Boa Tarde! tenho lesão epitelial com atipia, e a mastologista encaminhou para cirurgia, tenho esse nódulo

3 respostas
Boa Tarde!
tenho lesão epitelial com atipia, e a mastologista encaminhou para cirurgia, tenho esse nódulo a quase 25 anos a minha idade é 50 anos, gostaria de saber como é feita a cirurgia e se é realmente necessário.
Lesão epitelial com atipias eleva um pouco o risco para Câncer de mama, em torno de 4 a 5 vezes. Nesses casos optamos por um seguimento mais cuidadoso para que não deixemos passar nada. A sua mastologista provavelmente indicou cirurgia porque quando esse resultado de lesão com atipias vem de uma biopsia (que retira apenas uma parte da lesão), existe a possibilidade de que o tecido vizinho daquela lesão possa ter algum outro tipo de lesão mais avançada ou ate mesmo câncer de mama (chamamos isso de subdiagnóstico), por isso optamos, nesses casos, por retirar a lesão inteira e nos certificarmos de que não existe nada mais além daquele diagnóstico, e assim podemos seguir o acompanhamento naquelas condições que falei no começo. Espero ter respondido a dúvida da senhora. Obrigado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Toda biopsia de fragmento com células atípicas implica na retirada completa da lesão. A presença de células atípicas pode ser um marcador de risco, que a paciente tem um risco maior do que a população em geral em desenvolver o câncer ou pode estar associado já a um carcinoma. Entendo que a Sra já tem esse módulo a muito tempo, mas ele pode estar adjacente à uma lesão. Não arrisque !!!
Sra Vera. Se sua biópsia veio com atipias, significa que as células analisadas estão muito diferentes das células normais da mama. A presença da atipia aumenta a chance de haver lesão pré-cancerosa e/ou cancerosa nessa lesão(nesse nódulo) e também aumenta o risco de, no futuro, vir a desenvolver outras lesões com o mesmo potencial, tanto na mesma mama, quanto na outra. A conduta de escolha é a retirada da lesão, sempre que possível, em sua totalidade. Apesar de ser raro, alguns nódulos que vem sendo acompanhados, como no seu caso, podem criar lesões novas no seu interior e por isso a necessidade de operar. A cirurgia é chamada de setorectomia,onde é retirada uma porção da mama contendo o nódulo. As cicatrizes geralmente são pequenas e a localização depende muito da localização do nódulo. Depois é enviado o material para análise anátomo-patológica definitiva, quando será reanalisada a lesão por inteiro. Abraço

Especialistas

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Gisele Tolaini Gomes Pereira

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita
Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Paulo Henrique de Sousa Fernandes

Cirurgião oncológico

Uberlândia

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 390 perguntas sobre Biopsia da mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.