Boa tarde! Quais são as técnicas da psicologia social?

16 respostas
Boa tarde!
Quais são as técnicas da psicologia social?
olá! existem diferente tipos de abordagem clínica com base em psicologia social,. As mais conhecidas são a psicologia comunitária e a clínica de base vigotskiana. Porém é bem raro achar profissionais que atuem nesse campo, pois a psicologia social é principalmente uma área acadêmica, ligada à pesquisa e a educação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde,

acredito que a colega se distancia do entendimento do que é psicologia social ao restringi-la ao campo acadêmico. O grande limite da psicologia hoje é intervir em todos os espaços com o olhar clínico, como se ele fosse capaz de dar conta da complexidade dos diferentes contextos de sofrimento que a psicologia intervém.

A psicologia social tem um amplo campo de atuação dentro dos contextos de saúde coletiva, por exemplo. Um psicólogo sem uma base de psicologia social no SUS fará intervenções centradas na clínica e perderá a capacidade de intervir de maneira mais eficiente na comunidade que está atuando.

O psicólogo quando inserido nas equipes do SUAS, seja no CRAS ou no CREAS é impedido de clinicar, sua atuação é eminentemente com foco no social.

Inclusive há uma cartilha específica do CFP para atuação junto as equipes de CRAS e CREAS do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) (procure no google, pois aqui não posso colar links), essa cartilha poderá esclarecer as dúvidas quanto a técnicas de intervenção especialmente no Eixo 3 em que enumera as técnicas de atuação junto ao CREAS.
A psicologia social utiliza várias técnicas para estudar e entender o comportamento humano e os processos em contextos sociais. Alguns exemplos são: Pesquisa de campo, entrevistas, observação sistemática do comportamento em situações sociais, análise de conteúdo, questionários e escalas de avaliações, por exemplo. Espero ter ajudado!
Olá, dentre as técnicas utilizadas na psicologia social podemos citar a observação, entrevistas, questionários, experimentos, análise de conteúdo e análise de redes. Essas são usadas para entender questões como comportamento social, interação em grupo, influência social, preconceito e estereótipos, entre outras.
As técnicas e estratégias usadas pela Psicologia Social são diversas, em geral vai depender do local onde o psicólogo está trabalhando, do diagnóstico da situação sobre a qual vai intervir e dos recursos que estão disponíveis. A abordagem teórica que segue e a orientação ética também são fundamentais para a escolha do modo de intervenção.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O profissional da Psicologia Social é responsável por estudar e analisar o comportamento de um indivíduo em suas relações sociais, desvinculando o ser humano da ideia de que ele é “um ser individual”, mas sim parte de um grupo social.Podemos citar varias tecnicas como a observação, entrevistas, questionários, experimentos, análise de conteúdo e análise de redes.
O homem como um ser social, como um ser de relações sociais,
está em permanente movimento. .Por isso, a metodologia e corpo teórico da Psicologia Social deve ser capaz de captar esse homem em movimento.
E, superando esse conceitual da antiga Psicologia social, a nova
irá propor, como conceitos básicos de análise, a atividade, a consciência e a identidade, que são as propriedades ou características essenciais do homem e expressam o movimento humano.

Esses conceitos e concepções foram e vêm sendo desenvolvidos por vários autores. Entre eles: Vigotski, Alexis Leontiev e Luria, autores soviéticos que produziram até a década de 60; Silvia Lane e Antônio Ciampa, que são brasileiros e trabalham ativamente na PUC-SP.

Indico o livro Psicologias : uma introdução ao estudo de psicologia para aprofundar o assunto.
A psicologia social é uma disciplina que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. Existem várias técnicas e métodos utilizados por psicólogos sociais para investigar fenômenos sociais e compreender o comportamento humano em contextos sociais. As técnicas podem ser observação naturalista, experimento, entrevistas , estudos de caso e muito mais.
Olá! Sugiro você ir a uma faculdade de psicologia e conversar com o(a) professor(a) de psicologia social para ampliar seu conhecimento nessa área. Ou então você também pode comprar livros de psicologia social para aprender sobre o tema.
Olá, querida! Sua pergunta é muito ampla. A Psicologia Social é um campo do conhecimento dentre os vários existentes na área da psicologia enquanto ciência e profissão. Pode-se citar como exemplos de áreas de atuação no campo da Psicologia Social: a assistência social, a saúde pública, a segurança pública e vários outros. Os trabalhos desenvolvidos nessas áreas podem usar diferentes técnicas e metodologias, por exemplo, as visitas domiciliares, os atendimentos em grupos, os atendimentos psicossociais e etc. Espero que tenha auxiliado de alguma forma para sanar sua dúvida. Abraço!
Por ser uma área acadêmica voltado para pesquisa e educação recomendo procurar um profissional da área .

A Psicologia Sócio-Histórica depende de uma base metodológica materialista dialética. Trata-se de um referencial que, no caso da psicologia, busca a superação da dicotomia entre objetividade/subjetividade e para tanto necessita de uma intensa discussão de cunho epistemológico.
A Psicologia social é uma ciência específica, como uma irmã da Psicologia, com estreito relacionamento com áreas como História, Sociologia e Antropologia, por exemplo. No Brasil, não temos uma graduação específica em Psicologia social (mas isso existe em outros países), no nosso caso, a formação geral é em Psicologia e durante o curso o estudante entra em contato com temas, teorias e práticas em Psi social. Nesse sentido, não existe restrição sobre áreas de atuação para um psicólogo social, partindo do entendimento que a formação básica dele é em Psicologia e que por isso - desde que cumpra as exigência de formação e registro profissional - ele está apto a atuar normalmente. De forma geral, é comum que Psicólogos que se especializam em psicologia social, busquem atuar junto a instituições, comunidades, terceiro setor e semelhantes. Mas como dito, não se restringe a isso. Como a Psicologia social tem com objeto as relações entre indivíduo e sociedade, ela tende a contribuir ofertando reflexões e análises sobre fenômenos psicossociais que são fundamentais para a formação de todos os psicólogos. No interior da Psicologia social existem várias tendências teóricas, logo, cada uma delas oferta um conjunto de conceitos próprios. Caso o psicólogo que orientou sua formação para a Psicologia social decida ingressar no âmbito clínico, ele irá buscar bases conceituais que lhe permitam trabalhar com ênfase sobre o indivíduo, sua subjetividade, comportamento, etc. A partir dessa base teórica é que se direciona as formas de trabalho desse profissional. Por exemplo, é possível que um profissional com mestrado e/ou doutorado em psicologia social, tenha atuação clínica orientado pela psicanálise, análise do comportamento, psicologia histórico-cultural, entre outras.
A psicologia social utiliza uma variedade de técnicas de pesquisa para estudar o comportamento humano em contextos sociais. Alguns exemplos de técnicas comuns incluem:

Experimentos de laboratório: Os pesquisadores criam situações controladas para investigar como as pessoas reagem a diferentes variações sociais.

Pesquisa de campo: Observações e entrevistas são realizadas em configurações do mundo real para examinar o comportamento social em seu ambiente natural.

Pesquisas e questionários: são utilizados para coletar dados sobre atitudes, opiniões e comportamentos

Análise de conteúdo: É feita para examinar e categorizar o conteúdo de documentos,

Essas são apenas algumas das técnicas comuns usadas pela psicologia social para estudar o comportamento humano em contextos sociais
Se você estiver se referindo da psicologia social enquanto campo de pesquisa existem várias técnicas e métodos utilizados na Psicologia Social para investigar esses fenômenos como: observação, entrevistas, estudos de caso, análise de conteúdo, etc.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. A psicologia social utiliza uma variedade de técnicas para estudar e entender como as pessoas pensam, sentem e se comportam em contextos sociais. Algumas das principais técnicas incluem: experimentos; pesquisas, observações, estudos de caso, entrevistas, jogos, etc. Essas técnicas permitem aos psicólogos sociais obter uma compreensão abrangente e detalhada dos processos e fenômenos sociais, contribuindo para o desenvolvimento de teorias e práticas que podem ser aplicadas em diversos contextos, desde a educação até as políticas públicas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.