Boa tarde, o teste palografico pode ser interpretado de forma isolada para determinar a reprovação d

30 respostas
Boa tarde, o teste palografico pode ser interpretado de forma isolada para determinar a reprovação do candidato?Ou esse teste deve ser analisado juntamento com outro, tipo: IFP.
Bom dia, em uma avaliação psicológica não é possível tirar conclusões a partir de um único teste isolado. Caso tenha sido aplicado só o palografico o profissional pode ter levado em conta a analise clínica, entrevistas para chegar na conclusão. Espero ter ajudado, abraços...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O teste palografico é um teste de personalidade, não reprova, pois seu objetivo é mostrar como você é. Não há necessidade de outro teste quando o psicólogo quer analisar apenas sua personalidade que pode ser confirmada com uma entrevista.
Bom dia,

Este teste já traz muitas informações para o candidato. Dependendo do que o recrutador esta buscando, somente o teste pode ser sim suficiente para determinar a provação.
Entretanto, um processo seletivo deve conter mais etapas e outros fatores para serem avaliados.
att
Boa tarde,
a aprovação ou reprovação de um candidato é visto a partir de uma avaliação psicológica que é um processo com mais de um instrumento psicológico podendo ser um deles o teste psicológico . Um único teste não deve ser visto de forma isolada, por mais que o palográfico traga muitas informações, essas mesmas devem ser confirmadas ou refutadas com a entrevista psicológica e demais instrumentos. Quanto a escolha da ferramenta psicológica a ser usada junto ao palográfico é importante decidir com base no perfil do cargo e suas atribuições.
O teste palográfico é um teste expressivo de personalidade. Ele faz parte de uma bateria de testes que será utilizada para um determinado propósito. Não é correto utilizar apenas o desempenho em um teste isolado para avaliar um indivíduo. Deste modo, será considerado também o seu desempenho em outros testes, bem como a entrevista. Normalmente é realizada também uma avaliação qualitativa, juntamente com a avaliação quantitativa.
o teste nao eliminatorio em um um concurso
Penso que nenhum teste pode ou deve ser visto isoladamente. A avaliação deve ser feita por um conjunto de fatores, testes diversos e ainda, uma entrevista, que conjuntamente darão como resultado uma tendência e/ou indícios apenas.
Olá! É sempre recomendado que o teste seja associado à outras técnicas de recrutamento e seleção. Contudo, cada profissional tem sua metodologia de trabalho para processo seletivo.
De forma ideal, o teste deve ser usado junto com outras fontes de informação, por exemplo, entrevistas e outros testes. Porém o tempo e recursos disponíveis, como também os objetivos pretendidos com o processo seletivo, podem influenciar para o profissional optar em utilizar apenas o teste.
Apesar de ser uma ferramenta para avaliação de diversas características do candidato, penso que, para um processo seletivo mais adequado, o teste palografico deva ser usado como fonte adicional de informação, junto a entrevista ou dinâmicas... De acordo com o perfil da vaga.
O Palográfico é um teste que possibilita avaliar a personalidade por meio do comportamento expressivo, mas uma avaliação psicológica engloba vários processos que possibilitam formar impressões e imagens e verificar hipóteses sobre as características das pessoas. Assim, ao meu ver, é sempre importante aliar com outros instrumentos, principalmente a Entrevista .
Segundo a Resolução 006/2019 do CFP, os testes psicológicos são instrumentos auxiliares numa avaliação psicológica e devem ser considerados conjuntamente com outros instrumentos e procedimentos de avaliação.
Todo instrumento de testagem tem por objetivo ser uma ferramenta auxiliar para um parecer final. Em termos de Recrutamento & Seleção, especificamente, é muito comum que os profissionais façam uso de um outro instrumento para uma análise mais detalhada. Vale lembrar que no decorrer de um processo seletivo há outras etapas que são importantes para o resultado final.

O teste é um instrumento do profissional para a avaliação como um todo, não sendo determinante para o resultado uma vez que aspectos discutidos durante a entrevista são de grande importância para o parecer do profissional. Cabe lembrar que o parecer do profissional é particular, portanto, mesmo que outro profissional tenha parecer distinto não se deve dizer que nem um nem outro está errado,uma vez que a opinião do profissional deve ser respeitada.
Olá,

Não é aconselhável levar em consideração apenas um teste, um conjunto deles torna o resultado mais confiável e seguro somado a entrevista realizada pelo psicólogo.
O teste palografico por si só não define nem determina uma possivel reprovação ele é sempre unido a outras fontes de informaçao e ajuda a comprender melhor a personalidade da pessoa, ajuda não é determina!
Olá. Qualquer teste psicológico deve ser realizado e analisado dentro de um contexto mais amplo. Seja dentro de uma avaliação psicológica, seja dentro de uma psicoterapia. O teste isolado não diz muita coisa, não deve ser levado em consideração. Atenciosamente.
Olá, não é viável aplicar um único teste para avaliar. Geralmente, no mínimo, é necessário uma entrevista. O palográfico é um teste completo e que dá base ao avaliador, porém a sua aplicação não é válida como único conceito de investigação do perfil pessoal.
Olá,
Nenhum teste deve ser visto de forma isolada, eu pelo menos não curto essa forma de trabalho, prefiro olhar todo contexto da pessoa e o teste será um complemento.
abçs
Olá, todo teste psicológico é um instrumento para avaliação dentro de um contexto. O profissional pode utilizar outros testes ou entrevista para avaliação. Abraços!
O teste palográfico ou qualquer outro teste projetivo ou não, por si so é uma ferramenta de avaliação que conjuntamente com outras formas de avaliação deverá ser ponderado. Testes psicológicos não devem ser usados como fonte única. Sucesso!
Olá, O teste palográfico é um testes da personalidade e deve ser realizado com mais algumas ferramentas, para se ter uma avaliação mais conclusiva. Na entrevista o profissional deve avaliar todas as hipóteses e tomar as decisões necessárias.

Boa tarde. A avaliação psicológica é resultado da análise de vários testes relacionados a investigar determinado traço psicológico. Não é possível chegar a uma conclusão adequada valendo-se somente de um instrumento. Na avaliação psicológica voltada para concursos públicos é feito um levantamento prévio do perfil do ocupante do cargo de maneira a serem definidas as características psicológicas necessárias para a atividade profissional. Com base no perfil psicológico do cargo são selecionados os instrumentos psicológicos que serão empregados na avaliação.
Depende do resultado obtido a partir dele. O teste palografico é um instrumento que pode trazer informações relevantes para acrescentar em uma analise do perfil do candidato. Mas as conclusões finais frente a compatibilidade da personalidade e cargo almejado, são resultado da coleta de informações de toda a avaliação que pode ter outros testes, observação, entrevistas, questionários, etc.
Olá. Respondendo sua pergunta, não! Em um processo de avaliação psicológica não é possível tirarmos conclusões a partir de somente um único teste isolado. Se durante o seu teste tenha sido aplicado somente o palografico, o psicólogo que fez a avaliação pode ter levado em conta a entrevista, observação comportamental, entre outros aspectos para chegar em uma conclusão.
Olá
Para avaliação psicológica além de testes psicológicos e escalas, a observação clínica e histórico clínico é muito importante. Não é possível chegar a uma conclusão apenas com a aplicação de um teste isolado. A compilação de todos os dados dentro de um contexto que irá determinar os traços psicológicos do candidato.
Olá,
A avaliação psicológica em processos seletivos deve se orientar por uma adequada análise do cargo, na qual são definidas as características necessárias para a ocupação de determinada posição.
Para alguns cargos públicos, especialmente os de segurança pública, a avaliação psicológica deve considerar os requisitos para o porte e uso de arma de fogo.
O Teste Palográfico indica um conjunto de características da pessoa, que podem ser confirmadas ou não quando associadas ao resultado das mesmas características em outros testes (como o que você citou IFP).
Pelas características legais impostas a um certame público, por vezes não é possível um adequado balanceamento de resultados do candidato. Por isso, há a possibilidade de recurso. Nesta ocasião o Psicólogo assistente tem a oportunidade de indicar à banca possíveis análises que indiquem uma necessidade de ajuste de resultados.
Recomendo que, caso necessite recorrer, você procure um psicólogo especialista em Avaliação Psicológica.
Se desejar, estou à sua disposição.
Olá! A avaliação psicológica bem feita deve contar com mais de um instrumento para avaliação, podendo ser entrevista mais testes psicológicos ou outras ferramentas.
Nenhum teste psicológico isolado pode determinar a aptidão psicológica ou ser utilizado para fins psicodiagnósticos. Recomenda-se que os psicólogos usem outros recursos, como observação, anamnese, entrevistas, escalas e outros testes. É a avaliação conjunta desses recursos que fornecerá a base para o laudo e parecer psicológico. Mesmo que o profissional aplique somente um teste, em uma avaliação individual é provável que o psicólogo tenha utilizados meios adicionais como observação e entrevista.

Assim, é possível que o psicólogo tenha utilizado apenas um teste. No entanto, é provável que a interpretação desse teste não tenha sido o único meio para avaliar uma pessoa. Testes psicológicos também não são obrigatórios em uma avaliação psicológica, embora sejam recomendados.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! como vai? Uma boa avaliação psicológica não consiste apenas em testes. Existem outros instrumentos como sessões de anamnese, entrevistas, observações para estruturar ainda mais o objetivo da avaliação. O documento produzido por uma avaliação, o laudo psicológico, é resultado da interpretação e interação de todos esses outros instrumentos, ou seja, não se deve orientar apenas por um único instrumento avaliativo.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Teste Palográfico de personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.