Boa tarde,tenho problemas frequentes com anemia,meu nível de ferritina já chegou a 5.6. A médica na

4 respostas
Boa tarde,tenho problemas frequentes com anemia,meu nível de ferritina já chegou a 5.6.
A médica na época receitou noripurum 100mg/5ml,e tive que tomar durante 2 semanas. De imediato resolveu,a taxa foi para média. Mas agora caiu de novo,dessa vez para 11.49.
O que pode haver de errado?
Antes eu me recusava a comer carne vermelha,por questão de gosto.
Agora voltei a comer,minha alimentação sempre têm folhas verdes,não sei mais o que fazer...
Antes o problema apontava menstruação demais,acho que chama hemorrágica,tomo anticoncepcional para controlar.Allestra30. O que me aconselham?
A deficiência de ferro,na maioria das vezes,é por sangramento de pequena monta porém constante e frequente que com o tempo acaba com as reservas do nutriente do organismo.Na mulher a perda mais frequente está relacionada com fluxo menstrual aumentado.Se este fluxo está controlado,e as reservas não melhoram,devemos então procurar outro sítio de sangramento oculto(tubo digestivo).Neste caso pode ser necesário realizar endoscopia digestiva e colonoscopia.Converse com seu hematologista primeiro !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria importante acompanhar com hematologista e haver uma interação com seu ginecologista para manter um balanço entre a entrada de ferro (alimentação / reposição oral ou endovenoso) e as perdas, considerando os riscos das diferentes abordagens.
Existem métodos de reposição mais eficazes que o Noripurum. Seja via oral ou endovenosa, conforme o colega apontou. Uma vez controlado o sangramento menstrual aumentado, o tratamento da anemia é simples, mas deve ser mantido por mais tempo, e de forma mais efetiva. Não perca tempo, consulte um hematologista para que lhe ajude.
O tratamento da anemia por deficiência de ferro se baseia em dois pilares principais: 1) reposição adequada de ferro e 2) busca pelo foco de sangramento que gerou a deficiência. Nós perdemos ferro no nosso organismo quando sangramos e, muitas vezes, é um sangramento pequeno e imperceptível, porém recorrente, acarretando deficiência de ferro a longo prazo. No seu caso, ao repor o ferro na veia houve normalização dos seus estoques inicialmente, porém se o foco de sangramento crônico não foi resolvido, o ferro reposto continuou sendo perdido e seus estoques voltaram a cair. Em mulheres em idade fértil, o hiperfluxo menstrual é uma grande causa de perda crônica de ferro. Se o seu fluxo menstrual foi controlado com uso de anticoncepcional e a ferritina voltou a cair mesmo após a reposição adequada de ferro, há indicação de investigar sangramento oculto no tubo digestivo através de endoscopia e colonoscopia. No entanto, se o fluxo menstrual ainda não foi controlado, é possível que ainda seja a causa de perda de ferro. Fica mais fácil compreendermos se fizermos uma analogia com uma torneira. A torneira aberta representa o ferro que está entrando na reposição. Se queremos encher a pia, não adianta abrirmos a torneira se o ralo estiver aberto, certo? Nesse caso, o ferro dado continuará sendo perdido. Quando buscamos o foco de sangramento e tratamos, é como se estivéssemos "fechando o ralo". Com isso, haverá aproveitamento do ferro reposto. Sugiro que faça uma avaliação com um hematologista para entender melhor o seu quadro. Espero ter ajudado!

Especialistas

João Lucas Cruz Castanho

João Lucas Cruz Castanho

Médico de família

Curitiba

Carla Maracaipes

Carla Maracaipes

Médico de família

Palmas

Gabriela Raitz

Gabriela Raitz

Hematologista

Maringá

Regiane Sales

Regiane Sales

Hematologista

Imperatriz

Ângelo de Fáveri

Ângelo de Fáveri

Hematologista

Rio Do Sul

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Anemia Ferropriva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.