Boa tarde. Quero saber se o único tratamento para ponte miocárdica medicamentoso ou se uma cirurgia

3 respostas
Boa tarde. Quero saber se o único tratamento para ponte miocárdica medicamentoso ou se uma cirurgia em certos casos resolveria o problema?
Prezado (a), ha algumas décadas após o advento da cinecoronariografia, a opção cirúrgica era considerada para tratar a ponte miocárdica, ou segmento de artéria coronária intra-miocárdico, especialmente em pacientes muito sintomáticos e que não respondiam a outros tratamentos.
Com o tempo, porém, constatou-se em análises de dados que a mortalidade e as complicações decorrentes da cirurgia eram excessivas, enquanto que o benefício era pouco significativo.
Esta opção está ha algum tempo em desuso.
A opção de angioplastia com ou sem o emprego de stents também não é indicada nesses casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O primeiro ponto é definir se o paciente necessita algum tratamento, ou seja, se os sintomas são realmente relacionados à ponte miocárdica. Muitos pacientes tem ponte miocárdica como achado de exame, sem repercussão clínica. Definida a necessidade de tratamento, a primeira opção é realmente tratamento clínico medicamentoso, que tem boa resposta na maioria dos pacientes, sem efeitos colaterais ou riscos significativos. Em casos refratários, ou seja, sem boa resposta ao tratamento, com sintomas importantes ou com eventual ocorrência de eventos graves, pode ser indicada angioplastia ou cirurgia. Por serem opções de tratamento raramente adotadas nesta condição, somente devem ser realizadas após discussão com equipe de Cardiologia/Cirurgia Cardíaca experiente, preferencialmente em hospitais de referência na área.
Olá.

O tratamento da ponte miocárdica é basicamente medicamentoso associado a reabilitação cardíaca. Será importante o controle de comorbidades como obesidade, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica e tabagismo. Os casos tratados cirurgicamente possuem prognóstico pior dos casos tratamento com medicamentos.

Especialistas

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Cardiologista, Médico do trabalho

Vila Velha

Cláudia Catelan

Cláudia Catelan

Cardiologista

Cambuí

Bárbara Liss

Bárbara Liss

Cardiologista

Fortaleza

Joaquim David Carneiro Neto

Joaquim David Carneiro Neto

Cardiologista

Fortaleza

Tainá Peral Molina

Tainá Peral Molina

Cardiologista

Salvador

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Doenças Cardiovasculares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.