Boa tarde. Tomo escitalopran 20mg./20gotas e stilnox 12,5 para dormir em função de zumbidos muito al

3 respostas
Boa tarde. Tomo escitalopran 20mg./20gotas e stilnox 12,5 para dormir em função de zumbidos muito altos nos ouvidos. Já percorri todos caminhos, inclusive de ATM e nada.
Enfim, minha questão não seria sobre isso propriamente, mas sobre o uso de 5HTP como suplemento para aumento da serotonina e melatonina.
Gostaria de uma resposta de um PSIQUIATRA.
Observei num vídeo, de um psiquiatra que a reposição em suplemento do 5HTP não seria recomendada.
MOTIVO: Ele falou o seguinte: Na produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, ocorre que para entrar na barreira hematoencefálica esses neurotransmissores usam a mesma enzima (AAAD), e que quando há uma reposição de 5HTP, essa serotonina (a mais) utilizaria a maior parte dessas enzimas deixando, após algumas semanas, faltar os devidos suprimentos de dopamina e noradrenalina - havendo com isso uma volta da depressão e/ou ansiedade.
Estou pensando em suplementar com 5HTP em função da ansiedade e para dormir sem ter que usar remédios, pois a serotonina tb se transforma em melatonina.
Como relatei no início, sou usuário de escitalopran e gostaria de saber se não estaria sobrecarregando o suprimento de serotonina.
Ou talvez pudesse tentar à noite tomar somente a melatonina.
Ambos realmente aumentam o nível da serotonina. A associação não é recomendável ou, quando feita, deve ser sob supervisão médica e jamais por conta própria. Se há muita dificuldade para dormir e ela tiver alguma relação com o escitalopram, há remédios que podem ser usados para contrabalalançar este efeito, sempre a critério médico. Se a dificuldade não for claramente devida a ele, por vezes é recomendável investigar a possibilidade de uma causa outra para a insônia (seu médico deve saber como conduzir a entrevista e exame físico para verificar se há necessidade desta investigação). Quando a insônia não tem uma causa definida, muitas vezes é devida a hábitos errados, dos quais o mais frequente talvez seja o de tentar "forçar" o sono. A ideia de, em médio prazo, evitar o uso do Stilnox* (zolpidem) geralmente procede, já que o uso prolongado geralmente não é recomendável. Para melhorar o sono há algumas medidas bastante simples, que frequentemente funcionam(contanto que sejam corretamente seguidas por pelo menos algumas semanas, continuamente) e que podem funcionar no lugar de medicação hipnóticas. Dou uma lista a seguir. Finalmente, apesar de ser um direito seu (e eu também uso muitas informações da internet), evite tirar conclusões muito complexas por conta própria, com base na internet. Trata-se de fenômenos complexos e, se não for um especialista no assunto, é muito fácil chegar a conclusões simplistas ou mesmo erradas. False sempre com seu médico. MEDIDAS DE HIGIENE DO SONO

1. Ir para a cama apenas quando estiver muito sonolento, sem conseguir manter-se acordado. Não basta estar cansado. Enquanto isto, ficar assistindo à TV, lendo um livro, folheando uma revista ou escutando música. Sempre atividades tranquilas, que relaxem. Filmes de suspense, músicas muito agitadas, atividades como lavar louças ou varrer a casa podem deixar a pessoa ainda mais acordada.

2. Se acordar no meio da noite e não adormecer em 15 a 20 minutos, fazer como em (1).

3. Exercícios físicos aeróbicos várias vezes por semana.

4. Tomar um lanche leve antes de ir dormir.

5. Não fumar, não beber café na parte da tarde.

6. Jamais tentar "forçar" o sono: quanto mais a pessoa tenta, mais acordada fica.

7. Para algumas pessoas, ajuda tomar um banho morno antes de dormir.

8. Acordar cedo, mesmo nos feriados e fins-de-semana.

9. Não dormir a mais, mesmo se tiver dormido mal, à noite.

10. Não tirar cochilos durante o dia.

Olá! Minha sugestão para você é: conversar com seu médico e/ou psiquiatra sobre o uso dos medicamentos, sensações, tempo de uso e efeitos adversos.
Aproveito para lhe sugerir também para iniciar a terapia e buscar mudanças comportamentais que possam potencializar seu tratamento, permitindo-lhe qualidade de vida, melhoria no sono e autonomia frente ao uso dos medicamentos. Oriento-lhe também a buscar uma atividade física que lhe seja prazerosa, com isso, você também perceberá uma mudança muito significativa em sua rotina de vida em todos os aspectos.
Espero ter contribuído para o esclarecimento de sua dúvida.
Cuide-se! Abraço.
Será um prazer ajudá-la. Me adicione no youtube para acompanhar meu trabalho. Parapsicóloga e Psicóloga Cida Santos