Boa tarde. Suspeito que minha filha de 4 anos possa ter tido escarlatina e não foi tratada adequadam

2 respostas
Boa tarde. Suspeito que minha filha de 4 anos possa ter tido escarlatina e não foi tratada adequadamente com antibioticos. Nesse casos qd já se passou um tempo e pode ter tido uma complicacão (otite externa tratada apenas com.anti inflamatorio) mas a criança não apresenta nenhum sintoma específico, ainda é feito o tratamento com antibioticos?
Tudo vai depender dos sintomas que ela teve. No caso de escarlatina o inicio do uso de antibióticos para previnir complicações tardias , que são as mais temerárias( Febre Reumática) , deve ser feito até no máximo o 10 dia do inicio dos sintomas. No caso das complicações agudas como Otite e Sinusite, por exemplo, ma nova consulta para confirmar diagnóstico deve ser feita. Vale a pena fazer uma consulta com pediatra de sua confiança, de maneira presencial ou on line, para que o caso de seu filho seja discutido com detalhes. Abraço e à disposição

Se a suspeita é de que sua filha teve escarlatina e não recebeu tratamento adequado, mesmo que agora ela não apresente sintomas específicos, é importante consultar um médico. A escarlatina, se não tratada adequadamente, pode levar a complicações, como febre reumática ou glomerulonefrite, mesmo depois de os sintomas iniciais terem desaparecido.

O uso de antibióticos é essencial no tratamento da escarlatina para prevenir essas complicações, mas a indicação de tratamento depende da avaliação médica atual e dos sintomas que a criança apresenta no momento. Se houver sinais de uma infecção como otite, mesmo que seja externa, é crucial que um profissional de saúde avalie se há necessidade de iniciar ou ajustar o antibiótico.

Sugiro que leve sua filha a um pediatra para uma avaliação detalhada. O médico poderá solicitar exames complementares, se necessário, e determinar se é indicado iniciar um tratamento com antibióticos para evitar qualquer risco de complicações.