Boa tarde, neste ano fui diagnosticado com TDAH, sendo o Déftit de Atenção mais acentuado que a Hiperatividade. Como

9 respostas
Boa tarde, neste ano fui diagnosticado com TDAH, sendo o Déftit de Atenção mais acentuado que a Hiperatividade.

Como no ano passado sofri um infarto e coloquei um stent, tenho dúvidas de qual medicação posso tomar para acompanhar o tratamento. O que me aconselham fazer?
Dr. Alexandre Barbeiro
Generalista, Psiquiatra
Mogi das Cruzes
Depende, do evento cardiovascular que você sofre. Depende se tem outros problemas associados. Clínicos ou mesmo psiquiátricos. E alguns estimulantes muitas vezes tem impacto na patologia cardíaca. E podem piorar a ansiedade. Logo respondendo sua pergunta do que fazer, sugiro avaliação psiquiatrica e cardiológica em conjunto. Uma boa comunicação entre as especialidades sempre beneficia o paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! O aconselhável é que você procure um psiquiatra ou neorologista para verificar a questão da medicação. Porém é necessário ter ciência que nem todos os casos de TDAH são tratados com uso de medicamentos e sim com psicoterapia. Com isso, o ideal é você procurar também uma psicóloga para iniciar mais rapido possível o seu tratamento.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
A pessoa mais indicada para lhe fornecer esse tipo de informação é seu próprio médico cardiologista em conjunto com o neurologista ou psiquiatra. Eles deverão orientar qual o melhor tratamento e que tipo de medicação pode ser utilizada. Caso nenhuma medicação possa ser utilizada aconselho uma reabilitação neuropsicólogica ou Terapia cognitivo comportamental para ajudar através de técnicas que possam lhe ajudar a apesar da desatenção ter uma vida melhor e com mais qualidade, a fim de que você consiga administrar melhor o tempo, usar agenda, despertadores, e outros tipos de apoio; formas de organização e planejamento, como estudar, etc.
Usualmente a medicaçao mais usual para tratamento de TDAH metilfenidato é bastante segura, mesmo em individuos com eventos cardiovasculares.
O ideal no seu caso seria a liberação do cardiologista para o uso, mas habotualmente nao são contra indicadas.....
 Helton Fernando Mota Guerra
Psicanalista, Psicólogo
Betim
A escolha da medicação deve ser feita pelo médico que lhe acompanha. Porém, você relata ter um diagnóstico de TDAH, também. Este sintoma tem características subjetivas, podendo ser causado por diversos fatores. Se de alguma forma você o percebe relacionado ao infarto, seria interessante se dirigir a um psicanalista para elaborar melhor as questões não só ligadas ao TDAH, quanto também às relacionadas ao infarto, uma vez que este pode, em muitos casos, ser causado por questões relativas a vida de cada um.
Dra. Sabrina Jany Gelhorn
Psicólogo
Curitiba
Exisye um
tratamento com um aparelho chamado neurofeedback, que trabalha com as ondas eletricas do cerebro, tratando o deficit de atencao enquanto voce se diverte assistindo filmes ou jogando joguinhos
Sugiro conversar com seu cardiologista e levar as informações ao psiquiatra para que este integre suas orientações com o cardio de forma multidisciplinar.
Sugiro acompanhamento terapêutico também, depois dos médicos.
Cuide-se.
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Bom dia ! É importante que, retorne ao seu médico psiquiatra (o qual o diagnosticou com TDAH) e, verifique quais são as possibilidades medicamentosas, dentro do seu quadro atual de saúde (cardiopatia). Ademais, itero que, é significativo que o uso de medicamentos psicotrópicos possam ser associados ao acompanhamento psicológico. Desta forma, sugiro que, se e quando possível, inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o). Espero ter podido auxiliar na resposta a sua dúvida. À disposição.
Dra. Glaci Fabris
Psicopedagogo
Braço Do Norte
O ideal é você consultar seu cardiologista para lhe dar um parecer sobre os riscos que uma medicação pode ter sobre o seu grau cardiovascular.

Especialistas

Simone Mendonça Pereira

Simone Mendonça Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Aline Mendes Peralta

Aline Mendes Peralta

Nutricionista

Santo André

Maria Eduarda Vivan

Maria Eduarda Vivan

Nutricionista

Florianópolis

Neilane de S Bonfim

Neilane de S Bonfim

Psicólogo

Campo Formoso

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 453 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.