Boa tarde. Quanto aos estabilizadores de humor que causam queda de cabelo, existe a possibilidade do
5
respostas
Boa tarde. Quanto aos estabilizadores de humor que causam queda de cabelo, existe a possibilidade do corpo se acostumar com a medicação ao longo do tempo e tal efeito desaparecer? Ainda, uma fase mais depressiva do humor pode aumentar a queda?
De fato, alguns estabilizadores de humor podem causar queda de cabelo. Infelizmente é um efeito colateral que tende a permanecer ao londo do uso da medicação. Porém, é de extrema importância que exames laboratoriais sejam feitos para avaliar se não há outra razão para a alopécia (humor depressivo e queda de cabelo podem ser sinais de hipotireoidismo, por exemplo). Converse com o seu psiquiatra para a investigação da sua queixa e, se necessário, ocorra troca para outra medicação. Espero ter ajudado. Um abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Infelizmente, o uso de estabilizadores de humor se associa, em alguns pacientes, a queda de cabelo (alopecia). A alopecia pode ainda ser causada por mais de um fator, ou seja, uso de estabilizador de humor, estresse físico e emocional ou alterações hormonais ou até deficiência de alguns nutrientes. Episódio depressivo pode piorar a queda de cabelo. Somente em uma consulta a avaliação e manejo correto deste problema poderão ser realizados. Fale com seu médico. Espero ter ajudado.
Olá! A queda de cabelo é um efeito colateral comum e persistente associado aos estabilizadores de humor. No caso do ácido valpróico, pode perguntar ao seu médico sobre a possibilidade de redução da dose para melhora desse efeito. Outra alternativa é a troca por outro estabilizador de humor, desde que indicado pelo seu médico. A investigação de outras causas para a queda, clínicas e emocionais, deve ser realizada. Um abraço!
Concordo com os colegas
Olá, tudo bem? Alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais apenas no processo de adaptação do organismo, como também podem perdurar. Importante que comunique ao médico que lhe receitou e faça um acompanhamento adequado.
Sintomas depressivos podem desencadear outros sintomas como a queda de cabelo sim, pois nosso corpo responde à nossa mente incessantemente. Importante que você elabore, através da fala, suas questões para entender o lugar destes sintomas em sua vida. Sugiro procurar um profissional de saúde mental para ter uma escuta qualificada, olhando o seu caso em sua singularidade e totalidade. Espero ter contribuído. Abs
Sintomas depressivos podem desencadear outros sintomas como a queda de cabelo sim, pois nosso corpo responde à nossa mente incessantemente. Importante que você elabore, através da fala, suas questões para entender o lugar destes sintomas em sua vida. Sugiro procurar um profissional de saúde mental para ter uma escuta qualificada, olhando o seu caso em sua singularidade e totalidade. Espero ter contribuído. Abs
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo bipolaridade devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.