Boa tarde, Sinto muito medo, pânico de tempestade, principalmente do vento.. E onde eu moro tem oco

30 respostas
Boa tarde,
Sinto muito medo, pânico de tempestade, principalmente do vento.. E onde eu moro tem ocorrido tempestades com frequência.
Acompanho a previsão do tempo, e sempre que anuncia mal tempo e normalmente é a noite tomo remédio para dormir, pois não quero ver, mas nem sempre dá certo, me acordo e está acontecendo, meu coração acelera, fico agoniada, sei que não consigo mudar isso, pois são fenômenos da natureza, e sempre vão ocorrer, preciso aprender a lidar com isso.
Olá, sinto muito que você se sinta desta forma com um evento que é bastante incontrolável como as tempestades, como você bem pontuou. Sugiro que quando você sentir que seu coração está ficando acerelado e ficar com muito medo, vá para um lugar mais tranquilo na sua casa ou onde você estiver, coloque um fone de ouvido e tente praticar atividades de respiração que podem te ajudar a acalmar e também desacelerar os batimentos cardíacos, você pode encontrar algumas atividades de respiração relaxada no Youtube. Em Psicoterapia Comportamental, em casos de medos intensos, nós psicoterapeutas podemos te ajudar aos poucos a tentar estratégias que você poderá utilizar nessas ocasiões, porque conhecendo um pouco mais sobre suas experiências é possível traçar intervenções mais eficientes para você. Fico à disposição para te atender!

Olá. As fobias de forma geral para visão psicanalítica têm relação com uma tentativa de evitação das angústias, que são todas as sensações corporais de dificuldade de respiração, sudorese, enfim tudo que se relaciona á ideia de que algo ruim possa acontecer e fazer perder o ''controle'' das situações, na fobia como existe um objeto que fica nesse lugar de sofrimento, então é plausível que haja uma tentativa de evitá-lo. Diante disso minha sugestão é que busque um psicólogo/analista para que você tenha um espaço de escuta e acolhimento a fim de que a partir dessa queixa inicial possa olhar para suas subjetividades e levantar questões como, por exemplo: quando esse sintoma surgiu? Quais pensamentos surgem antes e depois de um episódio como esse? Possibilitando com esses e outros questionamentos que sejam trazidas á tona questões inconscientes que possam ter associação com a fobia mencionada. Espero ter ajudado, estou á disposição para maiores dúvidas e informações.
Bom dia! Primeiramente, espero que esteja bem na medida do possível diante disso que você vem vivenciando.
A psicologia comportamental, que é a abordagem sobre a qual embaso meu trabalho, nos explica as fobias a partir do conceito de respostas condicionadas por meio de condicionamentos clássicos, que se dão através de pareamento de estímulos. Isto é, quando um estímulo aversivo é pareado (apresentado no mesmo momento ou "associado") a um estímulo neutro, como a chuva, pode ser produzida uma resposta condicionada à chuva que, agora, passou a ser um estímulo condicionado. Ou seja, por meio de associação, pode-se aprender a responder com medo ou pânico diante de algo que antes não produziria isso.
A evitação, como estratégias para não vivenciar essas sensações, tais como tentar se medicar para não presenciar a tempestade ou outras estratégias, pode ajudar a curto prazo, porém a longo prazo pode agravar a intensidade das respostas, produzindo ansiedade antes mesmo da tempestade acontecer.
O tratamento para casos como este envolve para abordagens comportamentais, pode envolver técnicas como, por exemplo, a dessensibilização sistemática. De toda maneira, a psicoterapia em qualquer abordagem que seja, pode te ajudar a lidar melhor com isso!
No entanto, é necessário cuidado para não tentar "tratar" sozinho desta situação e acabar agravando o quadro.
Indico que busque um psicólogo com quem você se sinta amparada emocionalmente e tecnicamente também!
Espero, de alguma forma, ter ajudado, mesmo que minimamente, nessa jornada de procurar condições melhores para si mesma e me coloco à disposição para maiores esclarecimentos :)
Olá! É muito interessante a sua percepção de que é importante aprender a lidar com isso, já que está em uma região em que tende a acontecer outras vezes. A terapia pode te ajudar nesse processo, pois talvez seja interessante não apenas aprender a nível de comportamento ou controlar pensamentos, mas de alcançar uma compreensão mais profunda do que esses fenômenos representam pra você, para que você consiga ressignificar a interpretação que tem disso, se conhecer para aumentar a percepção de como isso acontece dentro de você e, aí sim, desenvolver novos recursos para lidar com isso. Cuide de si, não deixe que isso impeça a sua felicidade!
Olá! Seu desejo de aprender a lidar com essa situação é o ponto de partida! E para que isso se ocorra, é necessário fazer terapia. Os sintomas que você relata é de fobia (medo exagerado), e fobias, são um tipo de Transtorno de ansiedade. A abordagem dentro da psicologia considerada padrão ouro, ou seja, aquela mais testada cientificamente e comprovadamente efetiva, é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Um psicólogo(a) TCC certamente lhe ajudará. Espero ter ajudado, abraços!
Boa noite. Sinto muito que esteja passando por isso.
A psicanálise, que é a minha abordagem, pode ser útil para ajudar a entender e lidar com o medo intenso de tempestades, especialmente se esse medo estiver causando desconforto significativo em sua vida. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a psicanálise pode ajudar:

Exploração das origens do medo: Um psicanalista pode ajudá-la a explorar as raízes psicológicas do seu medo de tempestades. Pode haver eventos passados, traumas ou experiências emocionais que estejam contribuindo para esse medo, e a psicanálise busca trazer esses aspectos à consciência.

Compreensão das dinâmicas inconscientes: A psicanálise examina as dinâmicas inconscientes que podem estar alimentando seu medo, como a projeção de ansiedades internas em eventos externos, o que pode ser o caso de tempestades. Isso envolve a análise de pensamentos e emoções inconscientes que estão relacionados ao medo.

Identificação de mecanismos de defesa: A psicanálise pode ajudar a identificar os mecanismos de defesa que você utiliza para lidar com o medo, como evitar situações ou tomar medicamentos para dormir. Uma vez identificados, você pode trabalhar para desenvolver estratégias mais adaptativas para enfrentar o medo.

Construção de recursos internos: A terapia psicanalítica pode ajudá-la a construir recursos internos para lidar com o medo, como o fortalecimento da autoestima, da resiliência emocional e da capacidade de tolerar a ansiedade.

Resolução de conflitos internos: Se houver conflitos internos relacionados ao medo de tempestades, a psicanálise pode ajudar a trabalhar esses conflitos e a encontrar maneiras de integrar emoções e pensamentos conflitantes.

Tornando consciente o que é inconsciente: A psicanálise envolve trazer à consciência pensamentos e sentimentos que podem estar operando de forma inconsciente. Isso pode ajudá-la a entender melhor o medo e a reduzir sua intensidade.
Consultar um psicanalista ou outro profissional de saúde mental é um passo importante para começar a trabalhar essas questões emocionais e desenvolver estratégias para lidar com o medo de tempestades de forma mais saudável.
Espero ter te ajudado. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Grande abraço!

Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 150
Você parece ter fobia e crises de ansiedade relacionadas. Sugiro buscar uma terapia com técnica da hipnose. A psicoterapia é essencial para entender a causa e lidar com gatilhos ansiosos. A hipnose atua a nível inconsciente para tratar a fobia também.
Olá! O que você relata é uma ansiedade específica (talvez possa até ser classificado como uma fobia específica, dependendo da gravidade, que é um transtorno de ansiedade). Isso é muito comum, não só em relação à tempestades, mas em relação à outras coisas, como pegar elevador, avião, tirar sangue, etc.
Fugir dessa situação, evitar ouvir a tempestade e tomar remédio para dormir, não vai tratar isso, é apenas uma fuga temporária. E com o tempo, essa ansiedade vai se espalhar para outras situações.

O melhor a fazer é buscar o tratamento para a fobia, que é um tratamento rápido feito por uma psicóloga cognitivo comportamental. Em algumas consultas você já vai conseguir se livrar desse medo para sempre, e ainda vai te ajudar a lidar com outros tipos de ansiedade que você possa ter também. Enquanto isso, você pode buscar ler sobre como enfrentar uma fobia, existem várias técnicas que você pode fazer.
Bom dia! Por meio da psicoterapia podemos mudar isso, ter uma outra visão sobre os acontecimentos e entender o porque eles hoje te causam isso. Um abraço!
Sinto muito e espero que você consiga superar esse medo de tempestade.
Autoconhecimento é uma grande ferramenta que pode te ajudar, pois é necessário compreender qual o sentido desses medos, criar um ambiente seguro para você conseguir supera-lo aos poucos com uma relação terapêutica segura. Técnicas meditativas podem ajudar mas é necessário primeiro tratar seus traumas. Cuide-se, será um prazer te ajudar.
Boa noite! Que bom que você tem essa percepção de que seu medo está sendo exagerado e que está te ocasionando muitos prejuízos! Normalmente os medos tem relação com as associações que fazemos e pelo o que tememos que aconteça, além de desconsiderar quais recursos internos e externos você tem para lidar com aquela situação! Procure ajuda psicológica!
Muitas pessoas compartilham esse medo, e é importante que você saiba que não está sozinha nessa situação. A boa notícia é que há maneiras de aprender a lidar com esse medo e a ansiedade associada a ele.
Às vezes, o medo é alimentado pela falta de conhecimento. Aprenda mais sobre como as tempestades se formam, o que as causa e como os meteorologistas preveem seu comportamento. Isso pode ajudar a diminuir a sensação de incerteza.
Uau, não tá mole não né. EmDR é excelente para o trabalho com fobia. Marca uma sessão, e bora acabar c esse pânico?
Olá! Neste caso é fundamental buscar pela psicoterapia, para buscar entender as associações que você construiu ao longo da vida, o porquê isso te gera tanto medo, e poder encontrar as ferramentas necessárias para que esse medo possa cessar ou minimizar. É importante lembrar que a psicoterapia é um processo, e cada pessoa tem seu tempo para dissolver os medos e traumas que a marcaram.
Boa tarde! Você já deu o primeiro passo quando diz que precisa aprender a lidar com isso. Visto que compreende que as coisas que estão do lado de fora, pertencem aos outros ou são fenômenos da natureza, a mudança não está ao nosso alcance, contudo a maneira como você lidamos e/ou entendemos o fenômeno está ligada à nossa construção de caminhada. Sendo assim a Psicoterapia pode ser uma grande aliada para você mergulhar no autoconhecimento e entender de onde vem todo esse medo. Um abraço.
Olá. Sim e para isso autoconhecimento é o caminho. Psicoterapía vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Olá, espero que esteja bem! Estamos entrando na fase de fortes chuvas, com raios e trovôes, devido a chegada do verão. Com certeza, você já fica angustiada(o) com as intempéries que poderão vir nessa época do ano. Já procureu um psicólogo para descobrir os reais motivos desse medo que a(o) deixa tão angustiada(o)?
A terapia possibilita a descoberta do que está por trás desses sintomas, assim como um melhor auto conhecimento.
Espero ter ajudado!
A psicoterapia pode te ajudar a lidar com essa ansiedade diante de uma tempestade. Como você mesma disse, trata-se de um fenômeno da natureza sobre o qual você não tem controle, mas é possível desenvolver estratégias para lidar melhor com esse medo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Compreendo o desconforto que as tempestades podem causar. Lidar com o medo intenso, especialmente quando se trata de fenômenos naturais como tempestades, é desafiador pois não temos controle sobre estes fenômenos. Aprender mais sobre tempestades e como funcionam pode ajudar a diminuir o medo. Praticar exercícios de respiração e técnicas de relaxamento podem também ajudar a acalmar a ansiedade durante as tempestades. Se estiver acordada no momento do temporal, busque distrações como ouvir música suave, ler um livro ou qualquer coisa que você goste de fazer. Isso pode ajudar a desviar o foco do medo.
Superar essa fobia pode levar tempo, e pode ser de extrema importância procurar ajuda profissional para isso. Uma psicoterapia poderá te ajudar a identificar melhor as causas dos seus medos e elaborar suas próprias estratégias para lidar com eles. Fico a disposição.
Olá! Imagino o quanto possa ser difícil e desafiador lidar com essa experiência. A boa notícia é que existem caminhos de ajuda para lidar com o medo e a terapia é uma delas. Fico à disposição para, caso você deseje, trabalharmos esse medo e suas raízes. Grande abraço!
A ansiedade é uma resposta associada ao medo, portanto existe uma hiperexcitação de uma estrutura encefálica chamada amígdala, que em conjunto com uma outra estrutura chamada Locus Coeruleus fazem com que vc tenha um aumento dos batimentos cardíacos. Toda essa resposta bioquímica pode ser controlada com técnicas de relaxamento e dessensibilização. Vc pode buscar um acompanhamento psicológico com um profissional que te inspire confiança e acolhimento e juntos desenvolvam uma compreensão mais aprofundada dos seus processos de julgamento desses fenômenos. Assim como maneiras de enfrentamento mais funcionais. Do mais, continue praticando sua auto-regulação através de atenção plena e respiração, não deixe de se expor gradativamente a situações que lhe despertam incertezas para que aos poucos vc possa se adaptar aos estímulos que lhe atormentam. Fico a disposição para qualquer dúvida e interesse. Fique em paz, cordial abraço!
Olá, tudo bem? Que tudo esteja bem! Parece que o medo de tempestades, especialmente do vento, está causando impacto significativo em sua vida e bem-estar. É compreensível que essa ansiedade possa ser desafiadora, especialmente considerando a frequência das tempestades em sua região, como compreendi, correto?
A ajuda que você está buscando é um passo importante para começar a explorar esses medos e encontrar maneiras de enfrentá-los. A terapia pode ser um espaço seguro e colaborativo para explorarmos esses sentimentos mais a fundo e desenvolver estratégias para enfrentar o medo.
Você mencionou que já tentou tomar remédios para dormir, mas nem sempre são eficazes. Seria interessante falar mais sobre essas experiências e entender melhor como essas estratégias têm funcionado para você e também entender o contexto que lhe foi indicado este tratamento.
Se estiver disposto a dar continuidade a essa conversa, estou aqui à disposição para ajudar e apoiar você no processo de enfrentar esses desafios. Conte comigo para fornecer suporte emocional e ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com o medo. Como você se sente em relação a iniciar um processo de terapia? Entre em contato para saber mais!
Olá! Espero que esteja bem na medida do possível diante dos acontecimentos.
Lidar com medos intensos e ansiedade pode ser desafiador. Uma dica que pode te ajudar no início do processo é entender como funciona este fenômeno da natureza, porém é fundamental buscar pela psicoterapia, para entender os gatilhos e associações que você relacionou ao longo da vida com este evento, que poderá levar a diminuir ou cessar este medo.
A psicoterapia é um processo, e cada pessoa tem seu tempo para dissolver os medos e traumas que a marcaram.
Aviso que esta informação não é um diagnóstico.
Para você que fez a pergunta ou está lendo, fico a disposição para conversarmos mais sobre isso.
Olá! Como vai? Desejo que esteja bem! Bem, percebo um mal-estar muito intenso na sua fala, e que tem uma reação exacerbada a esse estímulo normalmente tido como natural pela maioria das pessoas. Na psicoterapia, nós podemos investigar cuidadosamente e técnicas aprofundadas sua história de vida, sintomas, medos, angústias, acontecimentos e novas possibilidades para que consiga ter mais qualidade de vida e bem-estar. Ninguém deve viver assim, é possível sairmos deste sofrimento. Estou aqui, como profissional. Um abraço.
Olá!
Entendo o quanto é difícil lidar com esse medo excessivo e fugir dele infelizmente não é a melhor opção.
Baseada na Terapia Cognitivo Comportamental, que é padrão ouro para fobias, uma das técnica utilizadas é a de dessensibilazação sistemática. Se quiser entender melhor é só me chamar!
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
E normal sentir medo de tempestades, mas é possível aprender a lidar com isso de maneira saudável. Se a ansiedade interferir significativamente em sua vida, procure ajuda profissional, para entender a raiz do problema e assim conseguir diminuir este medo.
Espero te ajudado.
Abraços.
O medo está atrelado intimamente a nossa história e a nossas experiências. Um processo de análise se torna super interessante para traçar uma possível origem de tais medos e elaborar sobre o que fazer com esse sentimento.
Olá! Entendo que lidar com esse medo intenso de tempestades, especialmente do vento, é desafiador e pode ser muito angustiante. O primeiro ponto importante é reconhecer que esses são fenômenos naturais e que você está buscando maneiras de lidar com essa situação!

Uma abordagem que pode ajudar é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é a abordagem com a qual trabalho, onde podemos identificar e modificar padrões de pensamento negativos que contribuem para o medo. Também podemos trabalhar com técnicas de relaxamento, como respiração profunda e visualização, que podem ser úteis para acalmar a mente e o corpo durante uma tempestade.

Com o tempo e com a prática de estratégias de enfrentamento, é possível reduzir a intensidade do medo e aprender a lidar melhor com as tempestades!

Estou aqui para ajudar no que precisar!
Olá! Sinto muito que você tenha se sentido dessa forma. A terapia vai ser importante para entender as associações que você construiu ao longo da vida, o porquê isso te gera tanto medo, e poder encontrar as ferramentas necessárias para que esse medo possa cessar ou minimizar. Os efeitos da terapia acontecem aos poucos, mas o primeiro passo sem duvidas já foi dado, ao reconhecer que isso está te prejudicando e ao buscar uma melhora! Eu fico a disposição para o que precisar, ok?!
Boa tarde! O medo intenso de tempestades e o pânico que você descreve são reações que podem ser trabalhadas efetivamente com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). A TCC pode ajudar a identificar os pensamentos catastróficos associados às tempestades e trabalhar na reestruturação desses pensamentos para reduzir a ansiedade. Ademais, o seu sistema nervoso pode estar em um estado de hiperativação, interpretando as tempestades como uma ameaça iminente e te mantendo em um estado de hipervigilência. Técnicas de relaxamento e de exposição gradual controlada podem ser utilizadas para ajudar seu cérebro a reprocessar essas situações de uma maneira menos ameaçadora. Vamos agendar uma consulta para que possamos desenvolver um plano de tratamento personalizado e te ajudar a lidar com esse medo de forma mais eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 270