ou psiquiatra também pode ajudar no tratamento da ansiedade, se esse for o caso.
Se você acha que a ansiedade está causando essa sensação, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem eficaz para ajudar a lidar com os sintomas de ansiedade e melhorar a qualidade de vida.
Dra. Marcela Felício
Psicólogo, Psicanalista
Sacramento
Boa tarde! Poderá ser uma via a se considerar a ansiedade em seu plural. É importante escutar o que faz uma bola na garganta para a construção de um saber que seja legítimo aquele que sente, e sobre o que está 'ansiedade' tem a dizer nesta forma. Abraço.
Oi! Sim, essa sensação de “globo faríngeo” é comum em casos de ansiedade. Apesar disso, outros fatores físicos também podem causar essa sensação. Uma avaliação profissional é importante para confirmar se está relacionado à ansiedade e orientar o melhor tratamento.
Olá, como vai?

Sim, a ansiedade pode causar essa sensação de "bola na garganta", que muitas vezes ocorre em casos de ansiedade intensa ou altos níveis de estresse. Além disso, a ansiedade pode se manifestar de diversas outras formas, como dormência nos braços, palpitações no coração, sensação de estar sofrendo um AVC, dificuldade para respirar, dores no estômago semelhantes à gastrite nervosa, tremores nas mãos, medos excessivos, crises de pânico, falta de ar, entre outros.
Recomendo marcar uma consulta com um psicólogo para conversar sobre o que você está sentindo.
O profissional poderá avaliar sua situação e orientar sobre o tratamento mais adequado.
Se precisar, estou à disposição para atendimentos online.
Abraços!
 Louise Freitas
Psicólogo
Porto Alegre
Sim! A sensação de ter uma "bola na garganta" é bastante comum quando estamos ansiosos. Ela acontece porque, emocionalmente, estamos vivenciando uma sobrecarga de muitos sentimentos, o que pode gerar uma tensão física no corpo, inclusive na região da garganta. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a ideia é entender o que está por trás dessa ansiedade e aprender a lidar com ela de maneira mais leve, usando técnicas que ajudam a relaxar e a dar mais espaço para os sentimentos, sem que eles se manifestem dessa forma.
Bom dia! Sim, a ansiedade pode causar uma sensação de "bola na garganta" ou um aperto no peito, que é uma forma física de manifestação emocional. Esse sintoma ocorre devido ao aumento da tensão muscular e à resposta do corpo ao estresse. A sensação de algo preso na garganta é uma reação comum de ansiedade e, muitas vezes, pode estar associada ao nervosismo ou a dificuldades para engolir. Se isso estiver incomodando muito, pode ser útil buscar apoio para trabalhar a ansiedade e aliviar esses sintomas.
 Rodrigo Amorim de Souza
Psicólogo
São Bernardo do Campo
É possível que essa sensação de "bola na garganta", seja a angústia em sua garganta! No entanto, não há como afirmar, pois o acompanhamento profissional é fundamental para te auxiliar com a ansiedade. A ansiedade é algo inerente ao ser humano, no entanto, quando demasiada, pode trazer prejuízos sociais e cotidianos. Quando sentir que seus recursos par lidar com a ansiedade se esgotaram, a psicoterapia pode lhe auxiliar a encontrar saídas mais adequadas a sua história de vida/ características pessoais.
Bom dia! Sim, a sensação de "bola na garganta" é um sintoma comum da ansiedade. Essa sensação, conhecida como "globus hystericus" ou "globus sensation", é causada pela tensão muscular na região da garganta, que pode ser desencadeada por estresse, ansiedade ou outros fatores emocionais.

É importante ressaltar que essa sensação não é causada por um problema físico na garganta, mas sim por uma reação do corpo ao estresse e à ansiedade. Outros sintomas comuns da ansiedade incluem palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, tontura e pensamentos acelerados.

Se você está experimentando essa sensação de "bola na garganta" com frequência, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a identificar os gatilhos da sua ansiedade e a desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com os sintomas. Como psicólogo, programador neurolinguístico e hipnoterapeuta, posso te auxiliar nesse processo de transformação, oferecendo meus serviços de terapia online e presencial.
Olá! A ansiedade pode apresentar vários sintomas. Dependerá do grau de ansiedade e pode variar de pessoa para pessoa. Você refere "bola na garganta", que me faz pensar em um sentimento de angústia, tristeza...., como se fosse algo que esta precisando ser externalizado e você não consegue. Essa sensação, parece o grito de socorro, de muitas vivências e pensamentos que estão lhe afligindo. Procure ajuda de um Psicólogo, inicie uma Psicoterapia e você se sentirá melhor. Estou a disposição, caso você queira conhecer o meu trabalho.
Bom dia! Se essa "bola na garganta" pode ser uma vontade de chorar, pode ser sim. Ansiedade também tem outros sintomas corporais e alguns podem sair do controle, como choro descontrolado, frio na barriga, pensamentos ruminantes, falta de ar, e muitos outros. COnsulte um psiquiatra ou um psicólogo, podemos ajudar com esses sintomas.
 Alessandra Gomes Krouwel
Psicólogo, Psicanalista
Campinas
Quando o sofrimento emocional é acumulado e a sua origem não é compreendida, ela pode se manifestar através de sintomas físicos. Caso você tenha realizado exames médicos e não tenham nenhuma origem orgânica, os sintomas podem ser resultantes de conflitos emocionais.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Yara Castaldini

Yara Castaldini

Psicólogo

Jardinópolis

Larissa Fernandes

Larissa Fernandes

Psicólogo

Volta Redonda

Fernando  Bomtempo

Fernando Bomtempo

Psicanalista

Goiânia

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1059 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.