Boa tarde, neste ano fui diagnosticado com TDAH, sendo o Déftit de Atenção mais acentuado que a Hiperatividade. Como

9 respostas
Boa tarde, neste ano fui diagnosticado com TDAH, sendo o Déftit de Atenção mais acentuado que a Hiperatividade.

Como no ano passado sofri um infarto e coloquei um stent, tenho dúvidas de qual medicação posso tomar para acompanhar o tratamento. O que me aconselham fazer?
Depende, do evento cardiovascular que você sofre. Depende se tem outros problemas associados. Clínicos ou mesmo psiquiátricos. E alguns estimulantes muitas vezes tem impacto na patologia cardíaca. E podem piorar a ansiedade. Logo respondendo sua pergunta do que fazer, sugiro avaliação psiquiatrica e cardiológica em conjunto. Uma boa comunicação entre as especialidades sempre beneficia o paciente.

Oi! O aconselhável é que você procure um psiquiatra ou neorologista para verificar a questão da medicação. Porém é necessário ter ciência que nem todos os casos de TDAH são tratados com uso de medicamentos e sim com psicoterapia. Com isso, o ideal é você procurar também uma psicóloga para iniciar mais rapido possível o seu tratamento.
A pessoa mais indicada para lhe fornecer esse tipo de informação é seu próprio médico cardiologista em conjunto com o neurologista ou psiquiatra. Eles deverão orientar qual o melhor tratamento e que tipo de medicação pode ser utilizada. Caso nenhuma medicação possa ser utilizada aconselho uma reabilitação neuropsicólogica ou Terapia cognitivo comportamental para ajudar através de técnicas que possam lhe ajudar a apesar da desatenção ter uma vida melhor e com mais qualidade, a fim de que você consiga administrar melhor o tempo, usar agenda, despertadores, e outros tipos de apoio; formas de organização e planejamento, como estudar, etc.
Usualmente a medicaçao mais usual para tratamento de TDAH metilfenidato é bastante segura, mesmo em individuos com eventos cardiovasculares.
O ideal no seu caso seria a liberação do cardiologista para o uso, mas habotualmente nao são contra indicadas.....
A escolha da medicação deve ser feita pelo médico que lhe acompanha. Porém, você relata ter um diagnóstico de TDAH, também. Este sintoma tem características subjetivas, podendo ser causado por diversos fatores. Se de alguma forma você o percebe relacionado ao infarto, seria interessante se dirigir a um psicanalista para elaborar melhor as questões não só ligadas ao TDAH, quanto também às relacionadas ao infarto, uma vez que este pode, em muitos casos, ser causado por questões relativas a vida de cada um.
Exisye um
tratamento com um aparelho chamado neurofeedback, que trabalha com as ondas eletricas do cerebro, tratando o deficit de atencao enquanto voce se diverte assistindo filmes ou jogando joguinhos
Sugiro conversar com seu cardiologista e levar as informações ao psiquiatra para que este integre suas orientações com o cardio de forma multidisciplinar.
Sugiro acompanhamento terapêutico também, depois dos médicos.
Cuide-se.
Bom dia ! É importante que, retorne ao seu médico psiquiatra (o qual o diagnosticou com TDAH) e, verifique quais são as possibilidades medicamentosas, dentro do seu quadro atual de saúde (cardiopatia). Ademais, itero que, é significativo que o uso de medicamentos psicotrópicos possam ser associados ao acompanhamento psicológico. Desta forma, sugiro que, se e quando possível, inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o). Espero ter podido auxiliar na resposta a sua dúvida. À disposição.
O ideal é você consultar seu cardiologista para lhe dar um parecer sobre os riscos que uma medicação pode ter sobre o seu grau cardiovascular.