Boa tarde! Tenho a sensação que vou morrer, sinto que meu coração vai parar é meu corpo vai ficando

45 respostas
Boa tarde!
Tenho a sensação que vou morrer, sinto que meu coração vai parar é meu corpo vai ficando fraco.
Isso é sintomas da ansiedade?
Dra. Sidneia Bochnia Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá, primeiro teria que eliminar possiveis problemas fisiológicos.
Na sequência consutar um especilaita na area de saúde mental.O os sintomas que você relata são os mesmo de pacientes com ansiedade e neste cas um psicólogo pode lhe auxilar muito, pois o que é colocado em palavras liberta os sintomas no corpo.
Espero ter lhe ajudado, melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá
Esses sintomas podem estar ligado a um Transtorno de Ansiedade, porém sempre tentamos antes, descartar causas físicas. Procure um cardiologista ou um clínico geral, e se não for encontrado nada que justifique esses sintomas, procure a seguir um/a psicólogo/a que te auxilie a entender as causas da ansiedade e a superar esse sofrimento.
Boa sorte
Dra. Ananda Torres Viana
Psicólogo
Salvador
Boa tarde ! Existe a possibilidade de ser ansiedade, mas também existe a possibilidade de ser alguma questão cardíaca. Observe em quais momentos essas sensação estão ocorrendo e leve para um medico cardiologista.
Caso não exista um problema cardíaco, indico buscar um psicólogo para entender melhor como e porquê dessa sensação, para assim conseguir lidar com ela.
Espero ter ajudado. (:
 Priscila Toledo
Psicólogo
São Paulo
É necessário que primeiro procure um médico cardiologista para avaliar se de fato tem algum problema físico. Mas a ansiedade pode causar sim o medo de morrer, hiperventilação (respiração ofegante), pensamentos negativos, suor, tremores. É necessário uma avaliação com um psiquiatra ou psicólogo para que possa identificar o que está acontecendo.
Procure ajuda. Fico a disposição
 Beatriz Ramos Pereira
Psicólogo
Brasília
Boa tarde, uma vez que existem sintomas físicos sentidos em seu corpo é sempre importante descobrir se não existe alguma condição médica que esteja ocasionando, portanto um caminho para investigar seu desconforto seria com alguém da área médica. Se o profissional descartar dentro do seu histórico origens de caráter apenas físico, pode ser que você esteja num processo de psicossomatização o que significa dizer que podem ter influências também emocionais nestes sintomas físicos que aparecem. Neste caso, um acompanhamento com psicólogo e com outros profissionais da saúde podem te ajudar a entender melhor o que acontece, quanto acontece, a frequência, intensidade e tudo que está por trás destas sensações de desconforto. A hiperventilação, sudorese, boca seca, aperto no coração são sintomas bem típicos que acompanham episódios de ansiedade. Estimo pela sua melhora e que receba o melhor acompanhamento possível.
 Ana Célia Rocha Costa
Psicólogo, Psicanalista
Indaiatuba
Olá, pode ser ansiedade, mas também podem ser outros problemas, é preciso fazer uma avaliação mais criteriosa, sendo ansidade seria importante acompanhamento com um psiquitra e um psicólogo, o psiquiatra iria ajudar com medicamentos, caso fosse necessário, para aliviar esses sintomas de imediato, o psicólogo é um tratamento mais longo, depois de um tempo não precisaria mais de medicamentos.
 Raíssa Völker
Psicólogo
Brasília
Como os especialistas acima já sugeriram, você precisa verificar possíveis questões cardíacas, mas é importante cuidar do que angustia você. Pela sua fala, me parece que há algo acontecendo no campo emocional, mesmo que você ainda não compreenda inteiramente ou esteja precisando de apoio para lidar com elas. Sugiro, além do cardio, uma consulta com psicólog@ para você se situar nos encaminhamentos necessários.
 Elivania Krause
Psicólogo
Santo André
Olá! Como as colegas já falaram aqui, estes são sintomas característicos de um estado de ansiedade elevada, mas é importante também descartar possíveis causas físicas. Por isso, procure um médico de preferencia cardiologista, mas não deixe de cuidar da sua saúde mental. Quando estes sintomas aparecerem, tente respirar de forma profunda, fazendo com que o ar venha para a barriga (coloque a mão no seu umbigo e veja se ela sobe ao inspirar); respire profundamente e de forma lenta; se sentir pontos de tensão no corpo, tente soltá-los e relaxa-los conforme solta o ar. Parece bobo, mas a respiração ajuda acalmar seu sistema nervoso, reduzindo os sintomas desconfortáveis da ansiedade elevada. Se quiser procure no youtube sobre respiração diafragmática e a técnica ACALME-SE, você encontrará dicas para aliviar. São técnicas paliativas, que auxiliam na redução do desconforto.
Porém, caso seja de fato ansiedade (descartando as possibilidades fisiológicas), será importante um trabalho mais aprofundado com o psicólogo ou psicóloga para entender a razão de estar reagindo desta forma, indo além do simples controle dos sintomas, mas compreendendo o que você está expressando através deles. Tornando conscientes e verbalizando estas questões você terá condições de compreender-se melhor e decidir o que fazer a partir disso. Certo?

Espero que fique tudo bem. Um abraço!

 Julia Pereira
Psicólogo
Campinas
Boa noite,
Primeiro você precisa descartar as causas orgânicas, como insuficiência cárdica, problemas respiratórios... faça um check up com seu médico. Se tudo estiver ok, provavelmente você está sofrendo com crises de pânico. Esse quadro é um tipo de ansiedade que tem índice de cura bastante alto. No momento da crise, tenha em mente que é passageiro, busque um lugar tranquilo, de preferencia deite-se, fique perto de pessoas que te acolham, tome um banho quente e em poucos minutos irá passar. Após a crise é importante que busque uma avaliação de um psiquiatra e de um psicólogo, pois o tratamento mais eficaz é em conjunto (medicação + psicoterapia). Quanto antes iniciar o tratamento, mais fácil será o processo de cura. Transtornos de ansiedade tendem q se tornar mais crônicos com o tempo, se não tratados. Espero ter ajudado. Estou a Disposição para te ajudar. Abraço!!
 Andrea Estima
Psicólogo
Rio Grande
Olá! Os sintomas que você descreve podem ser indício de um transtorno de ansiedade, mas é sempre muito importante procurar um médico para descartar a existência de problemas físicos. Após a verificação da sua condição física é aconselhável buscar um psicólogo que possa te ajudar a compreender as causas da ansiedade e a desenvolver as estratégias necessárias para a superação dos sintomas que causam sofrimento. Espero ter ajudado!
Dra. Diana Rugeles
Psicólogo
Niterói
Bom dia!! Primeira orientação é buscar uma avaliação médica para descartar algo fisiológico e se no checkup , tudo transcorrer bem , provavelmente pode ser uma crise de ansiedade. E se for é com um psicólogo que trabalhe seus processos psíquicos ou seja sua saúde mental.
Olá! Os sintomas que você relata são característicos de ansiedade, contudo eles também se apresentam em problemas de origem fisiológica. Por esta razão, é recomendável em primeiro lugar, procurar uma avaliação médica, com um cardiologista. Caso seja descartada a hipótese de problemas fisiológicos, então é aconselhável buscar um psicólogo para lhe ajudar a compreender o seu momento de vida, o que pode estar causando ansiedade e quais são as estratégias indicadas para lidar com ela, melhorando os sintomas. A Terapia Cognitivo Comportamental é padrão ouro para o tratamento da ansiedade, apresentando excelentes resultados. Estimo a sua melhora.
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Considerando as explanações dos caros colegas, segue as ações a serem feitas em sua ordem:

1- Recomendo avaliação do estado de saúde geral com clínico geral.
2 - Recomendo avaliação psiquiátrica ou avaliação psicológica com psicólogo COGNITIVO COMPORTAMENTAL.
Olá, esses sintomas podem ser um tanto desesperadores e vamos logo procurando um diagnóstico. O ideal, nesse momento, é relatar ao seu médico os sintomas que estão acontecendo com você, pois pode ser ansiedade como também pode ser algo fisiológico e procurar um psicólogo para entender como lidar com a imensidão de sentimentos e compreender melhor o momento que está vivendo.
Olá! Seria interessante primeiro você procurar um médico para verificar se os sintomas tem como origem causas orgânicas. Caso seja descartada esta hipótese procure um psicólogo para você compreender melhor o que você está sentindo e o que está causando a ansiedade.
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
O Medo presente de que poderá morrer , pode ser um caso de ansiedade, sim .
Procure psicoterapia , isso poderá de ajudar bastante .
Olá! Quando existem sintomas físicos, antes de levantar qualquer hipótese sobre uma condição psicológica, é necessário que seja investigado se esses sintomas tem origem orgânica. O que você relata pode sim ser ansiedade mas também pode ter relação com uma outra questão. Por isso, neste caso, é recomendável em primeiro lugar, procurar uma avaliação médica, com um clínico geral ou cardiologista. Depois de realizados os exames e se certificar que está tudo certo com o seu corpo, você pode buscar ajuda psicológica para compreender melhor o momento que está vivenciando. Há várias formas pelas quais a ansiedade pode ser expressa. Você descreve algumas delas. A boa notícia é: há tratamento e com altos índices sucesso para casos semelhantes ao seu. Espero ter ajudado. Cuide-se bem!
Primeiramente você precisa fazer uma investigação clínica com um cardiologista para ter evidências do seu funcionamento cardíaco. É interessante também buscar acompanhamento psicológico, pois pode ser sintomas de ansiedade. Na Terapia Cognitivo Comportamental você aprende técnicas para aceitar e manejar a sua ansiedade.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, boa tarde. Pode ser sintomas de ansiedade sim, mas primeiramente consulte um cardiologista para descartar as causas fisiológicas. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure psicológica.
As emoções se manifestam no nosso corpo que faz parte do nosso sentir. Pode sim ser sintoma de ansiedade a forma como descreves, porém é sempre importante descartar outras possibilidades. Fazer uma bateria de exames com um médico poderia esclarecer essas diferentes possibilidades de diagnósticos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição!
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Primeiramente é preciso uma avaliação com um médico para investigar a possibilidade de alguma enfermidade física. Sendo descartada, é provável que possa ser sintomas de ansiedade. A ansiedade desencadeia vários sintomas desconfortáveis que trazem sofrimento, tanto físicos como psicológicos. Sugiro que busque ajuda de um Psicólogo para trabalhar suas questões emocionais. Fico à disposição! Abraço!
Olá, sim pode ser, mas o transtorno de ansiedade tem vários tipos e para haja um tratamento adequado procure uma psicóloga para uma avaliação, pois, para se qualificar como transtorno precisaria de 4 a 5 sintomas para classificação.
 Fabiana Bussolaro
Psicólogo
Itapema
Olá, é importante consultar com um cardiologista descartando qualquer problema físico, ressalto que esses sintomas podem estar ligado ao Transtorno de Ansiedade, porém é importante, descartaras causas físicas. Logo busque um profissional da psicologia que te auxilie a entender as causas da ansiedade e a superar esse sofrimento. No decorrer da acolhida você aprende alguns exercícios que vão te ajudar no momento das crises de ansiedade. Tenha um bom dia!
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Veja se não há condição física subjacente e, em paralelo, procurar terapia. Sintomas relacionados a sensação de quase morte, coração acelerado e fenômenos psicológicos voltados para a sentimentos inexatos, desconfortos com muita gente, espaços fechados, medo do futuro e imprevisibilidade, enfim, tudo isso está dentro do escopo ansioso. Lembrando que existem vários subtipos de ansiedade.
Pode ser sintomas relacionados a ansiedade sim, porém é importante descartar as hipóteses orgânicas e na sequencia, busque ajuda psicológica. Entenda que através do processo terapêutico, você poderá conseguir lidar com essa situação de maneira mais leve.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Primeiramente seria importante você procurar um médico para descartar causas orgânicas. Mas reações físicas como sentir o coração fraco e taquicardia podem estar relacionados a ansiedade. Um abraço!

Pode ser sim, mas antes recomendo que procure um médico para que seja eliminada a possibilidade de causas orgânicas. Caso a questão não seja de ordem fisiológica é interessante que busque um psicólogo para que seja possível uma avaliação mais profunda do seu caso.
Olá! Para descartar todas as possibilidades, procure um médico, que poderia ser um cardiologista. Esgotadas as possibilidades de um problema orgânico, busque atendimento psicológico, pois pode sim ser Transtorno de Ansiedade. Vale lembrar que a ansiedade é normal e faz parte da nossa vida, mas se está num nível que impede você de fazer as atividades do dia-a-dia, é necessário buscar ajuda.
Olá, como vai? Primeiro é importante que realize exames clínicos para descartar algo físico, caso os exames apareçam normais, então podemos dizer que estes sintomas também podem estar relacionados à ansiedade e então buscar ajuda psicológica e psiquiátrica. Espero que faça sentido, um forte abraço.
Olá, como você está?

Sim, podemos considerar que essa sensação de morte iminente e fraqueza fazem parte da gama de sintomas dos transtorno de ansiedade, pois eles podem causar diversas alterações no organismos, sejam elas fisiológicas, cognitivas ou psicológicas. Mas é importante que você procure ajuda médica, realizando exames físicos para se descartar qualquer possibilidade de alguma doença ou alteração física. Se nada for identificado, procure, então, um profissional da saúde mental, um psicólogo, que irá trabalhar, através de psicoterapias, suas questões emocionais e comportamentais diante de situações que podem causar a ansiedade. Se necessário, irá passar também, por um acompanhamento psiquiátrico, para um tratamento medicamentoso em conjunto com as psicoterapias.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
 Palloma Kely da Silva
Psicólogo
São Paulo
Olá, os sintomas que descreve se caracterizam com os sintomas de ansiedade e em específico o ataque do pânico. Porém, é necessário o acompanhamento de um médico e um psicológo para melhor diagnóstico.
Pode sim ser sintomas de ansiedade, procure um psicólogo para tratar das suas questões, mas não deixe de fazer uma avaliação médica para investigar se há ou não alguma causa física.
São sintomas de ansiedade, especificamente de Síndrome do pânico, porémmm convém antes de tal diagnostico você procurar um médico para descartar as questões físicas para assim então saber do que se trata. O psicólogo é um profissional que pode te auxiliar nessa questão da ansiedade
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Como vc está hoje?
Nosso corpo irá reagir as emoções, ansiedade e estresse.
O corpo reage a nossas emoções mais intensas e estressantes de diferentes maneiras. No caso da ansiedade, é esperado, inclusive, alguns sintomas físicos, como taquicardia (coração acelerado), sudorese, tremores, sensação de aperto no peito, entre outros.
Seria muito interessante você procurar também realizar exames clínicos para descartar quaisquer causas fisiológicas. Procure ajuda profissional com um psicólogo da sua confiança para lidar com a ansiedade. Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Pode ser sintomas de ansiedade sim, mas também pode não ser. O ideal é fazer uma avalição mais global, envolvendo exames médicos e avaliação psicológica. Abraço
 Marcella Fleuri
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde! Sim, a sensação de que seu coração vai parar e o corpo ficando fraco podem ser sintomas físicos da ansiedade. Muitas pessoas que sofrem com ansiedade experimentam reações físicas intensas, e isso pode incluir a sensação de falta de ar, tontura, fraqueza e até a percepção de que algo muito sério vai acontecer, como a sensação de morte iminente.

Como a ansiedade pode causar esses sintomas:
Ataques de pânico: Durante um ataque de pânico, que é uma forma intensa de ansiedade, o corpo pode reagir com sintomas muito físicos, como taquicardia (batimento cardíaco acelerado), tremores, falta de ar, suores e sensação de desmaio ou fraqueza. Essas sensações podem ser muito assustadoras e muitas vezes podem ser interpretadas como um sinal de algo mais grave, como um problema no coração, mas são causadas pela resposta do corpo ao estresse.

Hiperventilação: A ansiedade pode fazer com que você respire mais rápido ou de forma irregular, o que pode diminuir a quantidade de oxigênio no sangue e causar sensações de tontura e fraqueza.

Resposta do sistema nervoso: Quando estamos ansiosos, o sistema nervoso simpático (responsável pela resposta de "luta ou fuga") é ativado, o que pode gerar reações físicas como o aumento da frequência cardíaca e a sensação de que o corpo está mais "pesado" ou fraco.

Pensamentos catastróficos: A ansiedade muitas vezes está associada a pensamentos catastróficos, ou seja, a tendência de pensar que algo muito ruim vai acontecer. Isso pode intensificar ainda mais os sintomas físicos, como a sensação de que a morte está próxima, mesmo que fisicamente você esteja bem.

O que você pode fazer:
Técnicas de respiração: Quando começar a sentir esses sintomas, pode ser útil praticar uma técnica de respiração profunda, como a respiração 4-7-8 (inspire contando até 4, segure por 7 segundos, e expire contando até 8). Isso pode ajudar a reduzir a hiperventilação e a acalmar o sistema nervoso.

Exercícios de relaxamento: Técnicas de mindfulness, meditação ou até mesmo o uso de relaxamento muscular progressivo podem ajudar a aliviar a tensão do corpo e a mente.

Desafiar pensamentos negativos: Tente reconhecer quando está tendo pensamentos sobre algo grave acontecendo e desafiar esses pensamentos. Pergunte a si mesmo se há evidências de que seu corpo realmente está em perigo, ou se é apenas a ansiedade criando uma sensação exagerada.

Exercícios físicos leves: Às vezes, fazer uma caminhada ou praticar atividade física leve pode ajudar a regular a ansiedade e a dissipar a sensação de fraqueza e de que algo está errado.

Buscar ajuda profissional: Se esses sintomas são frequentes ou muito intensos, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a identificar a causa subjacente da sua ansiedade e sugerir tratamentos adequados, como terapia cognitivo-comportamental ou medicação, se necessário.

Embora esses sintomas possam ser angustiantes, eles não são indicativos de um problema físico sério, como um problema no coração, mas sim da resposta do corpo à ansiedade. No entanto, se você estiver preocupado com sua saúde física, é sempre bom procurar um médico para uma avaliação, para garantir que não há nenhum outro problema de saúde envolvido.

Se sentir que a ansiedade está afetando sua vida de forma significativa, não hesite em buscar apoio para aprender a gerenciar melhor esses sintomas.
 Pedro Chaves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Boa tarde! O que você está descrevendo pode, sim, ser um sintoma comum da ansiedade, especialmente de crises de pânico. A sensação de que vai morrer ou de que o coração vai parar, acompanhada de fraqueza no corpo, é muitas vezes uma reação física intensa do organismo diante do medo e da tensão emocional. Durante uma crise de ansiedade ou pânico, o corpo pode reagir com sintomas físicos como aceleração do coração, falta de ar, tontura e fraqueza, o que pode causar um medo ainda maior de que algo grave esteja acontecendo, como uma parada cardíaca. Esse ciclo de pensamento e sensação é alimentado pela ansiedade, criando um ciclo vicioso que aumenta o desconforto.

Embora esses sintomas possam ser atribuídos à ansiedade, é sempre importante verificar com um médico ou psiquiatra para descartar qualquer condição médica subjacente que possa estar contribuindo para esses sentimentos. Em paralelo, a psicoterapia pode ser muito útil para lidar com as causas emocionais e psicológicas da ansiedade, ajudando a entender as situações que a desencadeiam e a desenvolver estratégias para lidar com esses medos de forma mais eficaz. Um terapeuta pode ajudá-lo a aprender a identificar e a interromper os padrões de pensamento que alimentam essa sensação de pânico, proporcionando ferramentas para recuperar o controle e a tranquilidade emocional.
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, como tem passado?
O que você descreve pode, sim, estar relacionado à ansiedade, mas talvez a questão mais importante aqui seja: o que esse medo está tentando comunicar? E como essa ansiedade se constituiu?
Na psicanálise, compreendemos que o corpo pode ser um lugar de inscrição do sofrimento psíquico. Quando algo dentro de nós não encontra palavras para ser expresso, ele pode se manifestar em forma de sintomas físicos. Mas por que essa sensação de morte? O que, dentro da sua história, pode estar gerando esse alerta interno?
Essa sensação aparece em momentos específicos? Há situações, pensamentos ou sentimentos que costumam preceder essa experiência? Muitas vezes, esses sintomas surgem em momentos de conflito interno, quando algo não resolvido se faz sentir de maneira intensa.
Se esse sofrimento está impactando sua vida, a terapia pode ser um espaço para dar sentido a essa angústia, permitindo que ela se transforme. A ansiedade pode ser um sintoma, mas o que ela revela sobre você? Explorar essa questão pode ser o primeiro passo para encontrar alívio e compreensão.
Espero ter ajudado e sigo à disposição, até mais.
Boa tarde! Sim, esses podem ser sintomas de ansiedade, especialmente de crises de pânico. Sensações como coração acelerado, fraqueza, falta de ar e medo intenso de morrer são comuns durante episódios de ansiedade. Embora pareça algo grave, esses sintomas são causados pelo sistema nervoso reagindo ao estresse.

O que fazer no momento da crise?
Respire devagar: Inspire pelo nariz contando até 4, segure por 4 segundos e expire pela boca em 6 segundos.
Reconheça que é ansiedade: Lembre-se de que o medo é passageiro e que seu coração não vai parar.
Mova-se lentamente: Alongar o corpo ou segurar algo frio pode ajudar a acalmar.
Desvie o foco: Conte objetos ao seu redor ou repita frases como "Isso vai passar, estou segura."

Se essas crises forem frequentes ou muito intensas, buscar ajuda profissional (psicólogo ou psiquiatra) pode ser essencial para entender as causas e encontrar formas eficazes de controle. Você não precisa passar por isso sozinho!
 Aline Braga
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim, podem ser sintomas de ansiedade. Mas para que você possa ter uma avaliação mais aprofundada, o ideal é buscar ajuda profissional. Caso tenha interesse, estou a disposição.
Sim — essa sensação intensa de que vai morrer, acompanhada de coração acelerado, fraqueza e medo de desmaiar, é um dos sintomas mais comuns da ansiedade e das crises de pânico. Quando o corpo entra em estado de alerta, ele libera adrenalina e acelera os batimentos cardíacos, o que gera a impressão de que algo grave está acontecendo — mesmo quando não há perigo real.

Esses sintomas são desconfortáveis, mas não perigosos. O ideal é fazer uma avaliação médica para descartar causas físicas e, depois, buscar acompanhamento psicológico, pois a terapia ajuda a compreender o que desencadeia as crises e a reeducar o corpo a sair desse estado de pânico.

Em alguns casos, o apoio psiquiátrico também é importante para estabilizar o organismo com medicação temporária. Com o tratamento certo, é totalmente possível voltar a se sentir segura e recuperar o controle sobre o corpo e as emoções.
 Larissa Zani
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Boa tarde, tudo bem? A forma como você descreve essa sensação é muito marcante e realmente assustadora para quem vive isso. Muitas pessoas, durante crises de ansiedade, sentem exatamente essa impressão de que o coração vai parar, de que algo grave está prestes a acontecer ou de que o corpo está perdendo força. Embora seja extremamente desconfortável, essa sensação costuma refletir um estado de ativação intensa do sistema de alerta, e não um risco real de morte.

Quando o cérebro interpreta que estamos em perigo, mesmo sem um perigo concreto, ele ativa reações físicas muito fortes. O coração acelera, a respiração muda, os músculos se tensionam e o corpo passa a enviar sinais que parecem ameaçadores. É como se o sistema emocional gritasse “cuidado”, mesmo quando não existe um perigo imediato. O que você percebe acontecendo logo antes dessa sensação surgir? Vem algum pensamento de preocupação, ou aparece de repente sem aviso? E nos dias em que está mais tranquila, essa sensação diminui?

Também vale refletir se já fez avaliação médica recente para descartar qualquer questão cardíaca. Mesmo quando tudo está bem fisicamente, o medo dessas sensações pode fazer com que elas se intensifiquem, criando um ciclo difícil de quebrar sem apoio adequado. A ansiedade pode sim produzir sintomas muito convincentes, mas não significa que o coração esteja prestes a parar. Um cardiologista pode te dar segurança quanto à parte física, e a terapia ajuda a desmontar esse alarme interno que dispara forte demais.

Se você sentir vontade de aprofundar isso com calma e aprender a reconhecer o que seu corpo está tentando comunicar, posso te ajudar nesse processo. Caso precise, estou à disposição.
Sim. A sensação de que vai morrer, de que o coração vai parar e o corpo ficar fraco é muito comum em crises de ansiedade ou pânico. Esses sintomas surgem pela ativação intensa do sistema nervoso, que provoca medo extremo e alterações físicas reais, embora não perigosas. Apesar de assustador, não indica que o coração vá parar. Se os exames médicos estiverem normais, o tratamento da ansiedade, com psicoterapia e, quando necessário, acompanhamento psiquiátrico costuma reduzir significativamente esses episódios.
Olá. Isso pode ser sim ansiedade, contudo, é imperativo que você faça exames médicos assim que possível. A depender dos resultados, é provável que os próprios médicos consigam identificar se você está sob ansiedade extrema. Caso seja uma questão de ansiedade, recomendo iniciar um processo psicoterapêutico.
Olá! O que você descreve pode ser sim sintoma de uma crise de ansiedade. De toda forma, também é indicado buscar por uma avaliação médica para você fazer uma avaliação mais detalhada e poder tirar todas as suas dúvidas.

Especialistas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1125 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.